Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Lista completa de Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Combinação Linear entre dados obtidos por tecnologias espaciais de posicionamento tem sido uma alternativa adequada para tratamento dos dados, como, por exemplo, minimizar efeitos de natureza sistemática. Nesse sentido, é correto afirmar que:

  • A. as simples diferenças de pseudodistância ou de fase podem ser construídas envolvendo dois satélites, ou duas épocas, ou ainda dois receptores;
  • B. não pode ser obtida nenhuma combinação linear entre as observáveis da fase da portadora, por terem comprimentos de ondas diferentes;
  • C. as triplas diferenças entre pseudodistâncias garantem melhor precisão no cálculo de coordenadas, pois eliminam as ambiguidades das observações originais;
  • D. a combinação linear entre as observáveis de pseudodistância e da fase da portadora é, na verdade, uma redundância dos dados da pseudodistância, não melhorando, portanto, sua qualidade;
  • E. as duplas diferenças usando-se a pseudodistância ou a fase da portadora são difíceis de se obter, pois envolvem, simultaneamente, dois satélites, duas épocas e dois receptores.

A realização do ajustamento de observações é um procedimento habitual nas atividades que envolvem a Engenharia Cartográfica. Para que essa atividade não fique comprometida, é requisito básico à sua execução:

  • A. a coleta de observações sem erros aleatórios;
  • B. a existência de erros grosseiros de pequena magnitude;
  • C. a garantia de ter o número de equações iguais ao número de parâmetros;
  • D. a escolha adequada de modelo funcional e estocástico ao conjunto de observações;
  • E. a aplicação dos modelos paramétrico e condicionado simultaneamente ao conjunto de observações.

A determinação das coordenadas de uma estação foi feita via levantamento GPS, posicionamento relativo.

Os valores da matriz variância covariância das coordenadas da estação determinada são:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O sistema normal ATPA de um processo de ajustamento pelo modelo Paramétrico do Método dos Mínimos Quadrados se apresenta singular, ou seja, não é possível obter a inversa de Cayley-Hamilton. A causa do problema é:

  • A. a falta do processo iterativo;
  • B. a falta de injunção mínima para a solução do sistema;
  • C. a matriz peso apresentar covariância;
  • D. o sistema não ser simétrico;
  • E. o valor do sigma zero a priori ser igual a 1.

O engenheiro cartógrafo designado para assumir a elaboração de uma série de mapas temáticos em escala média, na fase de planejamento, optou por empregar a projeção cilíndrica de Cassini, que, apesar de não ser equivalente nem conforme, possui escala real no meridiano central e em linhas perpendiculares a este. Um subordinado contestou, com base no histórico do IBGE, e propôs que a produção desses documentos fosse feita na Projeção Policônica ou Conforme de Lambert.

Nesse caso, o subordinado está:

  • A. correto, pois deve-se levar em consideração a ortogonalidade entre meridianos e paralelos;
  • B. correto, pois deve-se levar em consideração a familiaridade dos usuários e os custos de produção;
  • C. correto, pois a projeção Policônica é mais simples de construir não ocasionando eventuais atrasos;
  • D. errado, pois a medição de direções é fundamental nesses documentos;
  • E. errado, pois a medição de áreas é fundamental nesses documentos.

Para iniciar um projeto temático, o engenheiro cartógrafo solicitou, para fins de compilação da base cartográfica necessária, uma folha da Carta Internacional do Mundo ao milionésimo e lhe entregaram o material relativo à folha SD-22 / Goiás. Sabendo-se que um dos dados que será representado possui as coordenadas 15° 22' SUL e 55° 33' OESTE, o engenheiro cartógrafo:

  • A. aceita o material entregue;
  • B. recusa e solicita a folha SC-22;
  • C. recusa e solicita a folha SE-22;
  • D. recusa e solicita a folha SD-21;
  • E. recusa e solicita a folha SD-23.

Com a mudança do Referencial Geodésico brasileiro, houve um impacto sobre o acervo das Cartas Topográficas do Mapeamento Sistemático disponíveis em meio analógico. Para produzir a folha SB-21 Z D no novo sistema (SIRGAS 2000), forneceram ao engenheiro cartógrafo um exemplar impresso no sistema SAD-69, uma mesa digitalizadora e um computador com uma versão atualizada do programa ArcGis. Os meios disponibilizados são:

  • A. suficientes, então engenheiro cartógrafo digitaliza matricialmente o documento e faz novo georreferenciamento;
  • B. suficientes, então engenheiro cartógrafo digitaliza vetorialmente o documento e converte as camadas para o novo sistema;
  • C. suficientes, então engenheiro cartógrafo digitaliza vetorialmente e constrói um reticulado no novo sistema de referência;
  • D. insuficientes, então engenheiro cartógrafo solicita outros equipamentos para realizar o trabalho;
  • E. insuficientes, então engenheiro cartógrafo solicita outros dados para realizar o trabalho.

Para elaboração de uma coleção de mapas sobre Recursos Hídricos (hidroquímica, hidrogeologia, superficiais e subterrâneos) da região sudeste, na escala 1:2.000.000, foram fornecidos ao engenheiro cartógrafo diversos mapas e informações de acordo com a tabela a seguir.

Considerando que os mapas serão produzidos por compilação cartográfica, o engenheiro cartógrafo:

  • A. aceita todos os dados, pois as escalas são compatíveis;
  • B. aceita apenas os dados C e D, pois são da mesma escala;
  • C. rejeita os dados B e F, por incompatibilidade de escala;
  • D. rejeita os dados A e E, por incompatibilidade de escala;
  • E. rejeita os dados C e D, por incompatibilidade de escala.

Ao conduzir uma generalização da rede hidrográfica no Pantanal Matogrossense, com rios muito extensos e cheios de meandros, o engenheiro cartógrafo estabeleceu que seria necessária uma redução de cerca de 30% na quantidade de pontos. Entre os vários algoritmos disponíveis, encontra-se o de Douglas-Peucker, considerado padrão de comparação por diversos autores. Mesmo assim, o engenheiro cartógrafo decide não utilizar esse algoritmo clássico porque:

  • A. provoca grande distorção na feição (deslocamento do eixo);
  • B. mantém poucos pontos críticos (estrutura da linha);
  • C. não preserva o grau de complexidade em termos das dimensões fractais;
  • D. apesar das vantagens, ele não trata a feição globalmente;
  • E. ao se adotar uma grande tolerância, podem surgir erros topológicos.

Certa instituição tem em seu arquivo um relevante conjunto de fotografias aéreas analógicas. O voo fotogramétrico recobre uma área estratégica, onde deverá ser implantado um projeto envolvendo grandes obras civis. De maneira a otimizar custos, tem-se como requisito aproveitar o conjunto de diapositivos. Para que possam ser trabalhados via processamento digital de imagens, será necessário realizar a conversão de analógicos para digitais. Sabendo-se que a resolução final das imagens (filme e câmara) no voo original é de 60 linhas por milímetro, deverá ser utilizado um scanner na digitalização dos diafilmes, com resolução em dpi de, no mínimo:

  • A. 600;
  • B. 900;
  • C. 1.200;
  • D. 1.500;
  • E. 1.800.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...