Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual é a dimensão dentro dos conteúdos da Educação Física na Escola que visa reconhecer e valorizar as atitudes não preconceituosas quanto a habilidade, sexo e religião, respeitar os adversários e colegas, participar das atividades em grupo e valorizar jogos e brincadeiras.

  • A.

    Dimensão atitudinal.

  • B.

    Dimensão Conceitual.

  • C.

    Dimensão procedimental.

  • D.

    N D A.

Qual é a abordagem que busca o desempenho máximo de padrões com comportamento sem considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos, dentro desta abordagem possibilita-se uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física na educação básica, busca desenvolver as brincadeiras de rua, os jogos com regras, as rodas cantadas etc.

  • A.

    Construtivista-interacionista.

  • B.

    Crítico emancipatória.

  • C.

    Crítico superadora.

  • D.

    Biológica e Cultural.

Qual é a atividade da Educação Física que é uma forma que procura resgatar o movimento humano na sua totalidade, buscando desenvolver suas capacidades físicas e habilidades motoras individualmente, de acordo com as possibilidades do aluno, ela também exige trabalho em grupo, favorecendo odesenvolvimento da criatividade e da socialização, exigindo disciplina, respeito e colaboração (TUBINO, 2000).

  • A.

    A ginástica artística.

  • B.

    O atletismo.

  • C.

    A Luta.

  • D.

    A ginástica geral.

Qual é a modalidade de atividade física definida como uma ação social institucionalizada, convencionalmente regrada, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre duas ou mais partes oponentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, através de uma comparação de desempenhos, designar o vencedor ou determinar o recorde; seu resultado é determinado pela habilidade ou estratégia do participante.

  • A.

    Jogos.

  • B.

    Lutas

  • C.

    Esporte.

  • D.

    Ginástica.

Os primeiros anos de vida do ser humano são caracterizados por mudanças marcantes nas dimensões cognitivas, motoras, sociais e afetivas. Para fins de análise, esta visão das várias dimensões é aceita no meio acadêmico, mas ela joga para o profissional que atua diretamente com a educação de crianças a responsabilidade de integrar todo o conhecimento disponível de modo a garantir uma visão global e harmônica de um ser extremamente complexo. No contexto da escola, os problemas levantados nunca são apenas físicos, ou emocionais, ou cognitivos. Conseqüentemente, as soluções não se encontram nem na sala de aula, nem no refeitório, nem no trabalho individual, nem no trabalho em pequenos ou grandes grupos. Onde é que se encontram as soluções para os problemas encontrados nos alunos de acordo com o texto?

  • A.

    No ambiente físico da casa e escola.

  • B.

    Na seleção de inúmeros problemas do auto-conceito e desenvolvimento.

  • C.

    Em todas as instâncias da vida escolar.

  • D.

    Nas relações com as pessoas, com os objetos e meio ambiente.

As competições escolares, internas ou externas, ainda mobilizam discussões no campo da educação física escolar. A Revista Movimento dedicou vários números a essa discussão. O fenômeno esportivo está presente no cotidiano e é inegável o fascínio que exerce entre os estudantes. De modo geral, as propostas para a educação física defendem a não reprodução na escola do esporte de rendimento. De fato, as condições e o tempo semanal destinado às aulas de educação física impossibilitam realizar seriamente o treinamento esportivo. A intensidade, o volume, a cobrança e as expectativas sobre um grupo de alto nível em nenhum momento se assemelham à nossa realidade escolar; portanto, sessões de treinamento de alto nível na aula de educação física não podem existir. Teriam que ser criados horários alternativos de treinamento para grupos selecionados. Contudo, a competição escolar é um recurso de animação. O que é que o treinamento requer para que tenhamos uma competição que agrade os alunos e que é difícil para o professor encontrar em uma sala de aula?

  • A.

    Dentro do processo pedagógico, um grupo seletivo nos treinamentos esportivos.

  • B.

    Um grupo selecionado, motivado, e com capacidades físicas em níveis semelhantes.

  • C.

    Um grupo maior fomentado por sucesso e outro por vivência.

  • D.

    Um grupo seletivo maior, motivado nos treinamentos.

Conforme citado por Darido (2003), em qual abordagem das tendências da Educação Física, Tem como seu conteúdo os conhecimentos sobre o jogo, esporte, dança e ginástica.Sendo que sua finalidade é a transformação social, para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística.

  • A.

    Construtivista.

  • B.

    Desenvolvimentista.

  • C.

    Construtivista-interacionista.

  • D.

    Crítico superadora.

A proposta pedagógica da Educação física parte do princípio em que um dos objetivos gerais do ensino Fundamental, é fazer com que a criança através de atividades corporais conheça a si próprio e aos outros e principalmente que respeite as individualidades, com isso, quais são os blocos de conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental segundo os PCNs (1997)?

  • A.

    São esportes, jogos, lutas e ginástica; Atividades rítmicas e expressivas.

  • B.

    São a ginástica, as lutas, atividades interativas e atividades individuais.

  • C.

    São Os jogos, os esportes, brincadeiras cantadas e estratégias adaptativas.

  • D.

    São esportes, ginástica, lutas, atividades rítmicas e expressivas.

Se os alunos necessitam apenas de uma bola na quadra e, com ela, jogar os quatro esportes tradicionais (Vôlei, Futebol, Basquete e Handebol) e nada mais, para quê então freqüentamos tanto tempo uma instituição de ensino superior específica na área? É uma incoerência saber que possuímos tanto conhecimento para transmitir e, ao mesmo tempo, não somos capazes de elaborar um plano de aula que atenda às necessidades de nossos alunos. Cita os PCNs (1999), que o profissional de Educação Física durante sua formação acadêmica adquire inúmeros e diversificados conhecimentos, porém com o comodismo de seu trabalho, o professor não utiliza o que aprendeu, esquecendo do seu potencial, não resgatando suas capacidades e habilidades, perdendo a importância dentro do ambiente escolar. Conforme o texto, no que é que a aula se torna?

  • A.

    Negligenciada com falta de referenciais teóricos.

  • B.

    Desenvolvida com o significativo de desenvolvimento humano.

  • C.

    A aula se torna rotineira e mecânica.

  • D.

    Possibilita a aprendizagem sem os conceitos do movimento.

Kolyniak (2000) considera o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física: todo movimento corporal que possibilite uma representação psíquica e uma interferência voluntária imediata ou mediata é considerado como movimento humano consciente. O autor complementa citando que ao reconhecer o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física, faz com que a prática da disciplina deixe de ser o núcleo para ser as partes. Portanto, o que será necessário estabelecer para que envolvam todos os níveis de ensino?

  • A.

    Um conjunto de referências conceituais e experiências motoras.

  • B.

    Modalidades esportivas institucionalizadas.

  • C.

    Elaboração e transmissão de conhecimentos seletivos.

  • D.

    N D A.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...