Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As glândulas suprarrenais localizam-se sobre cada um dos rins e são fundamentais para a produção e liberação

    A) da adrenalina, que, lançada na corrente sanguínea, provoca broncoconstrição e taquicardia.

    B) da noradrenalina pelo córtex, a qual estimula os batimentos cardíacos e provoca aumento do calibre dos vasos.

    C) da aldosterona pelo córtex adrenal, a qual ajuda a controlar a quantidade de sódio e potássio no organismo.

    D) do cistrol, que regula a quantidade de cálcio e fosfato no sangue.

    E) da melatonina, que converte impulsos nervosos em descargas hormonais.

A respeito da malária, assinale a opção correta.

    A) A malária pode ser definida como uma doença infecciosa, não contagiosa, de evolução crônica, mas com manifestações episódicas de caráter agudo.

    B) São conhecidas três formas de malária, sendo a mais grave a causada pelo Plasmodium malariae.

    C) Os principais sintomas da malária são febre alta, dores articulares e diarreia líquida.

    D) A malária atinge pessoas de qualquer idade, mas costuma ser mais grave em adultos, com baixa morbimortalidade em crianças.

    E) O espaço de tempo entre a picada do mosquito anofelino infectante e o aparecimento dos primeiros sintomas de malária varia, usualmente, entre uma semana e três semanas.

Acerca da leishmaniose, doença de alta relevância para a saúde pública no Brasil, assinale a opção correta.

    A) Existem dois tipos de leishmaniose, que se manifestam de forma diferenciada, porém são causados pelo mesmo agente etiológico.

    B) O diagnóstico laboratorial da leishmaniose tegumentar americana (LTA) é feito preferencialmente por teste imunológico, pois o exame parasitológico dificilmente detecta a leishmania.

    C) O controle e a prevenção da leishmaniose tegumentar americana (LTA) dependem de ações básicas nos reservatórios silvestres, em razão da grande sensibilidade do parasita aos produtos utilizados.

    D) A leishmaniose visceral (LV), ou calazar, já se apresentou de forma endêmica em quase todo o território brasileiro, mas, na última década, foi controlada na maior parte dele, tendo sido registrados casos novos apenas nas regiões Norte e Nordeste.

    E) O calazar pode ocorrer de forma endêmica, epidêmica ou esporádica, dependendo, entre outros aspectos, das características do vetor e do reservatório animal.

A respeito de escorpionismo, assinale a opção correta.

    A) Nos casos de suspeita de escorpionismo, é necessária a realização de exame laboratorial para a confirmação do diagnóstico e do tipo de veneno circulante.

    B) O diagnóstico diferencial deve ser feito com acidente crotálico, que provoca quadro clínico local e sistêmico semelhante ao do escorpionismo.

    C) A presença de sintomas como sudorese profusa, agitação psicomotora, tremores, náuseas, vômitos, hipertensão ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, edema pulmonar agudo e choque indica diagnóstico de escorpionismo, mesmo na ausência de história de picada ou de identificação do animal.

    D) A intensidade das manifestações clínicas depende da quantidade de veneno inoculada, independentemente da faixa etária do paciente.

    E) No escorpionismo, o tempo entre o acidente e o início de manifestações sistêmicas graves é relativamente maior do que nos acidentes ofídicos.

No ciclo silvestre da doença, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e o homem participa como hospedeiro acidental. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica. Assim, o objetivo da vigilância epidemiológica é reduzir a incidência dessa doença no ciclo silvestre e impedir a sua transmissão urbana.
A doença cujo parasito se enquadra no ciclo de vida biológico descrito anteriormente é denominada

    A) febre maculosa brasileira.

    B) febre amarela.

    C) febre do Nilo Ocidental.

    D) leishmaniose tegumentar americana.

    E) leishmaniose visceral.

Com relação aos agentes etiológicos e aos vetores da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela no Brasil, assinale a opção correta.

