Questões de Educação Física do ano 0000

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Indique o sistema e a fonte energética utilizados em determinada situação relatada no livro: Bioquímica do Exercício e Treinamento. Um exercício máximo, quando a produção da força cai para cerca de 40% nos 30 segundos iniciais e em que a demanda energética da contação é extremamente elevada (MAUGHAN, 2000).

    A) ATP.

    B) Glicólise anaeróbia, sistema anaeróbio lático.

    C) Sistema oxidativo ou aeróbio.

    D) ATP-CP, (do fosfagênio), sistema anaeróbio alático.

Em uma aula de Educação Física um aluno diagnosticado com epilepsia que faz uso contínuo de medicamentos devido a crises frequentes e não controle do problema. Na aula prática de atletismo esse aluno não relata ao professor o esquecimento e ao realizar uma corrida intensa o aluno cai no chão, ao chegar perto o professor se depara com uma crise convulsiva grave. Neste caso, julgue a medida que o professor NÃO deve adotar conforme as alternativas abaixo sobre os primeiros socorros no esporte.
( ) Afaste qualquer objeto do aluno. ( ) Coloque o atleta deitado de lado para permitir que os líquidos saiam pela boca. ( ) Segure os braços ou pernas, para evitar roturas musculares ou fraturas e nem se machucar devido aos movimentos descontrolados ( ) Ente em contato com os pais ou responsável se o atleta for epilético e se recuperar em alguns minutos. Se ele estiver sofrendo de alguma lesão ou doença ou não se recuperar de uma crise epilética, procure assistência médica de emergência.

    A) F, F, F, V.

    B) F, F, V, V.

    C) F, F, V, F.

    D) F, F, F, F.

Sobre a proposta da BNCC para o Ensino médio em relação às práticas corporais, assinale a opção CORRETA.

    A) Atribuir a reflexão sobre as práticas corporais, brincadeiras, esportes, danças, jogos, ginásticas e lutas deve ser um desafio aos estudantes, mas sem aprofundar seus conhecimentos sobre os limites corporais, bem como as capacidades do corpo.

    B) A formação de sujeitos peça análise e transformação de suas práticas corporais, tomando e sustentando decisões éticas, reflexivas e conscientes em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos é um processo que se dá a partir da reflexão sobre as vivências.

    C) Autoconhecimento e autocuidado com a saúde e o corpo são desenvolvidos por meio do conjunto de experiências, a socialização e o entretenimento, mas o diálogo com as demais áreas do conhecimento não é favorecido.

    D) Não há como refletir sobre as possibilidades de utilização dos espaços públicos e privados que os alunos frequentam, para desenvolver práticas corporais, inclusive as aprendidas na escola, que remetem ao protagonismo comunitário e exercício de sua cidadania.

Gallahue em seu livro Compreendendo o Desenvolvimento Motor, definiu a abordagem de três estágios para avaliar os padrões motores fundamentais. Atribua a cada situação abaixo um estágio definido pela abordagem do autor.

Situação 1: No equilíbrio em um pé, um indivíduo não consegue se equilibrar em um pé concomitantemente ao manter os olhos fechados; realiza a elevação da perna que não está suportando o peso a uma posição muito próxima à perna de apoio; ao se equilibrar, faz uso dos braços, podendo encostar um dos braços na lateral do corpo e executa melhor a ação com a perna dominante.

Situação 2: Ao correr, uma pessoa é capaz de aumentar a velocidade, a extensão da passada e o balanço do braço; sua fase de voo é limitada, mas observável; no impulso, a perna de apoio se estende quase que completamente; os braços oscilam mais e o balanço horizontal é reduzido ao realizar o movimento para trás; o indivíduo cruza a linha mediana da altura com o pé de trás .

Situação 3: No ato de aparar, durante toda a ação, um indivíduo ao olhar em direção à bola, acompanha sua trajetória; seu corpo se volta para a bola ao mesmo tempo que se movimenta em direção à mesma; é capaz de pegar bolas arremessadas, bem como, bolas roladas; pode mover-se com domínio para interceptar a bola e também pegá-las conforme se aproximam.

Situação 4: No voleibol, o indivíduo não apresenta habilidade de julgar com acurácia o deslocamento da bola, não é capaz de posicionar-se sob a bola; apresenta inabilidade de ao mesmo tempo, tocar a bola com ambas as mãos.

    A) Estágio inicial, estágio inicial, estágio maduro, estágio inicial.

    B) Estágio elementar, estágio elementar, estágio maduro, estágio inicial.

    C) Estágio inicial, estágio elementar, estágio maduro, estágio elementar.

    D) Estágio maduro, estágio elementar, estágio inicial, estágio inicial.

Conforme o livro de Regras de Competição e Regras Técnicas de Atletismo (CBAT, 2020), a penalidade chamada Pit Lane é atribuída a qual prova na modalidade de atletismo?

    A) Marcha Atlética.

    B) Salto em distância.

    C) Salto em altura.

    D) Salto com vara.

A organização dos feixes musculares (fascículos) do músculo peitoral maior que apresenta uma área ampla, se dá de forma espalhada e convergem em um tendão espesso. Assinale a assertiva que define o tipo de padrão de fascículo observado nesse músculo.

    A) Paralelo.

    B) Triangular.

    C) Fusiforme.

    D) Espiral.

Assinale a teoria abaixo a qual se refere a seguinte abordagem: o ensino deve frisar a transcendência dos limites por meio da ampliação, problematização, encenação e reconstrução e é direcionado para formação da cidadania, por meio de questionamentos.

    A) Desenvolvimentista.

    B) Crítico superadora.

    C) Construtivista interacionista.

    D) Crítico emancipatória.

Conforme a Base Nacional Comum Curricular analise as afirmativa abaixo sobre as competências específicas para o Ensino Fundamental de Educação Física:
I- Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida individual e coletiva. II- Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diversas brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. III- Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e limitar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais. IV- Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

    A) III.

    B) I e II.

    C) I, II e IV.

    D) I, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...