Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No território brasileiro, as estruturas e as formações rochosas são dominantemente antigas, mas as formas do relevo são mais recentes. De forma simplificada, as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos do relevo encontrados no Brasil e na América do Sul são os crátons ou plataformas, os cinturões orogênicos, as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas. A respeito da estrutura geológica e das formas de relevo no Brasil, segundo a classificação de Jurandyr Ross, assinale a opção correta.

    A) As unidades de planalto assumem formas aplainadas por acúmulo de sedimentos.

    B) Nas áreas de relevos classificadas como planícies, predominam os processos denudacionais.

    C) A maior parte das áreas de dobramento correspondem a processos recentes do Quaternário.

    D) Os crátons comportam formas de relevo intensamente desgastadas por longos períodos de atividades erosivas.

    E) Na referida classificação, o relevo brasileiro é constituído predominantemente por planaltos e planícies.

Este domínio morfoclimático apresenta a seguinte combinação de fatos fisiográficos: destaca-se pela ação da erosão e do intemperismo sobre a estrutura cristalina; apresenta drenagem originalmente perene até para o menor dos ramos das redes hidrográficas dendríticas regionais e formação florestal fechada e heterogênea, com grande número de espécies endêmicas que recobria, originalmente, cerca de 85% desse domínio.
A. Ab’Saber. Os domínios de natureza do Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (com adaptações).

A descrição do texto anterior refere-se ao domínio morfoclimático dos(as)

    A) cerrados.

    B) pradarias.

    C) caatingas.

    D) araucárias.

    E) mares de morros.

A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão do Conselho Federal, adota uma classificação de doze regiões hidrográficas para o território brasileiro. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

    A) O principal uso da água na Região Hidrográfica Parnaíba é o industrial.

    B) A região que possui as maiores demandas por recursos hídricos é a Região Hidrográfica Paraná.

    C) A Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental é a menor do país.

    D) Os critérios utilizados para essa classificação foram baseados apenas nos aspectos físicos das bacias hidrográficas.

    E) A baixa disponibilidade hídrica da Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental ocorre em função do regime fluvial tropical.

As coordenadas geográficas constituem um dos elementos básicos dos mapas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

    A) A latitude máxima refere-se ao ângulo formado entre o plano da eclíptica e o eixo da Terra.


    B) As medidas em graus entre um meridiano e outro indicam as latitudes, estabelecidas a partir de um ponto zero.

    C) O valor de cada paralelo é determinado pelo ângulo formado entre o plano do equador e o meridiano de referência.

    D) Por meio das coordenadas geográficas, é possível relacionar a distância real com a distância gráfica expressa nos mapas.

    E) As coordenadas geográficas são determinadas com base na rede geográfica de linhas dispostas no sentido norte-sul e leste-oeste.

Os modos de obtenção da malha de linhas, sobre a qual os mapas são desenhados, são os mais diversos, cada qual gerando certas distorções e evitando outras. A cartografia busca solucionar esse problema com base no estudo das projeções cartográficas. A respeito das projeções conformes, assinale a opção correta.

    A) Nos mapas, a proporção entre as áreas dos continentes é real.

    B) Todos os paralelos encontram-se em verdadeira grandeza.

    C) A proporção de tamanho entre a superfície real e a de onde é feito desenho do mapa é mantida.

    D) Os meridianos mantêm a mesma distância que se observa no globo terrestre.

    E) As deformações no sentido norte-sul acentuam-se conforme aumenta a latitude.

Considere duas cidades A e B em um mapa cuja escala é 1:200.000. Se a distância entre essas duas cidades no mapa, medida com uma régua, for de 9 cm, então a distância real, em km, entre essas duas cidades será de

    A) 1.800 km.

    B) 18 km.

    C) 180 km.

    D) 1,8 km.

    E) 0,18 km.



Tendo a figura precedente como motivadora, assinale a opção correta, a respeito da dinâmica da população brasileira.

