Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

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  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.


A medicina comunitária incorpora a comunidade como seu objeto de conhecimento e de intervenção, assim como conhecimentos, métodos e técnicas que possibilitem o reconhecimento das necessidades de saúde da população.

  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.


As bases conceituais da medicina preventiva incluíram uma concepção dinâmica da saúde e da doença, entendidas como parte de um processo contínuo a partir do qual é possível estabelecer uma “história natural”.

  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.


As campanhas sanitárias caracterizam-se por seu caráter esporádico ou por sua realização periódica, de acordo com as características epidemiológicas da doença ou do agravo que se pretende erradicar ou controlar.

  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.


O modelo sanitarista fundamenta-se na clínica e está centrado na figura do médico e na incorporação de tecnologias, o que fortaleceu o papel do hospital e da rede de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.


Um dos pilares da clínica ampliada é a preocupação com o acolhimento e o estabelecimento de vínculos entre os profissionais e a população que demanda os serviços, contribuindo para a humanização e a melhoria da qualidade da atenção.

A Política Nacional de Atenção Básica tem como uma de suas diretrizes a participação da comunidade na saúde. Ao encontro disso, a Carta Magna, em seu Art. 1º, Parágrafo Único, diz: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição” (BRASIL, 1988). Nesse sentido, a participação da comunidade na saúde é considerada:

    A) Um direito de cidadania.

    B) Uma possibilidade de expressão.

    C) Uma abrangência de atuação.

    D) Uma longitudinalidade do cuidado.

    E) Um processo de universalidade.

Com relação ao financiamento federal destinado aos recursos que estão condicionados à implementação de estratégias e programas prioritários da Política Nacional de Atenção Básica, são causas para a suspensão do repasse de incentivos pelo Ministério da Saúde:
( ) Inexistência de Unidade Básica de Saúde cadastrada para o trabalho das equipes. ( ) Ausência, por um período superior a 60 dias, de qualquer um dos profissionais que compõem as equipes, com exceção dos períodos em que a contratação de profissionais esteja impedida por legislação específica. ( ) Descumprimento da carga horária mínima prevista para os profissionais das equipes. ( ) Ausência de alimentação de dados no sistema de informação definidos pelo Ministério da saúde que comprovem o início de suas atividades.
Assinale a alternativa CORRETA, sendo V (verdadeiro) e F (falso):

    A) V - F - V - F

    B) V - V - F - F

    C) F - F - F - V

    D) V - V - V – V

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A normatização vigente no SUS define a organização em Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para um cuidado integral e direcionado às necessidades de saúde da população, destacando a Atenção Básica como primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do sistema, que deve ordenar os fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde. Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, avalie as afirmativas abaixo e selecione a opção CORRETA.
I. São funções do enfermeiro: cadastrar todas as pessoas de sua microárea, mantendo os cadastros atualizados; e realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros) em todas as fases do desenvolvimento humano.
II. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) fazem parte da Atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes de atenção básica).
III. O redirecionamento do modelo de atenção, impõe claramente a necessidade de transformação permanente do funcionamento dos serviços e do processo de trabalho das equipes, exigindo de seus atores (trabalhadores, gestores e usuários) maior capacidade de análise, intervenção e autonomia para o estabelecimento de práticas transformadoras, a gestão das mudanças e o estreitamento dos elos entre concepção e execução do trabalho.
IV. A educação permanente na Atenção Básica deve abranger conhecimento de leis e técnicas, somente visando não tirar o foco da equipe para o cuidado sistematizado e direcionado à necessidade atual do paciente e região.

    A)

    Somente as afirmativas II e IV estão corretas.



    B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

    D) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

    E) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Nos termos da Portaria nº 154 que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF., existem duas modalidades de NASF:
Sobre as modalidades de NASF, analise os itens:
I. O NASF 2 deverá ter no mínimo cinco profissionais, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista e terapeuta ocupacional; e se vincular a no mínimo seis equipes de SF. II. O NASF 1, composto por no mínimo cinco profissionais com formação universitária, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista, profissional da educação física, médico homeopata, nutricionista, médico acupunturista, médico pediatra, médico psiquiatra e terapeuta ocupacional. III. Cada NASF deve estar vinculado a um mínimo de oito e máximo de 20 equipes de SF, exceto nos estados da Região Norte, onde o número mínimo passa a ser cinco. IV. O Nasf 2 deverá ter no mínimo três profissionais, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista e terapeuta ocupacional; e se vincular a no mínimo três equipes de SF. V. Cada NASF deve estar vinculado a um mínimo de 10 e máximo de 25 equipes de SF, exceto nos estados da Região Norte, onde o número mínimo passa a ser oito.
Estão CORRETAS:

    A) I e II apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) II, IV e V apenas.

    D) I, III e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Cada território tem as próprias particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Assim, a atuação das equipes de saúde sobre esse território tem de considerar esses perfis. Os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica devem se apropriar dessas características e precisam dialogar com os atores, para que tenham poder de atuação sobre a realidade em que atuam e à qual também pertencem.

Quanto à territorialização e aos processos que a envolvem no âmbito da Atenção Básica de Saúde, julgue os itens a seguir.
Território em saúde pode ser conceituado como lugar de entendimento do processo de adoecimento, em que as representações sociais do processo s aúde-doença não envolvem as relações sociais e as significações.

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