Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2015

Lista completa de Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética. Veja as afirmações a seguir e marque o item CORRETO.

I. Carga elétrica é a propriedade das partículas subatômicas que determina as interações eletromagnéticas dessas.

II. Campo elétrico é o efeito produzido por uma carga no espaço que a contém, o qual pode exercer força sobre outras partículas carregadas.

III. Potencial elétrico é a capacidade de uma carga elétrica de realizar trabalho ao alterar sua posição.

IV. Corrente elétrica é a quantidade de carga que ultrapassa determinada secção por unidade de tempo.

  • A. I e II estão corretas.
  • B. I e IV estão corretas.
  • C. Apenas a III está correta.
  • D. Todas estão corretas.

O motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, no setor industrial, pois, combinam as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. Sobre o assunto, marque o item CORRETO.

  • A. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio, quando está conduzindo a eletricidade contida dentro de um campo magnético.
  • B. Cargas em movimento não induzem correntes elétricas, então, podemos concluir que as correntes elétricas pouco interagem entre si.
  • C. Os motores elétricos são compostos de elementos estáticos, mas nele não se encontra toda a parte da fiação eletromagnética.
  • D. Um motor elétrico e composto de dois grandes ímãs que sempre são trocados, um comutador, duas escovas e um eletroímã, feito enrolando-se fio ao redor de uma peça de metal.

Sobre instalações elétricas, assinale o item que corresponde à informação FALSA.

  • A. As instalações elétricas são projetadas de acordo com normas e regulamentações definidas, principalmente, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.
  • B. Os conceitos de “proteção básica” e de “proteção supletiva” correspondem, respectivamente, aos conceitos de “proteção contra contatos diretos” e de “proteção contra contatos indiretos” vigentes até a edição anterior desta Norma.
  • C. Um Sistema Elétrico de Potência, SEP, pode ser definido como o conjunto de equipamentos e instalações para a geração e transmissão de grandes blocos de energia.
  • D. Em cada cômodo ou dependência não há a obrigatoriedade de haver pelo menos um ponto fixo de luz fixo no teto, comandado por interruptor.

Dos itens abaixo, marque aquele que apresenta somente elementos de automação.

  • A. Válvulas pneumáticas, Fins de curso, Reles.
  • B. CLP, Contateiras elétricas, Amperímetro.
  • C. Cilindros pneumáticos, Voltímetro, Botoeiras elétricas.
  • D. Fins de curso, Motores elétricos, Galvanômetro.

Todo o processo de desenvolvimento e criação dentro da engenharia está intimamente ligado à expressão gráfica. O desenho técnico representa o que deve ser executado ou construído, representa em gráficos e diagramas os resultados de estudos feitos, apresenta soluções gráficas que podem substituir muitos cálculos, além de poder também desenvolver o raciocínio, o senso de rigor geométrico e o espírito de iniciativa e de organização. Marque o item CORRETO.

  • A. Desenhos projetivos são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas.
  • B. Desenhos não-projetivos são, na maioria dos casos, desenhos resultantes de planos de projeções e correspondem às perspectivas.
  • C. Os desenhos projetivos são utilizados para representação das diversas formas de gráficos, diagramas, esquemas, ábacos, fluxogramas, etc.
  • D. Os desenhos não-projetivos compreendem a maior parte dos desenhos feitos nas indústrias.

A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações na sociedade e na indústria mecânica. Por se tratar de uma ciência tão abrangente e necessária em tantas atividades humanas, a metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos de todas as medições que são realizadas nas mais diversas ciências e tecnologias. Analise as afirmações.

I. A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.

II. A Metrologia Industrial, que controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.

III. A Metrologia Legal, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.

  • A. I e II estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. Apenas a I está correta.
  • D. Todas estão corretas.

Ao longo dos anos, para suprir as necessidades da sociedade, surgiram as técnicas de fabricação e houve um acentuado aperfeiçoamento das mesmas, de modo que existe hoje uma grande variedade de materiais e processos de fabricação, os quais são utilizados para produzir desde esfera de aço de 0,25 mm de diâmetros até produtos sofisticados como jatos supersônicos. Grande parte da manufatura destes elementos se deve aos conhecimentos aplicados na conformação dos metais. Marque o item CORRETO.

