Questões de Engenharia de Pesca da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As espécies magras são mais adequadas à radiação ionizante do que as espécies com alto teor lipídico, pois o processo da irradiação

  • A. acelera a oxidação dos ácidos graxos insaturados na presença da vitamina E, ausente nas espécies com maior teor de lipídeos, devido à formação de radicais livres.
  • B. acelera a oxidação dos ácidos graxos insaturados, presente em pouca quantidade nas espécies gordurosas, devido à formação de radicais livres.
  • C. acelera a oxidação dos ácidos graxos insaturados, presentes em maior quantidade nas espécies de elevado teor lipídico, devido à formação de radicais livres.
  • D. oxida os ácidos graxos saturados, em quantidade mais elevada nas espécies com menor teor de lipídeos, devido à formação de radicais livres.
  • E. acelera a oxidação dos ácidos graxos insaturados, em quantidade mais elevada nas espécies com menor teor de lipídeos, devido à formação de radicais livres.

Durante a estocagem do pescado, quanto maior o número de ácidos graxos insaturados associados à presença de oxigênio, mais rápida é a oxidação. Este problema é um ponto crítico durante o processamento e armazenamento, pois interfere na qualidade nutricional, sabor e odor do produto final. A metodologia analítica indicada para o acompanhamento da oxidação lipídica no pescado é a medida

  • A. do ácido tiobarbitúrico.
  • B. do ácido acético.
  • C. do ácido lático.
  • D. do triptofano.
  • E. da lisina.

As tecnologias mais indicadas para o controle da oxidação lipídica em pescado são

  • A. congelamento e embalagem de polietileno.
  • B. glaceamento e embalagem de polietileno.
  • C. congelamento e glaceamento.
  • D. congelamento e embalagem à vácuo.
  • E. glaceamento e embalagem a vácuo.

As embalagens para produtos de pescado congelados devem permitir

  • A. proteção contra danos mecânicos, impermeabilidade ao oxigênio e ao vapor d’água e apresentar desempenho compatível com as baixas temperaturas.
  • B. proteção contra danos mecânicos, permeabilidade ao oxigênio e ao vapor d’água e apresentar desempenho compatível com as baixas temperaturas.
  • C. impermeabilidade ao oxigênio e ao vapor d’água e desempenho compatível com as altas temperaturas.
  • D. impermeabilidade ao oxigênio e permeabilidade ao vapor d’água e desempenho compatível com as baixas temperaturas.
  • E. proteção contra danos mecânicos, permeabilidade ao oxigênio, desempenho compatível com as baixas temperaturas e etiqueta de validade.

A estocagem congelada prolongada pode prejudicar a qualidade do pescado, pois ocorrem reações bioquímicas que podem comprometer as propriedades organolépticas do pescado. As propriedades organolépticas que devem ser inspecionadas são

  • A. temperatura e pH do produto.
  • B. cor, consistência e aroma para a espécie.
  • C. coliformes fecais e pH.
  • D. cor, aroma e temperatura.
  • E. perda de suco por cocção, pH e temperatura.

Para a execução da Política Estadual de Educação Ambiental no Estado do Maranhão, a Lei no 9.279/2010 estabelece as seguintes competências:

  • A. Compete à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais − SEMA elaborar, reproduzir e distribuir materiais educacionais regionais e contextualizados ao meio ambiente e culturas locais e revisar os materiais didáticos, para que sirvam de referência para a educação ambiental nas diversas etapas e modalidades de ensino da educação básica.
  • B. Compete à Secretaria de Estado de Educação realizar a educação ambiental no processo de licenciamento, assim como no planejamento e execução de obras, nas atividades, nos processos produtivos e outras atividades de gestão ambiental.
  • C. Compete ao Conselho Estadual de Educação e ao Conselho Estadual de Meio Ambiente desenvolver pesquisas e extensões sobre metodologias voltadas ao aprimoramento da abordagem da Educação Ambiental, bem como sobre práticas e tecnologias sustentáveis.
  • D. Compete às Instituições educativas da rede pública e privada financiar e participar da negociação do financiamento de programas, planos e projetos de Educação Ambiental.
  • E. Compete Compete às Instituições educativas da rede pública e privada financiar e participar da negociação do financiamento de programas, planos e projetos de Educação Ambiental.

Os recursos aquáticos são importantes, fazendo parte da cadeia alimentar, constituindo fonte de alimentos para as espécies envolvidas. Os microorganismos como, os fitoplânctons são importantes recursos aquáticos. Define-se fitoplâncton como:

  • A. comunidade vegetal microscópica, que flutua livremente nas diversas camadas da água, estando sua distribuição vertical restrita ao interior da zona eufótica, onde, graças à presença da energia luminosa, promove o processo fotossintético, responsável pela base da cadeia alimentar do meio aquático.
  • B. espécie vegetal microscópica, que atua livremente nas diversas camadas da água, estando sua distribuição vertical restrita ao interior da zona eutrófica, onde, graças à presença da energia luminosa, promove o processo fotossintético, responsável pela cadeia alimentar do meio aquático.
  • C. comunidade vegetal macroscópica, que flutua livremente nas diversas camadas da água, estando sua distribuição horizontal restrita ao interior da zona eutrófica, onde, graças à presença da energia elétrica, promove o processo fotossintético, responsável pela base da cadeia alimentar do meio aquático.
  • D. comunidade animal microscópica, que flutua livremente nas diversas camadas da água, estando sua distribuição vertical restrita ao interior da zona eufótica, onde, graças à presença da energia luminosa, promove o processo fotossintético, responsável pela base da cadeia alimentar do meio aquático.
  • E. comunidade vegetal microscópica, que flutua livremente nas diversas camadas da água, estando sua distribuição vertical restrita ao interior da zona eufótica, onde, a presença da energia eólica, promove o processo fotossintético, responsável pela cadeia alimentar do meio aquático.

Os recursos aquáticos conhecidos como zooplânctons são definidos como:

  • A. conjunto de animais suspensos ou que nadam na coluna de água, incapazes de sobrepujar o transporte pelas correntes, devido ao seu pequeno tamanho ou à sua grande capacidade de locomoção.
  • B. conjunto de animais suspensos ou que nadam na coluna de água, capazes de sobrepujar o transporte pelas correntes, devido ao seu tamanho ou à sua capacidade de locomoção.
  • C. espécies de animais que nadam na coluna de água, capazes de sobrepujar o transporte pelas correntes, devido ao seu pequeno tamanho ou à sua pequena capacidade de locomoção.
  • D. conjunto de animais suspensos ou que nadam na coluna de água, incapazes de sobrepujar o transporte pelas correntes, devido ao seu pequeno tamanho ou à sua pequena capacidade de locomoção.
  • E. espécies de animais suspensos ou que nadam na coluna de água, incapazes de sobrepujar o transporte pelas correntes, devido ao seu grande tamanho ou à sua capacidade de locomoção.

A totalidade das espécies de peixes de uma região é conhecida como

  • A. macrofauna.
  • B. mesofauna.
  • C. ictiofauna.
  • D. fauna aquática.
  • E. aquafauna.

Com a redução dos cardumes devido à pesca predatória e à vigilância crescente das instituições de controle do meio ambiente, a pesca tende a não se expandir muito a médio prazo. A tendência de preenchimento desse espaço de mercado, não suprido pela pesca predatória, é que seja ocupado por

  • A. peixes e crustáceos importados.
  • B. peixes e crustáceos cultivados.
  • C. peixes e crustáceos enlatados.
  • D. moluscos e crustáceos enlatados.
  • E. peixes e moluscos importados.
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