Questões sobre Geografia Física

Lista completa de Questões sobre Geografia Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Rios transbordando, ruas inundadas, carros boiando. O ano de 2020 começou com chuvas fortes que atingiram diversas cidades brasileiras. Em zonas urbanas, as chuvas elevam o nível dos rios e causam transbordamentos, enchentes e deslizamentos de terra, colocando em risco vidas humanas e gerando prejuízos econômicos. No dia 24 de janeiro, em Belo Horizonte (MG), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a maior chuva da história de Belo Horizonte (MG) - um recorde de 171 mm em 24 horas.

Disponível em:https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/ atualidades/chuvas-e-ilhas-de-calor-entenda-as-causas-das-enchentes-e-deslizamentos-nas-cidades---carolina-cunha.htm


Sobre as mudanças climáticas no Brasil, julgue os itens como (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO:


( ) O Brasil apresenta variados tipos de climas. As regiões que mais chove no verão são: a Sudeste, Centro-Oeste e no norte da Região Sul. No Nordeste, as chuvas desse tipo são mais frequentes em fevereiro e março. Na Região Norte, costuma chover o ano todo. Na maior parte do Sul, os temporais são mais frequentes no inverno.

( ) A urbanização não planejada ou mal planejada potencializa as enchentes. Nas áreas urbanas, existem diversos rios, nascentes, riachos e córregos. A falta de vegetação e áreas de terra, nas margens dos rios, prejudica o escoamento e a absorção de água pelo solo.

( ) Segundo o IBGE, mais de 8 milhões de pessoas vivem em áreas com risco potencial de enchentes e deslizamentos de terra. Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são as cidades com maior risco.

( ) As chuvas extremas sempre existiram, mas elas devem ter uma maior frequência neste século. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), autoridade científica das Nações Unidas, as mudanças climáticas vão provocar o aumento de eventos climáticos extremos como tornados e chuvas com granizo, rajada de vento e chuva com precipitação superior a 400 mm/h nos próximos 100 anos.


A sequência CORRETA é:

    A) V, V, F, F

    B) V, V, F, V

    C) V, V, V, V

    D) V, F, V, F

    E) F, F, F, V

O Brasil enfrenta inúmeras ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais.

Considerando os principais problemas ambientais vivenciados no planeta, analise a figura e assinale a alternativa que corresponde o seu significado:

    A) Poluição atmosférica.

    B) Inversão térmica.

    C) Efeito estufa.

    D) Buraco na camada de ozônio.

    E) Derretimento das geleiras.

As principais características que marcam o semiárido no Brasil são índice pluviométrico baixo e mal distribuído e saldo positivo de energia solar. Especificamente, para a sub-região do Nordeste brasileiro, o semiárido apresenta particularidades importantes, tanto no que se refere a seu bioma, quanto às atividades e sociedade humanas. Com relação ao semiárido brasileiro, assinale a opção correta.

    A) As condições de aproveitamento econômico no setor primário são ínfimas nessa sub-região.

    B) Essa sub-região nordestina prescinde de investimentos estatais na atualidade, tendo alcançado autonomia pelo desenvolvimento de atividades do setor privado.

    C) Nessa sub-região se observam dois setores da agricultura: o de sequeiro dependente das precipitações e o da agricultura irrigada constituída de tecnologia própria para a sub-região.

    D) A biodiversidade nessa região é pobre, devido à baixa precipitação.

    E) O clima dessa região não se inclui entre os subtipos dos climas tropicais.

Com cerca de 9200 km, o litoral brasileiro é banhado pelo Oceano Atlântico, dividido em grandes setores geomorfológicos, paisagísticos e fitogeográficos. Tal divisão só foi possível graças à realização de estudos geológicos e ao uso de fotos aéreas e imagens de satélite.
Sobre as características do litoral brasileiro, é correto afirmar que, EXCETO:

    A) O litoral equatorial amazônico estende-se por terras de três estados brasileiros: Amapá, Pará e Maranhão, numa extensão de 1850 km. Apresenta como especificidade o enorme volume de água da bacia Amazônica. Na área, é notável a presença de grandes manguezais, com características ecossistêmicas específicas, num intrincado mosaico de terras firmes e planícies alagáveis.

    B) Litoral setentrional do Nordeste é restrito a terras do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e nordeste do Maranhão, estende-se por uma faixa de 1450 km. Em suas extremidades encontram-se dois importantes domínios de transição: os Lençóis Maranhenses e o delta do rio Parnaíba.

    C) O litoral oriental do Nordeste abrange terras do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A paisagem é marcada pela presença de falésias ou tabuleiros litorâneos e, consequentemente, por praias estreitas. Há presença de recifes areníticos e coralígenos que separam as praias do mar aberto.

    D) O litoral leste do Brasil inicia-se no delta do rio São Francisco, na fronteira entre Alagoas e Sergipe, e estende-se até o delta do rio Doce, no Espírito Santo, ocupando cerca de 1700 km. Caracteriza-se pela presença de pequenas barras formadas pelos rios oriundos do planalto SulBaiano.

