Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Um compressor deve alcançar uma pressão de 400bar e deve aspirar uma quantidade de ar próximo a 1000Nm3/h. Nessa condição de operação, o tipo de compressor mais adequado é o compressor:

  • A. de êmbolo;
  • B. rotativo;
  • C. turbocompressor axial;
  • D. turbocompressor radial;
  • E. de fuso rosqueado.

Nas indústrias, a manutenção de equipamentos se divide, basicamente, em dois grandes grupos: a manutenção planejada e a não planejada.

Um tipo de manutenção não planejada é:

  • A. terotecnologia;
  • B. manutenção preditiva;
  • C. manutenção preventiva;
  • D. manutenção corretiva;
  • E. TPM (Manutenção Produtiva Total).

O objetivo global da manutenção produtiva total (TPM) é a melhoria da estrutura da empresa em termos materiais e humanos e, assim, melhorar o rendimento operacional global.

Uma medida a ser tomada para implementação desse programa é:

  • A. assegurar que a manutenção dos equipamentos seja realizada por equipes específicas, isto é, impedir que os operadores façam manutenções voluntárias;
  • B. desestimular modificações nos projetos originais das máquinas em operação, mesmo que para melhoria do rendimento;
  • C. treinar os operadores das máquinas para supervisionarem e atuarem como mantenedores em primeiro nível;
  • D. treinar cada mantenedor para atuar em partes específicas dos equipamentos;
  • E. projetar as máquinas, idealmente, para receberem manutenção em intervalos curtos e regulares de tempo.

Uma empresa fabrica e entrega seus produtos para diferentes pontos de consumo e quer diminuir o número de produtos devolvidos. Para tanto, investigou o número de ocorrências geradoras de devolução (denominadas D1, D2, D3, D4 e D5) e construiu o diagrama apresentado na figura a seguir.

Para que pelo menos 80% dos problemas com devolução de produtos seja resolvido, a empresa deverá criar um programa de ação envolvendo, no mínimo, as ocorrências:

  • A. D1;
  • B. D1 e D2;
  • C. D1, D2 e D3;
  • D. D1, D2, D4 e D5;
  • E. D1, D3, D4 e D5.

A tabela a seguir é parte de um FMECA realizado em uma empresa.

Nessa tabela, apresentam-se os escores associados à severidade, ocorrência e detecção de defeitos nos diferentes componentes (1, 2, 3 e 4) listados.

A opção que apresenta esses componentes ordenados de forma crescente em relação à prioridade de risco (NPR) é:

  • A. 2, 3, 1 e 4;
  • B. 3, 2, 4 e 1;
  • C. 3, 4, 1 e 2;
  • D. 4, 2, 3 e 1;
  • E. 4, 3, 2 e 1.

Em uma empresa, durante 720 dias, foram analisadas 20 máquinas de refrigeração que contêm, cada uma, 1 compressor operando durante todo o dia. Cada compressor é constituído por 2 mancais que apresentaram 20 falhas por desgaste no período.

Desse modo, a probabilidade de falha desse componente em 1440 dias de operação é de:

  • A. ½;
  • B. e-2;
  • C. 1- e-2;
  • D. e-4;
  • E. 1- e-4.

A série ISO 9000 é composta por um conjunto de documentos básicos. O documento que determina a gestão da qualidade e os elementos de sistemas da qualidade na área de serviços é a ISO:

  • A. 9001
  • B. 9002
  • C. 9003
  • D. 9004-1;
  • E. 9004-2.

Um motor elétrico de 12 polos opera em uma rede com frequência de 60Hz. Sabendo-se que o escorregamento do motor vale 5%, a velocidade nominal de operação é de:

  • A. 570rpm;
  • B. 600rpm;
  • C. 630rpm;
  • D. 684rpm;
  • E. 720rpm.

No depósito de uma fábrica, ocorre um pequeno incêndio, envolvendo a queima de alguns metais pirofosfóricos, como magnésio e alumínio.

Para extinguir esse incêndio, deve-se utilizar extintores contendo:

  • A. pó químico;
  • B. água;
  • C. compostos halogenados;
  • D. espuma mecânica;
  • E. gás carbônico.

A seguir, apresentam-se as quatro fases de um motor funcionando em um ciclo Diesel de 4 tempos:

1) O pistão sobe e as válvulas de admissão e escape estão fechadas.

2) O pistão sobe, estando a válvula de escape aberta e a de admissão fechada.

3) O pistão desce, estando a válvula de admissão aberta e a de escape fechada.

4) O pistão desce, acionado pela força de expansão dos gases queimados. As válvulas de admissão e escape estão fechadas.

As fases 1, 2, 3 e 4 são conhecidas, respectivamente, como:

  • A. admissão, compressão, combustão e escape;
  • B. admissão, escape, compressão e combustão;
  • C. compressão, escape, admissão e combustão;
  • D. compressão, admissão, escape e combustão;
  • E. compressão, admissão, combustão e escape.
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