Questões de Física do ano 2016

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Analise a representação fasorial a seguir.

Com relação a essa representação, é correto afirmar:

  • A. A defasagem entre a corrente e a tensão fornecidas pelo gerador, θV, corresponde ao fator de potência do circuito.
  • B. A potência ativa fornecida pelo gerador corresponde ao produto dos fasores I x V.
  • C. Trata-se de um circuito RC paralelo cuja impedância apresenta um ângulo de fase igual a φ-.
  • D. Trata-se de um circuito RL série, uma vez que a corrente Ix está atrasada de p/2 rad em relação à tensão V.

Analise os diagramas de força e de comando a seguir.

Com relação a esses diagramas, é correto afirmar:

  • A. A proteção desse motor contra curto-circuito se faz por meio de FT1 e KT1, relé temporizador e relé de sobrecarga, respectivamente.
  • B. A sinalização realizada por meio da lâmpada SH1 ocorre no momento de partida do motor, isto é, assim que a botoeira SH1 for acionada.
  • C. Trata-se de uma chave de partida compensadora, com reversão e controle da velocidade final do motor.
  • D. Trata-se de uma chave de partida estrela-triângulo, em que o relé KT1 controla a passagem da ligação estrela para a ligação triângulo.

Analise o circuito a seguir em que o instrumento utilizando a escala de 10 VDC apresenta uma sensibilidade de 1 kΩ/V.

Nesse caso, a indicação desse instrumento será igual a:

  • A. +4,0 V.
  • B. +6,0 V.
  • C. –12,0 V
  • D. –3,0 V.

Observe a tela de um osciloscópio a seguir.

Com relação aos sinais apresentados nesse osciloscópio, é correto afirmar:

  • A. O sinal A apresenta uma defasagem de p/2 rad em relação ao sinal B e a metade da amplitude do sinal B.
  • B. O sinal A apresenta uma frequência igual ao dobro da frequência do sinal B e o mesmo período.
  • C. O sinal B apresenta a metade da amplitude do sinal A e a mesma frequência de A.
  • D. Os sinais A e B apresentam o mesmo período e amplitudes iguais.

Analise o circuito a seguir, considerando Vγ = 0,6 V.

Baseado nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a forma de onda de saída.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Analise o circuito amplificador a seguir, considerando que as Probe – Pontas de prova – são referidas ao terminal de terra.

Com relação a esse amplificador, é correto afirmar:

  • A. A corrente de coletor, IC, é igual 1,27 mA.
  • B. A tensão na junção base-emissor é igual a 0,77V, transistor de germânio.
  • C. O ganho de tensão é igual a 164, com fase invertida.
  • D. O transistor está polarizado na região de corte.

Analise as formas de onda a seguir, referentes às técnicas do controle de tensão nos inversores trifásicos.

Com relação a essas formas de ondas, é correto afirmar que se utilizou a técnica de modulação:

  • A. degrau.
  • B. delta.
  • C. escada.
  • D. trapezoidal.

Com o objetivo de avaliar o sistema de segurança de seus produtos, uma indústria automobilística nacional submeteu um automóvel de 900 kg de massa a um procedimento conhecido como teste de impacto, constituído de duas fases: na primeira, denominada arrancada, o automóvel é acelerado, por 10 s, partindo do repouso até atingir a velocidade de 36 km/h; na segunda fase, identificada como colisão, o veículo, ainda com a velocidade da fase anterior, colide com um bloco de concreto não deformável e para após 0,1 s, tendo sua estrutura sido danificada após o choque.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando que o módulo da aceleração da gravidade seja de 10 m/s2.

No intervalo de 10 segundos iniciais, a força resultante média sobre o automóvel foi superior a 1.000 N.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com o objetivo de avaliar o sistema de segurança de seus produtos, uma indústria automobilística nacional submeteu um automóvel de 900 kg de massa a um procedimento conhecido como teste de impacto, constituído de duas fases: na primeira, denominada arrancada, o automóvel é acelerado, por 10 s, partindo do repouso até atingir a velocidade de 36 km/h; na segunda fase, identificada como colisão, o veículo, ainda com a velocidade da fase anterior, colide com um bloco de concreto não deformável e para após 0,1 s, tendo sua estrutura sido danificada após o choque.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando que o módulo da aceleração da gravidade seja de 10 m/s2.

Durante todo o teste de impacto, a variação da energia cinética do automóvel foi superior a 40 kJ.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com o objetivo de avaliar o sistema de segurança de seus produtos, uma indústria automobilística nacional submeteu um automóvel de 900 kg de massa a um procedimento conhecido como teste de impacto, constituído de duas fases: na primeira, denominada arrancada, o automóvel é acelerado, por 10 s, partindo do repouso até atingir a velocidade de 36 km/h; na segunda fase, identificada como colisão, o veículo, ainda com a velocidade da fase anterior, colide com um bloco de concreto não deformável e para após 0,1 s, tendo sua estrutura sido danificada após o choque.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando que o módulo da aceleração da gravidade seja de 10 m/s2.

Considerando-se apenas a fase da arrancada, se a mesma velocidade final fosse atingida na metade do tempo, o trabalho da força resultante média sobre o automóvel teria sido o dobro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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