Questões de Farmácia da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

Lista completa de Questões de Farmácia da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Métodos alternativos de dosagem de creatinina, foram desenvolvidos com medida na velocidade da reação entre a creatinina e o ácido pícrico, tais métodos ainda são bastante utilizados devido ao baixo custo e fácil execução. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao nome do método.

  • A.

    Jaffé/cinético.

  • B.

    Picrato/colorimétrico.

  • C.

    Picrato/enzimático.

  • D.

    Renina/enzimático.

  • E.

    Clearence/volumétrico.

De acordo com a Resolução CFF nº 461, de 2007, que dispõe sobre as infrações e sanções éticas e disciplinares aplicáveis aos farmacêuticos, a infração “violar o sigilo profissional de fatos que tenha tomado conhecimento no exercício da profissão, com exceção daqueles presentes em lei que exigem comunicação, denúncia ou relato a quem de direito”, tem como pena:

  • A.

    multa;

  • B.

    suspensão de 3 (três) meses;

  • C.

    suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

  • D.

    multa ou suspensão de 3 (três) meses;

  • E.

    multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses.

Existem algumas associações de antimicrobianos que levam a um aumento da eficácia no tratamento de algumas infecções como, por exemplo, o uso conjunto de drogas do grupo das penicilinas e aminoglicosídios. A justificativa para essa utilização conjunta é:

  • A.

    os dois grupos de droga apresentam a capacidade de inibição da parede celular e dessa forma há um sinergismo entre ambos. Essa associação é importante para o tratamento de infecções por anaeróbios, ação potencializada pelo aminoglicosídio, um grupo potente como anaerobicida;

  • B.

    os grupos inibem a síntese protéica bacteriana e dessa forma levam a um efeito sinérgico. Essa associação é importante não só porque aumenta o espectro de ação, mas ainda pode diminuir o risco de nefrotoxicidade e ototoxicidade;

  • C.

    a associação entre esses dois grupos leva a um aumento do espectro, pois, as duas drogas associadas provocam uma inibição da replicação do DNA bacteriano e dessa forma levam a morte do microorganismo;

  • D.

    a associação entre esses dois grupos leva a um aumento da concentração plasmática do aminoglicosídio e dessa forma há uma maior inibição da síntese protéica aumentando o efeito bactericida;

  • E.

    a explicação mais aceita para o sinergismo entre esses dois grupos de antimicrobianos é que a inibição da síntese da parede celular aumenta a entrada dos aminoglicosídios nas bactérias.

A absorção dos fármacos pode ocorrer através da pele e isso normalmente depende da superfície na qual são aplicados e das características químicas da droga. Existem vários fatores que favorecem este processo. Das alternativas abaixo, assinale a que contém uma condição que NÃO favoreça a absorção através da pele.

  • A.

    Ocorrência de processo inflamatório na pele.

  • B.

    Suspensão do fármaco em um veículo oleoso e fricção da preparação resultante na pele.

  • C.

    Hidratação da pele através de um curativo oclusivo.

  • D.

    Aplicação de droga muito lipossolúvel administrada associada com solvente orgânico.

  • E.

    Aplicação de droga hidrossolúvel, pois, isso favorece sua dissolução na pele e assim uma melhor absorção.

Em 1928, Alexander Fleming detectou que o mofo que contaminara uma de suas culturas tinha atividade antibacteriana. Iniciava-se assim a descoberta de um dos mais importantes grupos de antimicrobianos: as penicilinas. O primeiro representante do grupo utilizado clinicamente foi a penicilina G, uma das penicilinas naturais. As penicilinas são ativas contra várias espécies bacterianas que apresentam parede celular. Sobre o mecanismo de ação dessas substâncias, assinale a sentença CORRETA.

  • A.

    A penicilina leva a formação de um falso substrato para o bactoprenol, impedindo subsequentemente o transporte de aminoácidos utilizados para a formação de polímeros que vão formar a síntese da parede bacteriana.

  • B.

    O anel β-lactâmico substitui o peptídeo Park, dessa forma impede a agregação dos aminoácidos utilizados para a formação da parede celular da bactéria. Normalmente esse processo é mais efetivo em bactérias gram negativas, principal grupo de atuação das penicilinas.

  • C.

    As penicilinas impedem por acilação a enzima D-alanil-D-alanina transpeptidase interrompendo a síntese e consequentemente a formação adequada da parede bacteriana.

  • D.

    As penicilinas ligam-se com as PLPs ou proteínas ligadoras de penicilinas e dessa forma impedem a síntese de proteínas essenciais a formação da parede bacteriana. A parede mal formada ocasiona a lise da bactéria e assim a sua morte (ação bactericida).

  • E.

    As penicilinas induzem a formação de peptideoglicano que por sua vez leva a formação de polímeros ativadores de autolisinas, ocasionando a lise da bactéria e assim a ruptura de sua parede e o efeito bactericida.

