Questões de Engenharia Aeronáutica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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O fator de carga é muito importante para o projeto estrutural de uma aeronave e é uma relação entre

  • A.

    a carga alar e a velocidade.

  • B.

    a velocidade, a carga alar e o coeficiente de sustentação.

  • C.

    a carga alar, a velocidade ao quadrado e o coeficiente de sustentação.

  • D.

    a força de sustentação e o arrasto.

  • E.

    o peso da asa e seu coeficiente de sustentação.

Numa asa pode ocorrer o fenômeno de divergência quando submetida a um carregamento aerodinâmico se:

  • A.

    o carregamento resultante ao longo da envergadura da asa é oscilatório.

  • B.

    o carregamento resultante ao longo da envergadura é fora do eixo elástico da asa que possui rigidez insuficiente.

  • C.

    a asa possuir apenas uma longarina principal.

  • D.

    a aeronave for sujeita a uma rajada de vento de 15 m/s.

  • E.

    a rigidez torcional for grande.

Há três tipos básicos de estruturas de fuselagens. São eles:

  • A.

    tubular, quadrada e circular.

  • B.

    tubular, cantilever e semirrígida.

  • C.

    hiperestática, semi-cantilever e cantilever.

  • D.

    semi-monocoque, monocoque e tubular.

  • E.

    tubular, portical e em casca com nervuras.

  • A.

    1 – velocidade de estol, 2 – velocidade de manobra, 3 – velocidade de máximo alcance, 4 – velocidade máxima, 5 – razão de subida, 6 – potência necessária e 7 – potência disponível.

  • B.

    1 – velocidade de taxiamento, 2 – velocidade de máxima autonomia, 3 – velocidade de máximo alcance, 4 – velocidade máxima, 5 – potência disponível, 6 – potência necessária e 7 – máxima potência.

  • C.

    1 – velocidade de estol, 2 – velocidade de máxima autonomia, 3 – velocidade de máximo alcance, 4 – velocidade máxima, 5 – excesso de potência, 6 – potência necessária e 7 – potência disponível.

  • D.

    1 – velocidade de planeio, 2 – velocidade de máxima autonomia, 3 – velocidade de máximo razão de subida, 4 – velocidade máxima, 5 – excesso de potência, 6 – potência necessária e 7 – potência disponível.

  • E.

    1 – velocidade mínima, 2 – velocidade de máxima razão de subida, 3 – velocidade de máximo alcance, 4 – velocidade de máximo alcance, 5 – excesso de carga, 6 – potência necessária e 7 – potência inicial.

O sistema anemométrico de uma aeronave é composto pelo tubo de pitot e das tomadas de pressão estáticas. Essas pressões alimentam os seguintes instrumentos:

  • A.

    altímetro, velocímetro e horizonte artificial.

  • B.

    velocímetro, acelerômetro e indicador da razão de planeio.

  • C.

    GPS, indicador da pressão dinâmica e horizonte artificial.

  • D.

    altímetro, velocímetro e indicador de razão de subida

  • E.

    indicador de razão de subida e velocímetro.

Dentre as ligas de titânio, as do tipo α+β, por exemplo a Ti-6Al-4V, frequentemente são utilizadas na indústria aeronáutica. As principais características destas ligas são:

  • A.

    baixa resistência à oxidação, possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica em torno de 600 a 1 200 MPa.

  • B.

    alta resistência à oxidação, possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica em torno de 600 a 1 200 MPa.

  • C.

    alta resistência à oxidação, não possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica abaixo de 600 MPa, por isso são conformadas facilmente.

  • D.

    alta resistência à oxidação, não possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica em torno de 600 a 1 200 MPa.

  • E.

    alta resistência à oxidação, não possuem propriedades magnéticas, e resistência mecânica acima de 1 600 MPa, o que justifica sua aplicação em elementos estruturais.

Aços ao carbono são materiais empregados em muitas aplicações. Com relação às suas propriedades, pode-se dizer que o aumento do teor de carbono provoca

  • A.

    aumento da dureza, aumento do limite de resistência à tração e aumento do alongamento.

  • B.

    aumento da dureza, aumento do limite de resistência à tração e diminuição do alongamento.

  • C.

    diminuição da dureza, aumento do limite de resistência à tração e aumento do alongamento.

  • D.

    diminuição da dureza, diminuição do limite de resistência à tração e consequente diminuição do alongamento.

  • E.

    aumento da dureza, diminuição do limite de resistência à tração e diminuição do alongamento.

Ligas de alumínio da série 7000 possuem resistência mecânica comparada a alguns aços. Um dos motivos é sua composição química, na qual o principal elemento é o

  • A.

    magnésio.

  • B.

    magnésio e silício.

  • C.

    silício.

  • D.

    zinco.

  • E.

    manganês.

Materiais compósitos são muito utilizados na construção de aeronaves e dentre estes destacam-se os reforçados por fibras de carbono e aramida (um dos nomes comerciais utilizados é o Kevlar). Comparando estas duas fibras, é possível afirmar que

  • A.

    fibras de carbono possuem resistência à tração muito maior (em torno de 4x) que as de Kevlar.

  • B.

    fibras de aramida possuem resistência à tração muito maior (em torno de 3x) que as de carbono.

  • C.

    em peças onde a rigidez estrutural é importante recomenda- se o uso de aramida ao invés do carbono.

  • D.

    em peças onde é necessária alta resistência ao cisalhamento e impacto recomenda-se a utilização de aramida.

  • E.

    a densidade da fibra de carbono em geral é a metade da fibra de aramida.

Polímeros são frequentemente utilizados em produtos da aviação. A escolha destes é fundamentada, dentre outras características, nas propriedades mecânicas que os dividem em termoplásticos, termorrígidos e flexíveis.

Considerando a reciclagem um fator importante para a escolha desses materiais, é correto afirmar que, em geral,

  • A.

    os termorrígidos e elastômeros podem ser reciclados.

  • B.

    os termorrígidos podem ser reciclados.

  • C.

    os flexíveis podem ser reciclados.

  • D.

    os termoplásticos e termorrígidos podem ser reciclados.

  • E.

    termoplásticos podem ser reciclados.

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