Questões de Geografia da Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC)

Lista completa de Questões de Geografia da Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o autor do livro "O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial" Samuel Huntingtom, o mundo está dividido em nove civilizações.

Os países se agrupam de diversas maneiras, se ordenam segundo critérios econômicos, sociais e étnicos-culturais.

 

Sobre a organização dos países no cenário mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O Brasil é país que se destaca no cenário mundial pelo deu PIB, faz parte das 20 maiores economias do mundo, o G-20.Em alguns setores está em consonância com os países modernizados da atualidade mas, conserva ainda atraso e miséria em vários indicadores sociais.

  • B.

    Os países que compõem o grupo do BRIC se assemelham por terem uma grande população absoluta e acelerado crescimento econômico nos últimos anos.

  • C.

    China e Índia são potências emergentes do século XXI, com destaque para suas exportações. A China exporta manufaturas e a Índia é exportadora de serviços no setor da tecnologia da informação.

  • D.

    Os países de economias emergentes, como os do Sudeste Asiático, atraem investimentos graças não só à mão de obra e a incentivos fiscais, mas também por sua localização numa região de mercado consumidor atraente.

  • E.

    O BRIC é um agrupamento formado por 4 países emergentes .A sigla corresponde às iniciais dos países que compõem o grupo: Brasil, Romênia, Indonésia e Coréia do Sul.

Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

Sobre os movimentos migratórios mundiais e aqueles que ocorrem no Brasil, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    As migrações internacionais ocorrem, na atualidade, sobretudo, dos países do Sul subdesenvolvidos para os países do Norte desenvolvidos.

  • B.

    O número de estrangeiros que vive dentro das fronteiras européias corresponde a uma importante parcela da população total dos países. Milhões de imigrantes do Terceiro Mundo constituem um batalhão de mão de obra barata para os serviços não especializados. Hoje, esses imigrantes enfrentam a rejeição da população local e a repressão dos governos.

  • C.

    No Brasil, ocorrem diversos movimentos populacionais internos, entre áreas de atração e áreas de repulsão populacionais.

  • D.

    Tradicionalmente, a principal área de repulsão populacional do Brasil sempre foi o Nordeste. Mas, isto está mudando. Atualmente a emigração do Nordeste apresenta uma redução e verificase uma migração de retorno à região de origem.

  • E.

    A população mundial é migrante. A partir da década de 80, este movimento observado no cenário mundial ocorre principalmente, no chamado mundo subdesenvolvido que apresenta um elevado número de imigrantes.

Região em processo acelerado de ocupação nos últimos anos baseado na tríade madeira - gado - soja.

                Após 1970 a sua economia passou a desenvolver grandes projetos mineralógicos. Tudo isso tem ocasionado uma série de problemas e consequências ambientais desastrosas.

                  O texto acima se refere à seguinte região geo-econômica do Brasil:

  • A.

    Centro-Sul

  • B.

    Nordeste

  • C.

    Amazônia

  • D.

    Vale do São Francisco

  • E.

    Sudeste.

"Paisagem, o que é isto? É tudo aquilo que a vista alcança." - Milton Santos.

O território brasileiro devido à sua grande extensão norte-sul e leste-oeste, apresenta uma diversidade de paisagens naturais.

Sobre as paisagens naturais do Brasil e suas principais características, assinale as afirmativas corretas.

I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida.

II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas.

III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí.

IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente a afirmativa I está correta.

  • B.

    Somente a afirmativa II está correta.

  • C.

    As afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    As afirmativas I, II e III estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

Sobre o território brasileiro, sua localização geográfica e sua organização políticaterritorial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O Brasil é uma república federativa formada por 27 unidades sendo, 26 estados e um Distrito Federal.

  • B.

    A divisão política do território brasileiro tem mudado no decorrer do tempo, assim até a Constituição de 1988 existia no Brasil a denominação de Território Federal.

  • C.

    Os Territórios Federais eram divisões internas do país administradas diretamente pelo governo federal.

  • D.

    Na divisão política-administrativa do Brasil, em 1988 é extinto o Território Federal de Fernando de Noronha, que passa a fazer parte do Estado de Pernambuco.

  • E.

    O Brasil ocupa a porção centro-ocidental da América do Sul, portanto, apresenta fronteiras com quase todos os países sul-americanos exceto, o Chile e Equador.

Sobre o espaço econômico brasileiro, suas características e o processo industrial do Brasil, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Dentre os fatores responsáveis pela concentração industrial na região Sudeste, podemos afirmar que a região foi se organizando como área de atração da população e de capital, tornando-se região concentradora de riquezas. O mercado consumidor que aí se formou, o desenvolvimento do sistema rodoviário, os recursos naturais favoráveis e a imigração contribuíram para a concentração industrial nesta região.

  • B.