Os fungos são microrganismos de vida livre e eucarióticos que em determinadas condições podem levar ao desenvolvimento de infecções principalmente em pacientes suscetíveis, como aqueles imunocomprometidos, após cirurgias, ou em pacientes em unidade de terapia intensiva. Existem várias drogas que podem combater essas infecções e entre essas substâncias estão os derivados azólicos, como por exemplo, o cetoconazol e fluconazol. Essas substâncias apresentam como mecanismo de ação:

  • A.

    Apresentam a capacidade de inibição da síntese da parede fúngica através da inibição da esqualeno epoxidase levando a uma fragilidade da membrana e assim a morte do fungo;

  • B.

    Provoca a inibição da 14α-esterol desmetilase, uma enzima do citocromo P450 que converte o lanosterol em ergosterol. A consequência é a disfunção da membrana fúngica e a morte celular;

  • C.

    Os derivados azólicos impedem a síntese de colesterol na membrana citoplasmática do fungo e isso leva a um aumento da permeabilidade e seletividade da membrana fazendo com que o fungo não sobreviva, ou seja, isso leva a um efeito fungicida;

  • D.

    Os derivados azólicos interferem com a formação da estrutura protéica da membrana citoplasmática do fungo e isso leva a um aumento da permeabilidade e perda da seletividade da membrana e morte da célula fúngica;

  • E.

    Os derivados azólicos impedem a síntese protéica nos ribossomos da célula fúngica e assim impedem seu crescimento. Dessa maneira apresentam efeito fungistático.

Existem diferentes formas de administração de um medicamento. Vários fármacos podem ser administrados por via oral quando apresentam características que favoreçam a sua absorção. Das alternativas a seguir, assinale aquela que contenha uma sentença CORRETA sobre a utilização de um medicamento por via oral.

  • A.

    Para os fármacos administrados em preparações sólidas como os comprimidos, a taxa de dissolução pode ser um fator limitante da absorção. Essa absorção é favorecida quando existe uma elevada dissolução do produto e o princípio ativo se encontra em estado ionizado e o mais hidrofílico possível para facilitar a dissolução.

  • B.

    O epitélio estomacal apresenta-se revestido por uma camada de muco e possui uma elevada superfície de absorção. Dessa forma, os medicamentos administrados por via oral podem ser facilmente absorvidos no estômago principalmente se forem drogas de natureza básica que nesse ambiente normalmente encontram-se não ionizadas.

  • C.

    A superfície intestinal é elevada, cerca de 200 m2. Isso favorece a absorção nos segmentos intestinais iniciais. A taxa de absorção de um fármaco pelo intestino é maior que a taxa de absorção gástrica mesmo que o fármaco esteja predominantemente na sua forma ionizado no intestino.

  • D.

    Qualquer aumento na taxa de esvaziamento gástrico dificulta muito a absorção de uma droga no intestino. Isso acontece porque todas as substâncias precisam passar determinado tempo no estômago para que ocorra completa ionização e aumente assim a dissolução nos líquidos intestinais favorecendo a absorção.

  • E.

    A natureza química de uma droga normalmente influencia no processo de absorção de um produto administrado por via oral. Geralmente substâncias alcalinas e principalmente de natureza protéica ou peptídica são mais bem absorvidas por via oral, pois, apresentam maior dissolução e assim maior absorção.

Existem muitas situações onde a droga deve ser administrada por via intravenosa. A utilização dessa via permite o controle da administração da droga de acordo com a necessidade e resposta do paciente. Sobre a administração de medicamento por via intravenosa, assinale a alternativa que apresenta uma sentença CORRETA.

  • A.

    A via intravenosa é considerada uma das vias mais seguras, pois podemos monitorar a quantidade exata da droga que chega a corrente sanguínea e dessa forma controlar sua biodisponibilidade e eficácia

  • B.

    A administração por essa via propicia a obtenção de níveis plasmáticos previsíveis. A biodisponibilidade é 100%. É indicada ainda quando substâncias irritantes para outras vias precisam ser administradas.

  • C.

    Os tratamentos instituídos por essa via sempre apresentam efeito imediato e manifestam cura mais rápida. No entanto, existem riscos como o extravasamento da solução a ser injetada e o desenvolvimento de infecções locais.

  • D.

    As soluções administradas por via intravenosa através de infusão contínua devem ser injetadas rapidamente. Dessa forma, níveis plasmáticos mais elevados são alcançados rapidamente assim como os efeitos desejáveis.

  • E.

    Os segmentos venosos utilizados para infusão intravenosa podem ser periféricos ou centrais. Como exemplo desse último tipo de acesso, temos a veia subclávia ou jugular onde somente pequenos volumes são administrados, pois, a biodisponibilidade é maior e mais rápida.

Dentre as vias de administração de medicamentos, qual a que tem maior possibilidade de se submeter a um efeito de primeira passagem?

  • A.

    Sublingual.

  • B.

    Oral e retal.

  • C.

    Intramuscular.

  • D.

    Endovenosa.

  • E.

    Subcutânea.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...