    A) A diminuição da taxa de fecundidade, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população brasileira têm provocado mudanças nas dinâmicas da população e na composição das famílias.

    B) A composição da família brasileira em 2020 é do tipo monoparental: um casal e um filho.

    C) A urbanização da sociedade não impactou as dinâmicas demográficas do Brasil.

    D) No transcorrer da evolução histórica, a organização familiar permanece inalterada, tanto no que se refere a sua tipologia quanto ao número de integrantes.

    E) A família brasileira atual é do tipo nuclear, ou seja, um casal e dois filhos.

A expansão da agropecuária capitalista no Brasil, referenciada no modelo agroexportador, se consolida territorialmente no que denominamos de Polígono do Agro-hidronegócio, a contar com o oeste de São Paulo, leste do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e sul e sudoeste de Goiás.
Antônio Thomaz Júnior. O agro-hidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI. Campo-território: Revista de Geografia Agrária, v. 5, n. 10, p. 92-122, ago. 2010. Internet: <www.seer.ufu.br> (com adaptações).
Tendo como referência o texto precedente, assinale a opção correta quanto ao agro-hidronegócio.

    A) Da ocorrência de elevados índices de pluviosidade, principalmente no centro-sul brasileiro, decorre a importância das chamadas culturas de sequeiro, ou seja, irrigadas pela chuva abundante sem necessitar de outras fontes de água.

    B) O acesso à água é regulado pelo governo federal por meio do instrumento dos comitês de bacias hidrográficas, o que leva ao uso sustentável desse recurso em seus diversos usos: agrícola, abastecimento urbano, geração de energia.

    C) No cerrado, a ocorrência de grande quantidade de recursos hídricos garante a expansão da irrigação sem impactos negativos ao meio ambiente.

    D) A composição de produtos agropecuários para a exportação inclui um recurso estratégico: a água — não se exporta apenas a soja, o açúcar ou a celulose, exporta-se também a água gasta na produção dessas commodities.

    E) A expansão da agricultura irrigada ocorre apenas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, onde os recursos hídricos apresentam limitações sazonais.

No que se refere à composição da matriz energética brasileira, assinale a opção correta.

    A) O uso em larga escala de fontes de energia não renováveis coloca a matriz energética brasileira em um patamar de forte impacto ao meio ambiente.

    B) A produção de cana-de-açúcar destina-se tanto ao setor de alimentos quanto ao energético, com a produção de álcool para uso em automóveis; seu bagaço, entretanto, é um rejeito não aproveitado e descartado na natureza.

    C) As fontes de energia renováveis, principalmente a hidrelétrica, têm expressiva participação na matriz energética brasileira.

    D) Os conflitos de uso da água para abastecimento, irrigação e geração de energia colocam esse recurso na categoria de recurso não renovável e têm diminuído a participação do setor hidrelétrico na geração de energia.

    E) A energia eólica tem baixa participação na matriz energética brasileira e o seu alto custo tem impedido a expansão da participação dessa fonte de energia na matriz energética nacional.

A divisão regional do Brasil consiste no agrupamento de estados e municípios em regiões com a finalidade de atualizar o conhecimento regional do país e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos. O IBGE é o órgão público responsável pela divisão regional oficial do país. A respeito da divisão regional oficial do país, assinale a opção correta.

    A) A divisão regional oficial foi proposta em 1988 pela Constituição Federal e organizou o território nacional em três complexos regionais: Nordeste, Amazônia e Sudeste.

    B) A divisão regional oficial foi feita a partir de critérios físicos relacionados aos biomas e às paisagens regionais do país.

    C) A divisão regional oficial não sofreu alterações desde sua primeira versão, em razão do seu caráter de subsídios às políticas públicas.

    D) A divisão das macrorregiões considera os estados como entes federativos, categoria que se aplica apenas a esse tipo de unidade territorial.

    E) A divisão regional do Brasil visa contribuir com uma perspectiva para a compreensão da organização do território nacional e assistir os entes federativos na implantação e na gestão de políticas públicas e investimentos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...