Questões sobre Dados, Quadros e Tabelas

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A tabela acima apresenta uma distribuição hipotética das quantidades de eleitores que não votaram no segundo turno da eleição para presidente da República bem como os números de municípios em que essas quantidades ocorreram. Com base nessa tabela, julgue os itens segunites, relativos à análise exploratória de dados.

Na tabela de frequências, o uso de intervalos de classe permite concluir que a variável em questão é contínua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à Análise Multivariada de dados, considere os objetivos a seguir. I – Redução de variáveis II – Interpretabilidade III – Separação das observações em grupos IV – Determinação de relações através de variáveis não observáveis São objetivos da análise de componentes principais

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Um bom teste, como qualquer outro instrumento de medida, deve ser fidedigno e válido. Normalmente são utilizados três métodos para estimar a fidedignidade de um teste: teste-reteste, formas paralelas e Método das duas Metades. O Método das duas Metades é a correlação entre os escores do estudante em

  • A.

    duas metades de um teste (usualmente itens ímpares e pares), ajustados de acordo com o uso da fórmula de Spearmam Brown.

  • B.

    duas metades de um teste (usualmente pares), ajustados de acordo com o uso da fórmula de Spearmam Brown.

  • C.

    duas metades de um teste (usualmente itens ímpares), ajustados de acordo com o uso da fórmula de Spearmam Brown.

  • D.

    uma das duas metades de um teste (usualmente itens ímpares e pares), ajustados de acordo com o uso da fórmula de Spearmam Brown.

  • E.

    uma das duas metades de um teste (usualmente itens ímpares e pares), ajustados em duas formas paralelas.

Considere que um perito tenha efetuado um estudo acerca do tempo gasto — X —, em meses, por empresas notificadas para quitar suas pendências com a Previdência Social. Uma amostra de 35 empresas notificadas com pendências foi selecionada de um banco de dados da Previdência. A partir dessa amostra, o perito fez uma análise exploratória da variável X, cujos resultados são apresentados a seguir.

 

Com base nessas informações, julgue os itens de 61 a 66.

O diagrama apresentado a seguir é o resumo dos 5 números para a distribuição de X.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. 9 h 22 min
  • B. 9 h 23 min
  • C. 9 h 24 min
  • D. 9 h 25 min
  • E. 9 h 26 min

  • A. 13 min
  • B. 14 min
  • C. 15 min
  • D. 16 min
  • E. 17 min

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O valor da estatística -c de Stuart é maior que 0,05.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que em um estudo sobre determinada característica quantitativa de criminosos de quatro categorias independentes, os valores observados e registrados genericamente na tabela abaixo não seguem a distribuição normal de probabilidade.

Assim, é correto afirmar que na comparação das quatro categorias deve-se supor que as quatro categorias não diferem naquela característica e, a rigor, aplicar:

  • A.

    Análise de Variância

  • B.

    Teste Qui-quadrado

  • C.

    Teste de Friedman

  • D.

    Teste de Kruskal-Wallis

Analisando-se os dados em relação ao conjunto desses filhos, conclui-se corretamente que

  • A.

    há, ao todo, 32 filhos.

  • B.

    há exatamente 8 filhos que não possuem qualquer irmão.

  • C.

    há exatamente 10 filhos que possuem um único irmão.

  • D.

    há mais de 30 filhos que possuem mais de um irmão.

  • E.

    o número de filhos que não possuem qualquer irmão é maior do que o número de filhos que possuem pelo menos um irmão.

A tabela de contingência a seguir foi obtida para se testar homogeneidade entre as proporções de conceitos obtidos em um exame nacional com dois métodos de ensino:

O valor da estatística qui-quadrado usual para esses dados é:

  • A.

    6.

  • B.

    12.

  • C.

    18.

  • D.

    24.

  • E.

    36.

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