  • A. Entende-se como conformação dos metais a modificação de um corpo metálico para outra forma definida. Os processos de conformação podem ser divididos em dois grupos: processos metalúrgicos nos quais as modificações de forma estão relacionadas com baixas temperaturas e processos mecânicos nos quais as modificações são provocadas pela aplicação de tensões externas.
  • B. Os processos metalúrgicos subdividem-se em conformação por solidificação (temperatura adotada superior ao ponto de fusão do metal) e conformação por sinterização, cuja temperatura de processamento é superior ao ponto de fusão do metal.
  • C. Os processos mecânicos são constituídos pelos processos de conformação plástica (tensões aplicadas inferiores ao limite de resistência à ruptura do material) e pelos processos de conformação por usinagem (tensões aplicadas superiores ao limite de resistência à ruptura do material com geração de cavaco).
  • D. As propriedades mais comuns dos materiais metálicos são: resistência à ruptura, dureza, tenacidade (capacidade de absorver energia na região plástica), resistência ao impacto, pouca resistência à corrosão e resistência ao desgaste.

Sobre corrente contínua e corrente alternada, marque a opção INCORRETA:

  • A. A corrente alternada é aquela que é gerada nas usinas e percorre grandes distâncias até chegar às tomadas de nossas casas. A característica dela é que não tem uma polarização, ou seja, não possui um polo positivo e outro negativo definidos como ocorre na corrente contínua.
  • B. A corrente contínua é aquela que possui não os dois polos definidos. Como não possui polos definidos, o sentido dos elétrons se torna indefinido também, ou seja, podendo partir do polo positivo para o negativo ou vice e versa.
  • C. A corrente alternada é usada na transmissão em longa distância porque não ocorrem perdas de energia.
  • D. A corrente contínua pode ser encontrada principalmente em pilhas e baterias, geralmente em tensões baixas. Ela não é usada em transmissões de alta tensão e de grande distância porque como possui um sentido único, exigiria muita força pra "empurrar" os elétrons. Isso ocasionaria grandes perdas de energia.

Analise as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA:

I. A tensão elétrica está relacionada com a energia necessária para o deslocamento de cargas elétricas. Também conhecida por voltagem ou diferença de potencial. É representada pelas letras V, v ou v(t). A unidade de medida de tensão elétrica é o Volt (V) e também podem ser usados múltiplos e submúltiplos como: kilovolt(kV), milivolt(mV), entre outros.

II. Resistência elétrica é a oposição dos materiais à passagem da corrente elétrica, ou mais precisamente, ao movimento de cargas elétricas. O elemento ideal usado como modelo para este comportamento é o resistor. Representa-se a resistência pela letra R. A unidade de medida de resistência é o Coulomb (C), mas é muito frequente o uso de múltiplos como o kilocoulomb (kC) e o megacoulomb (MC) e submúltiplos como o milicoulomb (mC) e microcoulomb (μC).

III. Potência é a energia por unidade de tempo, fornecida ou recebida por um elemento e é igual ao produto da tensão entre os terminais do elemento pela corrente que o atravessa. Representa-se a potência pela letra P e sua unidade de medida é o Watt (W). Normalmente se usam como múltiplos do Watt o kilowatt (kW) e o megawatt (MW) e como submúltiplos o miliwatt (mW) e o microwatt (μW).

  • A. I e II estão corretas.
  • B. I e III estão corretas.
  • C. Apenas a II está correta.
  • D. Todas estão corretas.

No inicio do século 19, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) descobriu duas leis que determinam a resistência elétrica dos condutores. Essas leis, em alguns casos, também valem para os semicondutores e os isolantes. Sobre as Leis de Ohm, marque apenas o item CORRETO.

  • A. A primeira lei de Ohm é descrita na seguinte situação: Considere um fio feito de material condutor. As extremidades desse fio são ligadas aos polos de uma pilha. Desse modo, a pilha estabelece uma diferença de potencial no fio condutor e, consequentemente, uma corrente elétrica. Para se determinar o valor da corrente elétrica, coloca-se em série no circuito um amperímetro e, em paralelo, um voltímetro que permitirá a leitura da tensão.
  • B. De acordo com a segunda lei de Ohm, a resistência depende apenas do comprimento do condutor e do material de que ele é feito. A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e muda de acordo com o material que o condutor é feito.
  • C. A resistência elétrica é uma constante calculada da seguinte maneira: R = U x i, onde "U" é a diferença de potencial e "i" é a corrente elétrica.
  • D. A primeira lei de Ohm estabelece que o produto entre a diferença de potencial e a corrente elétrica em um condutor é igual a resistência elétrica desse condutor. Vale salientar que a explicação foi desenvolvida tendo como base um condutor de resistência variável. É por isso que condutores desse tipo são chamados de condutores ôhmicos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...