    E) O litoral sudeste brasileiro constitui o setor litorâneo mais acidentado e diversificado de todo o país. Estende-se por 1 500 km, abrangendo terras desde a fronteira do Espírito Santo com o Rio de Janeiro até o limite dos estados do Paraná e Santa Catarina. Ao norte apresenta praias estreitas entrecortadas por tabuleiros; gradativamente estes são substituídos por restingas que formam cordões arenosos e dão origem a lagoas costeiras na região fluminense de Cabo Frio (Região dos Lagos).

No território brasileiro há um predomínio de planaltos. Esse tipo de relevo ocupa cerca de 5.000.00 km2 da área total do país, do qual as formas mais comuns são os picos, serras, colinas, morros e chapadas. Sobre as características destes planaltos, é CORRETO afirmar que:
I. O planalto central está localizado nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. II. A vegetação predominante no planalto central é o cerrado. Seu ponto de maior altitude é a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás e com altitudes que variam de 600 m a 1650 m. III. O planalto das Guianas está localizado nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, e possui uma das formações geológicas mais antigas do planeta. Ele se estende também pelos países vizinhos: Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. IV. O Planalto meridional está localizado, em sua grande maioria, no sul do país, estende-se também pelas regiões do centro-oeste e sudeste no Brasil. Seu ponto mais alto é Pico da Bandeira com cerca de 2.900 metros. V. Serras e Planaltos do Leste e do Sudeste, conhecidos pela denominação “mar de morros”, envolve grande parte do planalto atlântico, no litoral do país. Abrangem os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Destacam-se a Serra da Canastra, Serra do Mar e Serra da Mantiqueira.
Estão CORRETAS:

    A) I, II, III.

    B) II, III, V.

    C) I, IV, V.

    D) II, III, IV, V.

    E) I, II, III, IV, V.

As afirmativas a seguir apresentam características de algumas das Bacias hidrográficas do Brasil, EXCETO:

    A) Bacia Hidrográfica Amazônica possui 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.

    B) A bacia hidrográfica do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possui rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc.

    C) A Bacia hidrográfica do Parnaíba abrange uma área de aproximadamente 340 mil quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica está presente nos estados do Piauí, Maranhão e na porção oeste do Ceará. Os principais rios são o Balsas, UruçuíPreto, Gurgueia, Longá, Poti e Canindé.

    D) A bacia hidrográfica do Paraguai é típica de planície, apresentando grandes extensões para navegação. No Brasil, ela está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, englobando uma área de 361.350 quilômetros quadrados. Tem como principal rio o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis (MT).

    E) A Bacia Hidrográfica do Uruguai está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal rio, o Uruguai, nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Suas características são propícias para a construção de usinas hidrelétricas.

Observe o mapa das Bacias Hidrográficas Brasileiras e responda a questão a seguir:


Bacias Hidrográficas Brasileiras



O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água-doce – 14% das reservas mundiais de água-doce estão no território brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o país possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas por todo o território nacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da localização de cada bacia hidrográfica do Brasil, de acordo com a numeração apresentada no mapa a seguir:

    A) Amazônica, Tocantins Araguaia, Atlântico NE Oriental, Parnaíba, Atlântico NE Ocidental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Paraguai, Paraná e Uruguai.

    B) Amazônica, Tocantins Araguaia, Parnaíba, Atlântico NE Ocidental, Atlântico NE Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudoeste, Atlântico Sudeste, Paraguai, Paraná e Uruguai.

    C) Amazônica, Tocantins Araguaia, Atlântico NE Ocidental, Parnaíba, Atlântico NE Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Paraguai, Paraná e Uruguai.

    D) Amazônica, Atlântico NE Ocidental, Tocantins Araguaia, Parnaíba, Atlântico NE Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Paraguai, Paraná e Uruguai.

    E) Amazônica, Tocantins Araguaia, Atlântico NE Ocidental, Parnaíba, Atlântico NE Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Paraná, Paraguai e Uruguai.

O clima da região sul do Brasil é influenciado por duas massas de ar, que são responsáveis por características dos principais climas destes estados. Estas massas de ar são:

    A) Massa Tropical Atlântica (mTa) e Massa Polar Atlântica (mPa).

    B) Massa Polar Mediterrânea (mPm) e Massa Intercontinental Polar (mIp).

    C) Massa Equatorial Continental (MEC) e Massa Equatorial Atlântica (mEa).

    D) Massa polar Ártica (mPa) e Massa Polar Antártica (mPt).

O clima da região sul do Brasil é influenciado por duas massas de ar, que são responsáveis por características dos principais climas destes estados. Estas massas de ar são:

    A) Massa Tropical Atlântica (mTa) e Massa Polar Atlântica (mPa).

    B) Massa Polar Mediterrânea (mPm) e Massa Intercontinental Polar (mIp).

    C) Massa Equatorial Continental (MEC) e Massa Equatorial Atlântica (mEa).

    D) Massa polar Ártica (mPa) e Massa Polar Antártica (mPt).

O clima da região sul do Brasil é influenciado por duas massas de ar, que são responsáveis por características dos principais climas destes estados. Estas massas de ar são:

    A) Massa Polar Mediterrânea (mPm) e Massa Intercontinental Polar (mIp).

    B) Massa Tropical Atlântica (mTa) e Massa Polar Atlântica (mPa).

    C) Massa Equatorial Continental (MEC) e Massa Equatorial Atlântica (mEa).

    D) Massa polar Ártica (mPa) e Massa Polar Antártica (mPt).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...