Questões sobre Conceitos e Dados Importantes

Lista completa de Questões sobre Conceitos e Dados Importantes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um modelo linear generalizado deve ser adotado para estudar a relação entre o tempo Y (em dias) até a ocorrência de um defeito em uma unidade de refino de petróleo e o investimento x (em reais) feito em supervisão da unidade. Se μ = E(Y|x), qual a função de ligação adequada?

  • A. ln(μ)
  • B. eμ
  • C. μeμ
  • D.
  • E.

Ao elaborar um plano de pesquisa qualitativa, na perspectiva fenomenológica, o pesquisador deve privilegiar

  • A.

    a distribuição randômica dos sujeitos nos grupos.

  • B.

    a distribuição dos sujeitos no grupo.

  • C.

    a relação que se estabelece entre o pesquisador e o pesquisado.

  • D.

    as técnicas de pesquisa, pois o campo pouco interferirá em seus dados.

  • E.

    os dados estatísticos obtidos no trabalho de campo.

As pesquisas quantitativas que utilizam instrumentos estruturados são adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, sendo que esses devem ser representativos de um determinado universo, para que os achados possam ser generalizados e projetados para aquele universo.

PORQUE

As pesquisas quantitativas devem ser usadas quando se tem por objetivo a busca de percepções e o entendimento sobre a natureza geral de um universo.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Nas pesquisas qualitativas, com relação aos procedimentos, são frequentes as seguintes modalidades de investigação:

  • A. pesquisa participante, pesquisa experimental, survey e história de vida.
  • B.

    pesquisa-ação, estudo de caso, levantamento e survey.

  • C.

    pesquisa participante, estudo de caso etnográfico, pesquisa-ação e pesquisa experimental.

  • D.

    pesquisa colaborativa, pesquisa participante, pesquisa experimental e observação controlada.

  • E.

    pesquisa participante, pesquisa-ação, estudo de caso e história de vida.

Pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade, sendo participativa e de controle reduzido.

PORQUE

Os participantes da pesquisa qualitativa podem direcionar o rumo da pesquisa em suas interações com o pesquisador.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

A partir dessa visão, pode-se afirmar que a pesquisa qualitativa é aplicada nas situações em que a evidência qualitativa

I - substitui a simples informação estatística relacionada a épocas atuais e/ou passadas;

II - captar dados psicológicos que são reprimidos ou não facilmente articulados como atitudes, motivos, pressupostos, quadros de referência, etc.;

III - foca, por meio da observação, indicadores do funcionamento de estruturas e organizações complexas que são difíceis de mensurar quantitativamente;

IV - demanda a comprovação das variáveis previamente levantadas para a investigação como condição para que o resultado seja aceito como verdadeiro;

V - exige que o pesquisador defina uma problemática de pesquisa e, a partir disso, estabeleça um escopo para ser pesquisado na literatura pertinente.

Aplica-se a pesquisa qualitativa APENAS nas situações

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e V.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

A figura acima ilustra um tabuleiro de xadrez, em que ai, j representa a casa do tabuleiro localizada na linha i e na coluna j. Uma pedra é inicialmente colocada na casa ai, j, uma das 64 casas do tabuleiro. Em seguida (passo 1), a pedra é movimentada, aleatoriamente, para uma das posições vizinhas: ai,1, j; ai + 1, j; ai, j - 1 ou ai, j + 1, e assim sucessivamente para os passos seguintes. Com isso, em cada passo, a pedra pode ser movimentada para uma das posições vizinhas permitidas. A escolha das posições vizinhas para onde a pedra poderá ser movimentada é feita com probabilidades iguais, dependendo do número de posições permitidas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

O movimento da pedra no tabuleiro representa um processo estocástico denominado cadeia de Markov.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

Enquanto a regra do ponto extremo noroeste ignora os custos de transporte, o método da aproximação de Vogel visa determinar uma boa solução inicial, alocando grandes quantidades de transportes a rotas com baixo custo c i, j.

  • E. Errado
  • C. Certo

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

O problema de transporte é um caso específico de um problema de programação linear; esse problema tem aplicações em áreas não relacionadas a transporte físico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

O problema de transporte pode ser resolvido por um método simplex aperfeiçoado para o problema, construindo-se iterativamente soluções básicas até que uma solução ótima seja encontrada. Se todas as quantidades si e dj forem valores inteiros, então todas as variáveis básicas serão também inteiras.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...