Questões de Engenharia Elétrica

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A figura abaixo representa um medidor indutivo de vazão, cujo princípio de medição baseia-se no fenômeno de que um condutor elétrico em movimento, submerso em um campo magnético, faz surgir uma força eletromotriz (f.e.m.) induzida.

Basicamente, o instrumento é composto por um tubo cilíndrico de material não-magnético e isolado eletricamente na parte interna, duas bobinas fixadas no tubo em lados opostos para a geração do fluxo magnético e dois eletrodos fixados perpendicularmente em relação às bobinas.

Para que haja tensão induzida, é necessário que o fluido tenha uma condutibilidade elétrica mínima de 0,5μS/cm, o que ocorre com praticamente todos os fluidos de uso industrial.

Analisando a formação desse instrumento, pode-se afirmar que a tensão induzida nos eletrodos(Um), a densidade de fluxo magnético (B) e a vazão (Q) se relacionam, proporcionalmente, segundo a representação

  • A.

    Um ~ B2.Q

  • B.

    Um ~ B.Q2

  • C.

    Um ~ B.Q

  • D.

    Um ~ B / Q

  • E.

    Um ~ Q / B

Para o controle de temperatura de um determinado processo (entre 0ºC e 50ºC) foi implementado um termômetro eletrônico que produz uma tensão DC (entre 0 e 50 mV) proporcional à temperatura, conforme o esquema abaixo.

A tensão DC desse circuito deve ser aproveitada tanto para o sistema de controle eletrônico de temperatura como para que um galvanômetro indique o seu valor continuamente.

Tem-se disponível um galvanômetro de bobina móvel (miliamperímetro) com as seguintes especificações:

Com base nessas informações, o esquema elétrico correto do circuito do medidor para que a indicação do galvanômetro entre 0 e 1 mA corresponda à temperatura medida entre 0oC e 50oC é

Dados: corrente de fundo de escala ⇒ Imáx = 1 mA

              resistência interna ⇒ Ri = 10 Ω

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considere o circuito abaixo:

O valor da ddp entre A e B, em Volt, é:

  • A. 30.
  • B. 130.
  • C. 220.
  • D. 78.
  • E. 29.

Considere o circuito retificador a seguir:

Nessas condições, a corrente média na carga, em A, vale:

  • A. 16,4.
  • B. 18,5.
  • C. 24,8.
  • D. 29,6.
  • E. 30,3.

Em instalações elétricas industriais, hoje em dia é amplamente utilizado o controle de velocidade nos motores elétricos com rotor em curto-circuito, onde antigamente, para essa finalidade, predominava o emprego de motores de corrente contínua. Tal aplicação torna-se possível com o uso de:

  • A. chave estrela-triângulo.
  • B. inversores de frequência.
  • C. chave compensadora.
  • D. conexão Dahlander.
  • E. chaves softstarters.

Uma instalação é suprida por um transformador trifásico de 112,5 kVA-13.800/220-127 V e de impedância percentual 5% que, por sua vez, encontra-se instalado em uma rede de distribuição primária cuja potência subtransitória de curto-circuito é de 250 MVA. Nessas condições, o valor eficaz da componente alternada da corrente de curto-circuito nos primeiros ciclos, em kA, vale:

  • A. 6,44.
  • B. 10,25.
  • C. 15,15.
  • D. 12,00.
  • E. 25,00.

Um transformador trifásico de 1500 kVA possui uma impedância percentual de 5,5%. Considerando que o mesmo é ligado em 11.400/380 V, o valor da sua impedância ôhmica é de:

  • A. 1,7.
  • B. 2,7
  • C. 3,7.
  • D. 4,7.
  • E. 5,7

Dentre as características e fenômenos suscetíveis de gerar perturbações ou comprometer o desempenho satisfatório da instalação elétrica, podem ser citados alguns exemplos, como os abaixo relacionados, com EXCEÇÃO de:

  • A. o desligamento de emergência.
  • B. o fator de potência.
  • C. as harmônicas.
  • D. as correntes iniciais ou de energização.
  • E. o desequilíbrio de fases.

Com relação ao dispositivo conhecido como aterramento temporário, é correto afirmar que em serviços de manutenção na rede elétrica aérea de média tensão, após sua desenergização, deve ser instalado sempre:

  • A. próximo à fonte geradora de corrente elétrica.
  • B. imediatamente depois do transformador mais próximo localizado em poste.
  • C. antes do ponto de execução do serviço, no sentido da fonte para a carga.
  • D. imediatamente antes do transformador mais próximo localizado em poste.
  • E. entre o ponto de execução do serviço e a carga.

A afirmativa a seguir se refere às questões de números 37, 38, 39 e 40.

A potência total suprida a um motor de indução do tipo gaiola, trifásico, é 5.500 W e as perdas correspondentes ao estator são 200 W.

A potência eletromagnética total desenvolvida, em W, é:

  • A. 5035.
  • B. 5025.
  • C. 4965.
  • D. 4925.
  • E. 4895.
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