Questões sobre Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Lista completa de Questões sobre Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as condutas a serem adotadas pelo enfermeiro em relação ao tratamento e prevenção de feridas, assinale a alternativa correta.

    A) A documentação fotográfica de feridas, por não ser invasiva, independe de autorização do paciente.

    B) Coberturas não aderentes estéreis impregnadas com petrolatum são indicadas para áreas doadoras ou receptoras de enxerto.

    C) O hidrocoloide é indicado a pacientes com feridas infectadas e com grande quantidade de exsudato.

    D) A sulfadiazina de prata deve ser usada continuamente em diferentes tipos de queimaduras com diferentes profundidades, pois requerem tratamento específico.

Durante uma visita domiciliar, a enfermeira detectou que uma senhora idosa, de 88 anos de idade, diabética e acamada, apresentava lesão por pressão (LPP) na região sacral.

No que concerne à lesão por pressão em paciente acamado, julgue o item a seguir.
A LPP é o tipo mais comum dentro do espectro de lesões de pele associadas à umidade.

Feridas são definidas como a perda da solução de continuidade do tegumento, representadas não apenas pela ruptura da pele e do tecido celular subcutâneo, mas também, em alguns casos por lesões em músculos, tendões e ossos. Podem ser classificadas quanto à etiologia, complexidade e ao tempo de evolução.
Acerca do tratamento de feridas, é correto afirmar:

    A) Se o paciente tiver mais de uma ferida, iniciar pela mais contaminada.

    B) Em úlceras venosas, o curativo deverá ser realizado com a aplicação de ataduras em bota no sentido contrário ao da circulação venosa.

    C) O desbridamento da ferida, quando necessário, deverá ser realizado apenas por profissional médico.

    D) Na ausência de pacotes de curativo na instituição, o procedimento poderá ser realizado com luvas de procedimento em substituição às pinças estéreis.

    E) Quando for trocar vários curativos no mesmo paciente, deve iniciar pelos de incisão limpa e fechada, seguindo-se de ferida aberta não infectada, drenos e por último as colostomias e fístulas em geral.

Sobre definições utilizadas no tratamento de feridas associe a primeira coluna com a segunda e depois responda ao que se pede:
(A) Abcesso
(B) Abrasão (C) Cicatrização (D) Deiscência (E) Escoriação (F) Estoma
( ) É a abertura cirúrgica que permite a comunicação entre um órgão interno e meio exterior. ( ) Separação das bordas da ferida. ( ) Cura de uma ferida por reparação ou regeneração dostecidos afetados evoluindo em fases distintas. ( ) Erosão da pele através de algum processo mecânico (fricção ou traumatismo). ( ) Coleção de pus na derme e tecidos profundos adjacentes.
( ) Arranhões lineares na pele.

Qual das alternativas abaixo discorre sobre a associação CORRETA das colunas, em relação aos termos e suas definições?

    A) A, D, C, B, E e F.

    B) F, E, C, A, B e D.

    C) D, E, C, A, B e F.

    D) D, F, C, A, B e E.

    E) F, D, C, B, A e E.

Nas lesões por pressão, marque a alternativa CORRETA em relação à força de CISALHAMENTO:

    A) É a mesma coisa de mobilidade reduzida.

    B) Ocorrem unicamente com a sujeira do leito sobre o paciente.

    C) Ocorrem quando o paciente desliza na cama.

    D) Só acontecem quando o paciente é emagrecido.

    E) Não se referem ao aparecimento de lesões por pressão, mas sim de úlceras arteriais da perna.

Dentre a Regulação de Atuação do Enfermeiro no Cuidado as Feridas, dentre muitas atribuições estão a avaliação das feridas e execução do curativo em muitos casos de estadiamento da lesão. Em alguns estágios das feridas, há necessidade de Desbridamento.
Leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- Existem o desbridamento autolítico, o desbridamento instrumental conservador, o desbridamento mecânico e o desbridamento químico. II- Desbridamento autolítico se refere ao processo seletivo de remoção da necrose (preservando o tecido vivo) pela ação dos neutrófilos, eosinófilos e basófilos e das enzimas digestivas do próprio organismo do paciente. É promovido pelo uso de produtos que garantam a umidade adequada na ferida. III- Desbridamento instrumental conservador pode ser realizado à beira do leito ou em ambulatório, em lesões cuja área de necrose não seja muito extensa, não é necessária analgesia, visto que o tecido necrótico é desprovido de sensação dolorosa. IV- Desbridamento instrumental conservador só poderá ser realizado em Centro Cirúrgico com analgesia e pelo médico. V- Desbridamento Quimico consiste na aplicação de força mecânica diretamente sobre o tecido necrótico e com produto químico corrosivo para queimar a área necrosada e promover a cicatrização do leito.
Em relação ao Desbridamento de Feridas, está CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I e IV.

    B) II e IV.

    C) I, II e III.

    D) I e V.

    E) I, II, IVe V.

Cicatrizes que respondem em excessiva deposição de fibrose, levando algum tempo para se formarem e podem aparecer anos depois da lesão inicial, podendo se apresentarem como variáveis entre pequenas pápulas a grandes tumores pendentes e não se achatam com o passar do tempo.
Diante de tal descrição, qual das alternativas abaixo está CORRETA em relação aos problemas de cicatrização de feridas?

    A) Trata-se de Feridas agudas.

    B) Trata-se de Cicatrizes Hipertróficas.

    C) Descreve-se para as contraturas.

    D) Trata-se de Quelóides.

    E) Trata-se de Feridas Crônicas.

O trauma torácico tornou-se a segunda lesão traumática mais comum no trauma não intencional; por isso, rápidas ações e intervenções precoces são fatores-chave para avaliações, manejo e sobrevivência. O trauma torácico pode ser resultado de um trauma penetrante ou contuso. O trauma contuso geralmente é uma causa mais comum de lesões traumáticas e pode ser igualmente fatal. É importante conhecer o mecanismo, pois o manejo pode ser diferente.

Tendo em vista esse assunto e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O pneumotórax aberto deve ser tratado com fechamento imediato da lesão com curativo estéril. O curativo deve fechar todo o ferimento e ser totalmente fixado para total oclusão e regularização da pressão intrapleural com a pressão atmosférica.

Em relação aos conhecimentos sobre tipos de lesões, associe as colunas de acordo com sua correspondência.
A. ESCORIAÇÃO. B. CONTUSÃO. C. EQUIMOSE. D. LACERAÇÃO.
( ) Trata-se de uma ruptura tecidual por golpe. ( ) Ocorre extravasamento de sangue de um local par ao outro por ruptura de capilares sanguíneos. ( ) Lesão traumática dos tecidos, com ruptura de vasos sanguíneos e sem solução de continuidade da pele. ( ) Consiste na perda superficial de pequenas áreas de pele.
Qual das alternativas discorre sobre a sequência CORRETA?

    A) D, C, B, A.

    B) C, B, A, D.

    C) D, B, A, C.

    D) D, A, B, C.

    E) C, D, B, A.

A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. Referente à regeneração celular e os eventos celulares/bioquímicos, assinale a alternativa correta.

    A) A primeira fase da regeneração celular caracteriza-se pela fase inflamatória.

    B) Na fase proliferativa ocorre formação de coágulos e tecido de granulação.

    C) Na fase inflamatória ocorre produção de colágeno.

    D) Na fase proliferativa os fibroblastos deixam a ferida.

    E) Na fase de maturação ocorre reabsorção do coágulo e resíduos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...