Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2012

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Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.

Uma das técnicas mais utilizadas para evitar o posicionamento da aeronave no coffin corner é o incremento da velocidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.

Nas aeronaves a jato atuais, evita-se a ocorrência de buffets com a utilização de um teto de serviço abaixo do coffin corner.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.

Uma aeronave situada no ponto coffin corner sujeita-se a dois tipos de buffets: o de alta e o de baixa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

À medida que, em uma aeronave, a reação é acelerada a certa fração de mach, a sua estabilidade direcional sofre oscilações em várias transições, de uma velocidade a outra, embora o mach trimmer seja programado para eliminar tais oscilações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

As deflexões nas pontas de uma asa enflechada durante o voo resultam em inversão dos comandos e, para evitar tal efeito, geralmente são empregados dois pares de ailerons externos, sendo dois deles usados apenas em regime de baixa velocidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

Dado o aprimoramento da engenharia aeronáutica, as aeronaves modernas utilizam regimes de cruzeiro com velocidades acima do mach de divergência de arrasto (drag divergence mach number), o que resulta em elevada economia de combustível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

O yaw damper, ou amortecedor de guinada, é um recurso viável por meio do qual se pode eliminar o dutch roll, sem a necessidade de alteração do desenho da aeronave.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itens.

Mudanças no formato das asas do tipo wing fences e wing lets contribuem para a redução do arrasto induzido, que é um subproduto da sustentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itens.

A posição do CP e do CG normalmente é dada, em polegadas, da corda média aerodinâmica, a partir do bordo de ataque, ou em porcentagem, a partir do datum line.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

O espaço aéreo superior tem limite vertical superior ilimitado, limite vertical inferior FL 245 inclusive, e limites laterais indicados nas Cartas de Rota (ERC).

  • C. Certo
  • E. Errado
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