Lista completa de Questões de Fisioterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Independentemente da cirurgia e da técnica para a cirurgia do quadril, a modificação do ângulo de inclinação do fêmur proximal altera a biomecânica articular. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando os efeitos biomecânicos, positivos e negativos, da coxa vara e da coxa valga.
COLUNA I
1. Coxa vara
2. Coxa valga
COLUNA II
( ) O alinhamento da cabeça femoral e acetábulo pode aumentar a estabilidade articular.
( ) A cabeça femoral pode estar posicionada mais lateralmente ao acetábulo, o que favorece o deslocamento articular.
( ) Diminuição funcional do comprimento dos músculos abdutores do quadril.
( ) Aumento funcional do comprimento dos músculos abdutores do quadril.
Assinale a sequência CORRETA.
O reparo cirúrgico do ligamento cruzado anterior (LCA) é justificado com base na importância funcional geral do LCA e no fato de que os joelhos com deficiência do LCA frequentemente mostram sinais de degeneração prematura. A reabilitação acelerada, baseada na mobilização e no apoio de peso pós-operatório precoces, é um componente essencial de um reparo do LCA bem-sucedido.
Em relação às intervenções fisioterapêuticas, durante as duas primeiras semanas, na reabilitação acelerada, é correto afirmar:
O objetivo principal da intervenção para pessoas com capsulite adesiva é restaurar a função, diminuindo a resposta inflamatória e a dor.
As seguintes modalidades podem ser usadas para reduzir a inflamação, EXCETO:
Uma distensão do músculo piriforme pode ser causada por rotação lateral e abdução excessivas quando a coxa está sendo flexionada.
Assinale a alternativa que apresenta um movimento que não causaria dor em um paciente com distensão do piriforme.
Na primeira fase do tratamento conservador das lesões (entorse) graus I e II dos ligamentos do tornozelo, que dura de uma a duas semanas, o objetivo é limitar a extensão da lesão, reduzindo edema, reação inflamatória e consequentemente a dor.
São orientações que o fisioterapeuta deve dar ao paciente nessa fase em relação ao tornozelo lesionado, EXCETO:
Com base na clínica do paciente, foram desenvolvidas escalas de avaliação, para definir o grau de funcionalidade do paciente e a evolução do tratamento da reabilitação funcional do quadril no adulto.
São exemplos de escalas de avaliação do quadril, EXCETO:
De maneira geral, depois de uma artroplastia total de quadril (ATQ), muitos pacientes conseguem voltar a participar de atividades que eram extremamente dolorosas na fase pré-operatória.
São instruções para a alta hospitalar que o paciente após uma ATQ, com abordagem póstero-lateral, deve receber do fisioterapeuta, EXCETO:
As atividades com grandes forças patelofemorais devem ser limitadas ou evitadas por indivíduos com dor patelofemoral. Sabe-se que atividades que utilizam ângulos de flexão do joelho mais pronunciados, em geral, envolvem grandes forças compressivas patelofemorais.
Assinale a atividade que causaria menor força compressiva para um paciente com dor patelofemoral.
De acordo com a classificação para diagnóstico e tratamento das lesões do pé diabético, no grau I os pés apresentam úlcera superficial, comprometendo apenas a pele e o tecido celular subcutâneo.
Em relação ao tratamento do pé diabético com a classificação de grau I, é incorreto afirmar:
Algumas complicações podem surgir em decorrência do evento de acidente vascular cerebral (AVC). Estas, por sua vez, quando não evitadas ou minimizadas, impactam diretamente na evolução do tratamento do indivíduo, prognóstico e atividades de vida autônoma e social. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando algumas possíveis complicações relacionadas ao AVC com as possibilidades de intervenção que podem ser realizadas na atenção hospitalar ou ambulatorial.
COLUNA I
1. Subluxação de ombro
2. Edema de extremidades
3. Trombose venosa profunda
4. Úlceras de pressão
5. Pneumonias aspirativas
COLUNA II
( ) Avaliação da deglutição para a determinação da via de alimentação.
( ) Bandagens e dispositivos de suporte.
( ) Mobilização precoce para evitar instalação.
( ) Dispositivo de pressão intermitente.
( ) Inspeção regular da pele, medidas de higiene.
Assinale a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...