Questões de Engenharia Naval do ano 2012

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Os prumos são elementos estruturais utilizados para aumentar a rigidez do chapeamento

  • A. das anteparas
  • B. do fundo
  • C. do teto do duplo fundo
  • D. do costado
  • E. dos conveses

Em um projeto da estrutura de um navio, estão presentes as seguintes situações.

• As unidades de chapeamento do fundo principal possuem comprimento na direção longitudinal cinco vezes maior que seu comprimento da direção transversal.

• As unidades de chapeamento do convés possuem comprimento na direção transversal cinco vezes maior que seu comprimento da direção longitudinal.

Analisando-se essas situações, constata-se que os sistemas de cavernamento desse navio para o fundo e para o convés são, respectivamente,

  • A. longitudinal e transversal
  • B. longitudinal e misto
  • C. misto e transversal
  • D. misto e longitudinal
  • E. transversal e longitudinal

  • A. ajustar a espessura das chapas
  • B. ajustar o comprimento e a largura das chapas
  • C. promover o desempeno das chapas
  • D. preparar a superfície para pintura
  • E. remover eventuais carepas de laminação

Deseja-se cortar para a fabricação da estrutura de um navio 15 peças que totalizam 21,6 m2. A chapa utilizada nesse processo tem 36 m2. Se a eficiência da operação de nesting é igual a 75%, qual a sobra útil da chapa em m2?

  • A. 4,0
  • B. 4,8
  • C. 5,5
  • D. 6,4
  • E. 7,2

A data chave que marca o início da construção de um navio, no dique ou na carreira, denomina-se

  • A. batimento de quilha
  • B. lançamento
  • C. docagem
  • D. entrega
  • E. desdocagem

O corte das chapas de aço e de alumínio num estaleiro pode ser realizado por processos mecânicos e térmicos. Para o corte mecânico, utilizam-se normalmente quais máquinas?

  • A. Calandra e prensa
  • B. Calandra e guilhotina
  • C. Prensa e guilhotina
  • D. Serra e calandra
  • E. Serra e guilhotina

Dentro das oficinas de estruturas navais dos estaleiros, é comum realizar a movimentação e elevação de pesos através de equipamentos que requerem suporte em ambos os lados, ao longo de todo comprimento a ser percorrido na oficina. Esse equipamento denomina-se

  • A. guindaste
  • B. guincho
  • C. pórtico
  • D. ponte rolante
  • E. mesa com roldanas

  • A. + 0,78
  • B. + 0,39
  • C. + 0,34
  • D. – 0,44
  • E. – 0,88

O componente das tintas, responsável direto pela continuidade e formação da película, é denominado

  • A. aditivo
  • B. solvente
  • C. pigmento
  • D. veículo volátil
  • E. veículo não volátil

  • A. 1.000
  • B. 1.100
  • C. 1.250
  • D. 1.500
  • E. 1.600
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