Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a proposta da BNCC para o Ensino médio em relação às práticas corporais, assinale a opção CORRETA.

    A) Atribuir a reflexão sobre as práticas corporais, brincadeiras, esportes, danças, jogos, ginásticas e lutas deve ser um desafio aos estudantes, mas sem aprofundar seus conhecimentos sobre os limites corporais, bem como as capacidades do corpo.

    B) A formação de sujeitos peça análise e transformação de suas práticas corporais, tomando e sustentando decisões éticas, reflexivas e conscientes em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos é um processo que se dá a partir da reflexão sobre as vivências.

    C) Autoconhecimento e autocuidado com a saúde e o corpo são desenvolvidos por meio do conjunto de experiências, a socialização e o entretenimento, mas o diálogo com as demais áreas do conhecimento não é favorecido.

    D) Não há como refletir sobre as possibilidades de utilização dos espaços públicos e privados que os alunos frequentam, para desenvolver práticas corporais, inclusive as aprendidas na escola, que remetem ao protagonismo comunitário e exercício de sua cidadania.

A musculação entra no cotidiano dos adolescentes e o ideal do macho ultramusculoso passou a alimentar os sonhos dos adolescentes. Malhar ou "puxar ferro" para ganhar os contornos de Jean-Claude van Damme para muitos virou obsessão. O fenômeno começa a chamar a atenção de psicólogos e especialistas em medicina do esporte. Sobre a temática dos púberes e musculosos, leia as proposições abaixo:

  • A.

    Apenas a proposição I é correta.

  • B.

    Apenas a proposição II é correta.

  • C.

    Apenas as proposições I e II são corretas.

  • D.

    Apenas as proposições III e IV são corretas.

  • E.

    Todas as proposições são corretas.

Gallahue em seu livro Compreendendo o Desenvolvimento Motor, definiu a abordagem de três estágios para avaliar os padrões motores fundamentais. Atribua a cada situação abaixo um estágio definido pela abordagem do autor.

Situação 1: No equilíbrio em um pé, um indivíduo não consegue se equilibrar em um pé concomitantemente ao manter os olhos fechados; realiza a elevação da perna que não está suportando o peso a uma posição muito próxima à perna de apoio; ao se equilibrar, faz uso dos braços, podendo encostar um dos braços na lateral do corpo e executa melhor a ação com a perna dominante.

Situação 2: Ao correr, uma pessoa é capaz de aumentar a velocidade, a extensão da passada e o balanço do braço; sua fase de voo é limitada, mas observável; no impulso, a perna de apoio se estende quase que completamente; os braços oscilam mais e o balanço horizontal é reduzido ao realizar o movimento para trás; o indivíduo cruza a linha mediana da altura com o pé de trás .

Situação 3: No ato de aparar, durante toda a ação, um indivíduo ao olhar em direção à bola, acompanha sua trajetória; seu corpo se volta para a bola ao mesmo tempo que se movimenta em direção à mesma; é capaz de pegar bolas arremessadas, bem como, bolas roladas; pode mover-se com domínio para interceptar a bola e também pegá-las conforme se aproximam.

Situação 4: No voleibol, o indivíduo não apresenta habilidade de julgar com acurácia o deslocamento da bola, não é capaz de posicionar-se sob a bola; apresenta inabilidade de ao mesmo tempo, tocar a bola com ambas as mãos.

    A) Estágio inicial, estágio inicial, estágio maduro, estágio inicial.

    B) Estágio elementar, estágio elementar, estágio maduro, estágio inicial.

    C) Estágio inicial, estágio elementar, estágio maduro, estágio elementar.

    D) Estágio maduro, estágio elementar, estágio inicial, estágio inicial.

Durante a evolução histórica da Educação Física escolar brasileira (Mauro Betti, 1991) percebem-se mudanças no seu ideário pedagógico. Entre os períodos do discurso da esportivização e o discurso pedagógico basicamente anatomo-fisiológico, registra-se um período em que surgem, nas manifestações dos educadores e legisladores da área, preocupações de natureza:

  • A.

    biométrica

  • B.

    político-partidária.

  • C.

    psicossocial

  • D.

    religiosa

  • E.

    étnica

Conforme o livro de Regras de Competição e Regras Técnicas de Atletismo (CBAT, 2020), a penalidade chamada Pit Lane é atribuída a qual prova na modalidade de atletismo?

    A) Marcha Atlética.

    B) Salto em distância.

    C) Salto em altura.

    D) Salto com vara.

Lutas, esportes, ginásticas e jogos são atividades tradicionalmente desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Também fazem parte como blocos de conteúdo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):

  • A. organização social e cívica brasileira, ética.
  • B.

    atividades rítmicas e expressivas, formas lógicas de raciocínio.

  • C.

    conhecimentos sobre o corpo, formas abstratas de pensamento.

  • D.

    atividades rítmicas e expressivas, conhecimentos sobre o corpo.

  • E.

    organização social e cívica brasileira, orientação social.

A organização dos feixes musculares (fascículos) do músculo peitoral maior que apresenta uma área ampla, se dá de forma espalhada e convergem em um tendão espesso. Assinale a assertiva que define o tipo de padrão de fascículo observado nesse músculo.

    A) Paralelo.

    B) Triangular.

    C) Fusiforme.

    D) Espiral.

Ao ministrar uma aula de Educação Física, onde o conteúdo abordado são as posições invertidas com proteção, um aluno de 6ª série, com pouca habilidade motora, recusa-se a participar. O procedimento adequado para situações similares é:

  • A.

    impor sua autoridade, uma vez que os alunos não são capazes de afirmar que não gostam de uma atividade quando nunca a experimentaram.

  • B.

    fazer com que o aluno execute o movimento informando-o que sua nota dependerá da avaliação desse conteúdo programático específico.

  • C.

    ignorar a atitude do aluno voltando a atenção para os que desejem participar da aula.

  • D.

    como todos os alunos possuem capacidade para auto-avaliação, devem se ouvir os motivos do aluno e concordar com ele.

  • E.

    convencer o aluno sobre a segurança na execução das posições, desafiando-o a executar o exercício, porém, respeitando a sua decisão.

Assinale a teoria abaixo a qual se refere a seguinte abordagem: o ensino deve frisar a transcendência dos limites por meio da ampliação, problematização, encenação e reconstrução e é direcionado para formação da cidadania, por meio de questionamentos.

    A) Desenvolvimentista.

    B) Crítico superadora.

    C) Construtivista interacionista.

    D) Crítico emancipatória.

Daólio, (1995) em sua abordagem sobre o corpo, contempla as idéias de Marcel Mauss. Conforme as idéias de Mauss, o que são "técnicas corporais"?

  • A.

    movimento tradutores de elementos de uma dada sociedade ou cultura.

  • B.

    movimento executados com eficiência e economia de esforços

  • C.

    movimento técnicos do esporte.

  • D.

    movimento tradutores de uma política corporal.

  • E.

    movimento fundamentais do seu humano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...