Questões sobre Geral

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O estudo elaborado por Assis de Oliveira (2001) propõe-se a refl etir sobre a possibilidade da reinvenção do esporte da escola a partir de uma visão crítica em relação aos códigos, valores e sentidos do esporte moderno, próprios da sociedade capitalista. Segundo o autor, para que seja possível esta mudança é necessário:

  • A. pensar o esporte da maneira como é praticado atualmente
  • B. praticar o esporte com um fi m em si mesmo, sem alterar suas regras
  • C. pensar o esporte à luz de um projeto político-pedagógico que aponte para a construção de uma sociedade baseada em outros códigos, valores e sentidos
  • D. pensar o esporte de modo que suas regras possam ser modifi cadas por aqueles que o praticam
  • E. adaptar as regras do esporte de maneira a incluir todos os participantes sem necessariamente apontar para a construção de um novo modelo societário

A Educação Física nas escolas é desenvolvida a partir das infl uências de algumas tendências pedagógicas que o professor utiliza, conscientemente ou não, em suas aulas. Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011), no processo de avaliação também ocorrem tais infl uências, determinando a forma de como este é realizado. Nesse sentido, a autora classifi ca as funções da avaliação, de acordo com a tendência crítico-social, com ênfase na avaliação:

  • A. somativa, de forma fragmentada e classifi catória
  • B. formativa, de forma complexa
  • C. interpretativa, de aspecto cultural
  • D. diagnóstica, de constante processo
  • E. analítica, de evento datado

A inclusão de estudantes é um tema recorrente nas pesquisas sobre educação escolar. Diante da diversidade dos sujeitos que compõem uma turma, é necessário pensar as aulas de Educação Física sob o ponto de vista metodológico, para que todos possam usufruir da cultura corporal. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, um professor desenvolve uma efetiva inclusão quando:

  • A. apoia, valoriza, expõe, promove, acolhe e corrige o estudante
  • B. incentiva, valoriza, apóia, estimula, promove e acolhe o estudante
  • C. apoia, valoriza, promove, substitui, classifi ca e subestima o estudante
  • D. incentiva, promove, classifi ca, estereotipa, valoriza e acolhe o estudante
  • E. acolhe, valoriza, promove, classifi ca, expõe e subestima o estudante

De acordo com Darido (2003), na abordagem crítico-emancipatória, a linguagem tem papel importante no agir comunicativo e funciona como uma forma de expressão no mundo. Do ponto de vista das orientações didáticas, a forma de ensinar nessa abordagem pressupõe três fases. A sequência didática orientada pelo autor para esta abordagem consiste em:

  • A. descobrir pela experiência manipulativa; manifestar pela linguagem ou representação cênica o que experimentaram; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural
  • B. perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; descobrir pela experiência manipulativa; manifestar pela linguagem ou representação cênica o que experimentaram
  • C. manifestar pela linguagem ou representação cênica; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; descobrir pela experiência manipulativa
  • D. descobrir pela experiência manipulativa; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; manifestar pela linguagem
  • E. perguntar e questionar; manifestar pela linguagem; descobrir pela experiência

Quando os conteúdos e defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor, sem que haja interação e possibilidade de criação por parte do aluno, segundo Hildebrandt- Stramann (2003), tem-se a concepção de aula chamada de:

  • A. dialógica
  • B. autoritária
  • C. aberta
  • D. fechada
  • E. razoável

A partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar:

  • A. A abordagem sistêmica propõe o princípio da exclusão, em que devem ser selecionados os mais aptos.
  • B. A abordagem desenvolvimentista é compreendida como sendo um projeto político-pedagógico.
  • C. A abordagem construtivista-interacionista esclarece qual conhecimento se deseja construir através da Educação Física, considerando a especifi cidade da área.
  • D. Uma das limitações da abordagem crítico-superadora refere-se à pouca importância do contexto sociocultural.
  • E. Uma das limitações da abordagem desenvolvimentista refere-se à pouca importância sobre a infl uência do contexto do contexto sociocultural.

A musculação entra no cotidiano dos adolescentes e o ideal do macho ultramusculoso passou a alimentar os sonhos dos adolescentes. Malhar ou "puxar ferro" para ganhar os contornos de Jean-Claude van Damme para muitos virou obsessão. O fenômeno começa a chamar a atenção de psicólogos e especialistas em medicina do esporte. Sobre a temática dos púberes e musculosos, leia as proposições abaixo:

  • A.

    Apenas a proposição I é correta.

  • B.

    Apenas a proposição II é correta.

  • C.

    Apenas as proposições I e II são corretas.

  • D.

    Apenas as proposições III e IV são corretas.

  • E.

    Todas as proposições são corretas.

Durante a evolução histórica da Educação Física escolar brasileira (Mauro Betti, 1991) percebem-se mudanças no seu ideário pedagógico. Entre os períodos do discurso da esportivização e o discurso pedagógico basicamente anatomo-fisiológico, registra-se um período em que surgem, nas manifestações dos educadores e legisladores da área, preocupações de natureza:

  • A.

    biométrica

  • B.

    político-partidária.

  • C.

    psicossocial

  • D.

    religiosa

  • E.

    étnica

Lutas, esportes, ginásticas e jogos são atividades tradicionalmente desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Também fazem parte como blocos de conteúdo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):

  • A. organização social e cívica brasileira, ética.
  • B.

    atividades rítmicas e expressivas, formas lógicas de raciocínio.

  • C.

    conhecimentos sobre o corpo, formas abstratas de pensamento.

  • D.

    atividades rítmicas e expressivas, conhecimentos sobre o corpo.

  • E.

    organização social e cívica brasileira, orientação social.

Ao ministrar uma aula de Educação Física, onde o conteúdo abordado são as posições invertidas com proteção, um aluno de 6ª série, com pouca habilidade motora, recusa-se a participar. O procedimento adequado para situações similares é:

  • A.

    impor sua autoridade, uma vez que os alunos não são capazes de afirmar que não gostam de uma atividade quando nunca a experimentaram.

  • B.

    fazer com que o aluno execute o movimento informando-o que sua nota dependerá da avaliação desse conteúdo programático específico.

  • C.

    ignorar a atitude do aluno voltando a atenção para os que desejem participar da aula.

  • D.

    como todos os alunos possuem capacidade para auto-avaliação, devem se ouvir os motivos do aluno e concordar com ele.

  • E.

    convencer o aluno sobre a segurança na execução das posições, desafiando-o a executar o exercício, porém, respeitando a sua decisão.

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