Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Resolução Estadual nº 69, de 01 de abril de 1997 aprova a Norma Técnica complementar para orientar quanto ao funcionamento e as condições físicas e sani- tárias referentes aos serviços de inalação, pequenos curativos, guarda de medicamentos biológicos.O artigo 15 prevê as especificações para a guarda de medica- mentos biológicos inclusive vacinas, em geladeira. Das afirmativas a seguir, qual não atende adequadamente essas especificações?
edicamentos biológicos devem ser armazena- dos em geladeira apropriada, com baixa variação de temperatura interna, entre 2ºC a 8ºC ou limite indica- do pelo fabricante, e é vedado o uso de geladeira tipo "frigobar" ou "duplex"
medicamentos biológicos liofilizados cuja tempera- tura de conservação seja acima de 10ºC poderão ser armazenados na porta da geladeira
Poderá haver a guarda de outros medicamentos, em uma mesma prateleira da geladeira.
É obrigatório haver um registro de controle da tem- peratura, no mínimo três vezes ao dia, através de termômetro de máxima e mínima em ficha de contro- le preconizada por essa norma.
a geladeira para guarda de medicamentos biológi- cos, não poderá ocorrer a guarda de alimentos de nenhuma espécie
Paciente com obesidade mórbida necessita fazer uma cirurgia bariátrica, porém precisa perder, no mínimo, 30 kg em um período de 2 meses. Começou um tratamento com anfepramona 25mg (Dualid) e, após 1 mês de tratamento, houve redução de peso de apenas 10 kg, o medicamento não correspondia mais ao efeito desejado. Em nova visita ao médico, este aumentou a dose do medicamento para 75 mg, voltando o medicamento a fazer efeito. O paciente havia desenvolvido taquifilaxia. Sobre o fenômeno de taquifilaxia podemos afirmar que
As farmácias poderão manter sala de inalação, desde
que sejam cumpridas as formalidades legais para a
autorização especial, nas condições estabelecidas no
artigo 7º. Algumas dessas condições estão citadas a
seguir:
Dos itens citados, assinale a alternativa que contém os
itens que podem ser considerados DISPENSÁVEIS para
esse procedimento:
item V , e item II
item V e item I
item III e item V
item I e item V
Não há itens dispensáveis entre os citados para o procedimento de inalação
Farmacologia é o estudo do modo pelo qual a função dos sistemas biológicos é afetada por agentes químicos. Sobre seus conceitos iniciais, enumere a coluna B pela coluna A. COLUNA A
I. Remédio.
II. Medicamento.
III. Fármaco.
IV. Droga.
COLUNA B
( ) Medida terapêutica utilizada para combater um estado patológico. Ex. Ações psíquicas (terapia), ações físicas (massagem) e medicamentos.
( ) Substância capaz de alterar os sistemas fisiológicos ou estados patológicos com ou sem benefícios para o organismo.
( ) Substância química que tem ação profilática, terapêutica e auxiliar de diagnóstico.
( ) Substância quimicamente definida que apresenta ação benéfica no organismo.
Marque a alternativa que contem a sequência CORRETA.
São exemplos de anti-inflamatórios esteroidais:
Alguns fatores influenciam na programação de compra de medicamentos em uma farmácia hospitalar. Antes de prover, deve-se prever todos os fatores que possam implicar numa falha de planejamento. Alguns aspectos ficam difíceis de corrigir depois que o erro acontece. São exemplos de fatores que influenciam nessa programação:
Um efeito imediato de uma droga, muitas vezes, é necessário nos casos emergenciais. Nessas situações, quando se deseja um efeito imediato de uma droga, ela deve ser administrada via
O tempo gasto para que um fármaco diminua em 50% a sua concentração plasmática tem o nome de
Sobre a limpeza em uma unidade de saúde, avalie os conceitos a seguir e enumere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A
I. Assepsia.
II. Antissepsia.
III. Degermação.
IV. Fumigação.
COLUNA B
( ) É o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microrganismos num ambiente que, logicamente, não os tem.
( ) É o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microrganismos ou removê-los de um determinado ambiente, podendo ou não destruí-los.
( ) Significa a diminuição do número de microrganismos patogênicos ou não, após a escovação da pele com água e sabão.
( ) É a dispersão sob forma de partículas, de agentes desinfectantes como gases, líquidos ou sólidos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Os ambientes hospitalares são considerados insalubres devido à possibilidade de contaminação com microrganismos muitas vezes mais resistentes. O contato com esses microrganismos aumenta o risco de contraí-las, porém isto depende do número e da virulência dos microrganismos presentes e, acima de tudo, da resistência anti-infecciosa local, sistêmica e imunológica do paciente e da consciência do pessoal médico, enfermeiros e auxiliares que têm contato com os pacientes. O uso de soluções antissépticas e germicidas ou o simples ato de lavar as mãos antes e após examinar pacientes são ações que minimizariam o risco de infecções. Sobre os antissépticos e desinfetantes é CORRETO afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...