Questões de Educação Física do ano 2007

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O professor de Educação Física, ao adotar a concepção crítico-emancipatória para alcançar a libertação de falsas ilusões, interesses e desejos dos alunos no esporte, deve ter, a princípio, a atitude de ser:

  • A.

    coercitivo, para se contrapor à coerção originada nos meios de comunicação de massa, que é auto-imposta e deve ser combatida.

  • B.

    mediador, para negociar os conflitos entre alunos, auxiliando- os em sua formação integral.

  • C.

    democrático, para eleger com os alunos conteúdos e estratégias de ensino a serem adotados.

  • D.

    facilitador, para estimular o autoconhecimento do aluno e de si próprio.

  • E.

    observador, para identificar o repertório motor de cada aluno e melhor instruí-lo.

A partir do conceito da alteridade que Daólio (1995) toma emprestado da Antropologia e de sua visão de uma humanidade plural, os professores de Educação Física devem ter como princípio:

  • A.

    classificar os movimentos de cada aluno pelo grau de desempenho motor.

  • B.

    sistematizar o conhecimento da modalidade esportiva a partir do conhecimento corporal popular.

  • C.

    reconhecer o repertório motor de cada aluno, para encontrar a melhor técnica corporal de cada um e em cada situação.

  • D.

    estabelecer o melhor padrão corporal para cada aluno, a partir do conhecimento corporal que adquiriram na sua formação acadêmica.

  • E.

    desenvolver as habilidades básicas do movimento esportivo para que os alunos alcancem o gesto motor ideal de cada esporte.

Daólio (1995) denuncia a existência da imposição de técnicas sobre o corpo, o que elimina a possibilidade de valorização de movimentos construídos na cultura dos alunos. Seu principal argumento para essa afirmação é o(a):

  • A.

    excesso de coerções disciplinares da escola que impedem os alunos de se movimentarem livremente.

  • B.

    incapacidade dos professores de Educação Física de criar alternativas para o movimento dos alunos.

  • C.

    obrigatoriedade do ensino dos esportes formais nos programas de Educação Física escolar.

  • D.

    falta de criatividade dos alunos, que têm como modelo apenas os esportes apresentados na mídia televisiva.

  • E.

    tradição do ensino da Educação Física de utilizar as técnicas esportivas como modelo do movimento ideal.

Assinale a afirmativa ERRADA sobre o ensino da dança, segundo Soares et al. (1992).

  • A.

    A formalidade da técnica se confronta, necessariamente, com o aspecto expressivo para sua execução.

  • B.

    As habilidades corporais, obtidas com o treinamento, são determinantes para aquisição das possibilidades expressivas.

  • C.

    Sensações corporais, o mundo do trabalho e os problemas sociopolíticos atuais são exemplos de temas a serem abordados no conteúdo expressivo.

  • D.

    No desenvolvimento técnico, ritmo, espaço e energia são fundamentos a serem trabalhados.

  • E.

    Devem ser ensinadas apenas as formas expressivas, evitando-se a formalidade da técnica para não eliminar o verdadeiro sentido do movimento.

Em uma aula de Educação Física do 2º ciclo do Ensino Fundamental, em que o professor propôs uma série de jogos pré-desportivos, com objetivos de aplicação de movimentos fundamentais, um grupo de alunos mais habilidosos reage negativamente à participação de um outro aluno menos habilidoso em sua equipe. O professor intervém, contextualizando o problema, e solicita sugestões da turma com vistas à participação de todos. Esta situação representa a preocupação do professor com:

  • A. o respeito ao conceito de cultura corporal.
  • B. o método global.
  • C. os modelos de competição.
  • D. a atenção à diversidade.
  • E. as diferenças entre meninos e meninas.

Após uma aula de jogos populares de pegar e fugir, em turma de 4ª série do Ensino Fundamental, um professor propõe aos seus alunos que, em grupos, registrem as dificuldades e possibilidades experimentadas na aula. Com este procedimento o professor está:

  • A. medindo as capacidades neuromotoras dos alunos.
  • B.

    avaliando, através da observação, a participação dos alunos em aula.

  • C. mensurando os graus de habilidade dos alunos.
  • D.

    coletando dados de diferentes aspectos relacionados à aula.

  • E.

    coletando dados objetivos sobre o esforço físico dos alunos na aula.

Ao iniciar o ano letivo, um professor de Educação Física realiza, com seu alunos, um levantamento sobre as experiências, expectativas e necessidades da sua turma em relação à Educação Física. Ao fazer isso, poderá alcançar os objetivos a seguir, EXCETO um. Indique-o.

  • A. Identificar conhecimentos prévios da turma.
  • B.

    Identificar as habilidades específicas de um esporte.

  • C. Coletar informações para o seu planejamento.
  • D.

    Facilitar a participação dos alunos no processo ensinoaprendizagem.

  • E.

    Conhecer a realidade sociocultural dos seus alunos.

Segundo Piaget, citado por Freire (1989), a experiência lúdica em que as crianças podem resolver conflitos e realizar desejos que não foram possíveis em situações não lúdicas é denominada jogo:

  • A. cooperativo.
  • B. simbólico.
  • C. de sublimação.
  • D. de exercício.
  • E. de construção.

Sobre a participação dos alunos portadores de deficiência nas aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o professor deve:

  • A.

    orientá-los sobre os locais de prática, adaptados para que possam ser mais bem atendidos.

  • B.

    solicitar atestado médico a estes alunos para isentá-los das aulas.

  • C.

    fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar sua participação.

  • D.

    planejar atividades em separado do restante da turma, evitando comparações.

  • E.

    planejar trabalhos de natureza teórica para que estes alunos os realizem durante o ano letivo.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, a avaliação nas aulas de Educação Física é um:

  • A.

    meio pelo qual professores e alunos podem dimensionar seus avanços e dificuldades dentro do processo de ensino.

  • B.

    meio para que professores e alunos construam uma nota ao final de cada período.

  • C.

    meio pelo qual a escola verifica a produtividade e o desempenho de alunos e professores.

  • D.

    processo classificatório para promover ou reprovar os alunos, através da comparação entre os desempenhos.

  • E.

    processo pelo qual o aluno conquista sua autosatisfação, a partir das observações feitas e relatadas pelos professores.

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