    São Paulo concentra a maior parte da produção industrial do país, cujas raízes encontram-se nas etapas iniciais do processo da industrialização do Brasil. Mas, nos últimos anos, a participação relativa do Estado começa a diminuir, o que reflete o início do processo de dispersão industrial espacial, no país.

  • C.

    O processo industrial brasileiro se firmou nos anos 70, os anos do "milagre brasileiro", baseado em um tripé, representado pela forte participação do capital estatal, pelos grandes conglomerados transnacionais e um mercado consumidor em ascensão.

  • D.

    Uma das características do processo industrial atual do Brasil, corresponde à forte dispersão financeira das empresas e à grande concentração espacial.

  • E.

    Uma das influências diretas da inserção do Brasil nos mercados globais é a disseminação no território brasileiro dos pólos tecnológicos próximos de centros universitários e de pesquisas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está mudando o comportamento demográfico do Brasil.

Sobre os aspectos populacionais do Brasil e suas alterações podemos destacar, EXCETO:

  • A.

    Diminui a taxa de fecundidade da população brasileira. Isto está diretamente relacionado ao processo de urbanização e à maior participação das mulheres no mercado de trabalho e como chefes de família.

  • B.

    Aumento da expectativa de vida. Mais de 10% da população brasileira têm mais de 60 anos.

  • C.

    Diminui o número de jovens (com menos de 20 anos). Isto evidencia uma diminuição gradativa das taxas de natalidade, fato que vem ocorrendo desde o final do século XX e início do século XXI.

  • D.

    A região Sudeste é a mais populosa do país e tem apresentado nos últimos anos um maior crescimento populacional em relação às outras regiões brasileiras, por isso seus indicadores sociais são os mais baixos do país.

  • E.

    Até 1950 mais da metade da população brasileira vivia nas áreas rurais, isto evidenciava um país agrícola. Hoje mais de 80% da população brasileira é urbana em decorrência da modernização no campo e do processo de industrialização.

Sobre o espaço econômico do Brasil todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Existe uma tendência atual de redistribuição da atividade industrial no Brasil. As novas empresas tendem a se instalar fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo.

  • B.

    Nos últimos anos pode-se observar uma mudança no setor de carga no Brasil. O transporte ferroviário, torna-se o principal responsável pela circulação de riquezas do país. Isto é decorrência principalmente, do cultivo da soja.

  • C.

    Surgem pólos tecnológicos devido à presença e parcerias com universidades e centros de pesquisas como em Campinas (SP), Campina Grande (PB) e Florianópolis (SC).

  • D.

    Ocorre um crescente processo de concentração financeira no setor industrial, com maior penetração do capital externo resultante de fusões e incorporações de empresas.

  • E.

    O agro-negócios torna-se o motor da agricultura brasileira impulsionando a economia de regiões, como o Centro- Oeste.

               O modelo de desenvolvimento capitalista, no cenário mundial, tem ocasionado uma série de impactos ambientais. Dentre eles está o aquecimento global, com a utilização de fontes de energia, como o carvão e petróleo, principais emissores do dióxido de carbono (CO2) que acelera o efeito-estufa do planeta.

              Os países buscam fontes alternativas de energia de acordo com as suas características geográficas como ocorre, por exemplo:

I. Na Dinamarca e Alemanha onde grande parte da energia é eólica, produzida pelos ventos.

II. Na Islândia com as usinas geotérmicas, onde as atividades vulcânicas são utilizadas como fonte de calor.

III. No Japão, que é pobre em combustíveis fósseis por isso, utiliza fontes alternativas como as marés.

IV. Na França, onde os extensos rios são utilizados para a construção de hidrelétricas.

 

Estão corretas as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    Somente a alternativa II está correta.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    Todas estão corretas.

Leia as afirmativas abaixo com relação à localização e limites do Brasil, e a seguir responda:

I. O Brasil possui 15.719km de fronteiras terrestres com os países vizinhos da América do Sul, sendo que a maior fronteira é com a Bolívia e a menor com o Suriname. Somente o Equador e o Peru não fazem fronteira com o Brasil.

 II. Na América Latina o Brasil é o maior país, e na América do Sul ocupa quase a metade do território (47%).

III. Situado no Continente Americano, o Brasil é atravessado ao norte pela linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.

IV. Os pontos extremos do Brasil são: ao Norte - nascente do rio Ailã, no monte Caburaí, Estado de Roraima; ao Sul - Arroio Chuí, no Estado do Rio Grande do Sul; a Leste - Ponta Seixas, no Estado da Paraíba; e a Oeste - nascente do rio Moa, na Serra da Contamana, no Estado do Acre.

V. Grande parte da superfície do Brasil (93%) está no hemisfério sul ou meridional. Apenas uma pequena porção (7%) situa-se no hemisfério norte ou setentrional.

  • A.

    Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV.

  • B.

    Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V.

  • C.

    Estão corretas somente as afirmativas II, III, IV e V

  • D.

    Todas as afirmativas estão corretas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...