    A) Os vírus são os agentes etiológicos dessas doenças, e todas elas podem ser transmitidas pelo mesmo vetor: insetos pertencentes ao gênero Aedes.

    B) Os agentes etiológicos da dengue e da febre amarela são vírus, e os da chikungunya e da zika são bactérias; todas essas doenças podem ser transmitidas pelo mesmo vetor: insetos pertencentes ao gênero Aedes.

    C) Os vírus são os agentes etiológicos dessas doenças, mas somente a febre amarela não pode ser transmitida pelo mesmo vetor.

    D) Os agentes etiológicos da dengue, da febre amarela e da zika são os vírus, e o da chikungunya é uma bactéria, que é transmitida por vetor diferente do daquelas doenças.

    E) Os agentes etiológicos da dengue, da chikungunya e da zika são vírus, enquanto o da febre amarela é um protozoário, que é transmitido por vetor diferente do daquelas doenças.

Um enfermeiro que compõe a equipe de auditoria em serviços de saúde no hospital público onde trabalha recebeu uma lista com diversos procedimentos de enfermagem em atenção básica realizados pelo estabelecimento. Ao checar a lista, ele constatou que um desses procedimentos não constava da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses/Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde, sendo, portanto, isento de alvo de ressarcimento.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção que indica um procedimento que possa corresponder ao identificado pelo enfermeiro como isento de alvo de ressarcimento.

    A) nebulização

    B) avaliação de oximetria

    C) terapia de reidratação oral

    D) aferição de pressão arterial

    E) administração de medicamentos

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para o controle da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.

    A) O acompanhamento clínico de crianças com tuberculose deve ser feito com frequência maior do que o de adultos.

    B) O serviço de saúde deve responsabilizar-se pela adesão ao tratamento quando o paciente recusa o tratamento diretamente observado (TDO).

    C) Profissionais de enfermagem, por terem maior exposição laboral ao agente causador da tuberculose, devem ser imunizados com a vacina BCG.

    D) A internação compulsória deve ser empregada como alternativa para contornar deficiências da rede de atenção ou eventual despreparo das equipes envolvidas.

    E) Para fins de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), considera-se tratamento diretamente observado (TDO) aquele executado apenas por profissionais de enfermagem.

Considerando-se os protocolos multiprofissionais de suporte básico de vida validados pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que

    A) os esforços na ressuscitação cardiopulmonar devem ser breves em pacientes sob overdose de drogas.

    B) o monitoramento da glicemia é um dos cuidados a serem tomados após uma bem-sucedida ressuscitação cardiopulmonar.

    C) pacientes em parada cardiorrespiratória devem ser avaliados pela escala de coma de Glasgow antes da decisão de não ressuscitação cardiopulmonar.

    D) a conduta mais segura no atendimento a um paciente em choque é considerá-lo como não hemorrágico enquanto não se confirmar a existência de hemorragia.

    E) a decisão de não ressuscitação cardiopulmonar é respaldada em caso de sinais de morte evidente, como perda da consciência e abolição do tônus muscular com imobilidade.

Com base nas normas regulamentadoras trabalhistas vigentes, especialmente as relativas à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), assinale a opção correta.

    A) Qualquer enfermeiro que seja membro da CIPA é protegido de desligamento arbitrário ou sem justa causa enquanto estiver no exercício do mandato.

    B) O enfermeiro responsável de cada setor deve aguardar ser procurado pela CIPA para informá-la sobre acidentes ou incidentes com possível exposição a patógenos.

    C) Treinamentos para a CIPA de serviços de saúde devem incluir, especificamente, noções sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida e medidas para sua prevenção.

    D) Trabalhadores de manutenção de equipamentos de serviços de saúde só devem receber capacitação em higiene pessoal caso sejam admitidos como membros da CIPA.

    E) Em estabelecimentos onde enfermeiros são contratados por empregadores distintos, é permitido que cada empregador implemente medidas de segurança independentes das medidas de prevenção de acidentes adotadas pela CIPA.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...