Questões de Engenharia Aeronáutica

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Uma asa apresenta a distribuição de circulação ao logo da sua envergadura dada por Γ(y) = Γ0 [1 – (2y / b)2]1/2 onde b é a envergadura da asa. A velocidade do escoamento é de 360 km/h em uma altitude onde a massa específica é de 0,8 kg/m3. O valor da sustentação no plano de simetria da asa é

  • A.

    100 Γ0 N/m

  • B.

    80 Γ0 N/m

  • C.

    50 Γ0 N/m

  • D.

    30 Γ0 N/m

  • E.

    1 Γ0 N/m

Uma asa elíptica, sem torção e formada com um único tipo de perfil, cuja área em planta vale 24 m2 e a envergadura 11 m, sustenta um avião que está com velocidade verdadeira de 360 km/h e pesa 35000 N. A altitude de voo corresponde a uma massa específica de 1,0 kg/m3. Pela teoria da linha sustentadora de Prandtl, o ângulo de ataque induzido se escreve como αi = CL / (π Λ), onde CL é o coeficiente de sustentação da asa e Λ, seu alongamento.

A velocidade induzida prevista pela teoria é de aproximadamente:

  • A.

    0,92 m/s.

  • B.

    1,66 m/s.

  • C.

    1,83 m/s.

  • D.

    3,66 m/s.

  • E.

    5,83 m/s.

Um dos componentes do sistema anemométrico dos aviões é o tubo de Pitot. Este equipamento, na realidade um sensor, é sensível à(s) seguinte(s) variável(is):

  • A.

    velocidade do vento.

  • B.

    velocidade do ar.

  • C.

    pressão estática.

  • D.

    pressão total.

  • E.

    pressão estática e velocidade do ar.

  • A.

    (1)- asa, (2)- profundores, (5)- empenagem horizontal

  • B.

    (1)- asa, (4)- profundores, (5)- leme

  • C.

    (2)- ailerons, (4)- estabilizador horizontal, (6)- estabilizador vertical

  • D.

    (3)- estabilizador horizontal, (4)- profundores, (6)- leme

  • E.

    (2)-ailerons, (3)- profundores, (6)- leme

Um avião convencional é composto basicamente por quatro partes: asa, fuselagem, empenagens e grupo moto-propulsor.

Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A função da asa é gerar a sustentação.

  • B.

    A fuselagem não produz sustentação.

  • C.

    Nas empenagens, não há força aerodinâmica.

  • D.

    O grupo moto-propulsor serve para vencer o arrasto e gerar boa parte da sustentação.

  • E.

    A principal função da fuselagem é gerar arrasto.

  • A.

    (1) e (2), somente.

  • B.

    (1), somente.

  • C.

    (2), somente.

  • D.

    (3), somente.

  • E.

    (1), (2) e (3).

  • A.

    na condição (4), nariz para a direita.

  • B.

    na condição (2), o nariz abaixa.

  • C.

    na condição (3), nariz para a esquerda.

  • D.

    na condição (1), o nariz abaixa.

  • E.

    na condição (4), nariz para a direita e para cima.

  • A.

    horário na configuração (3).

  • B.

    anti-horário na configuração (2).

  • C.

    horário na configuração (1).

  • D.

    anti-horário em (1) e (2).

  • E.

    horário em (2) e (3).

Considere um avião de transporte de passageiros típico. Imagine que esse avião encontra-se em voo nivelado, altitude e velocidade constantes. Nesta situação, existem quantos tipos de forças atuando no avião?

  • A.

    3

  • B.

    4

  • C.

    2

  • D.

    5

  • E.

    1

  • A.

    (2) é igual ao de (1)

  • B.

    (2) é ½ de (1)

  • C.

    (2) é ¼ de (1)

  • D.

    (2) é 2 vezes o de (1)

  • E.

    (2) é 4 vezes o de (1)

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