Questões sobre Gestão de Competências

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Marras (2017) define que existem dois tipos de indicadores de performance em Gestão de Pessoas: indicadores quantitativos e qualitativos. Os indicadores quantitativos são aqueles que demonstram – em geral – dados numéricos. Entre os indicadores quantitativos mais comuns utilizados na área de gestão de pessoas está aquele que reconhece o montante de faltas no trabalho, bem como atrasos e saídas antecipadas acontecidas durante um determinado período. Esse indicador é gerenciado por um índice que leva o seu nome. Qual é esse indicador?

    A) Afastamentos.

    B) Contencioso.

    C) Absenteísmo.

    D) Turn over.

    E) Desligamentos.

Um servidor público com 20 anos de experiência é o único funcionário na instituição que conhece o processo de microfilmagem para arquivamento de documentos importantes, o que lhe confere um poder raro e importante na hierarquia da instituição, denominado poder de

    A) legitimidade.

    B) coerção.

    C) recompensa.

    D) identificação.

    E) especialização.

O gestor de pessoas de uma Assembleia Legislativa solicitou ao seu auxiliar um relatório com informações relativas à idade, sexo, raça e tempo de serviço de todos os servidores do departamento, com a finalidade de montar uma equipe para um novo projeto. Tal solicitação sugere uma composição da equipe nos critérios de

    A) Comportamento organizacional.

    B) Segmentação social.

    C) Demografia organizacional.

    D) Perfil pessoal.

    E) Segmentação quantitativa.

Uma organização que pretenda introduzir a gestão por competências como metodologia aplicada para gerenciamento de seus recursos humanos, deverá cumprir como etapa necessária de tal metodologia,

    A) revisão do organograma da organização, com redução de níveis intermediários e menor verticalização da estrutura funcional.

    B) mapeamento de todas as etapas dos processos de trabalho da organização, com elaboração de um fluxograma completo.

    C) identificação das habilidades técnicas e comportamentais necessárias para os cargos da organização.

    D) identificação da lacuna (gap) entre as competências disponíveis na organização e aquelas disponíveis no mercado, mapeando os melhor profissionais a serem contratados.

    E) classificação (“raqueamento”) dos profissionais da organização de acordo com níveis de desempenho e desligamento dos 10% pior qualificados.

Na administração de recursos humanos e gestão de pessoas, o conjunto de valores, hábitos e normas internas que muitas vezes define, diferencia e caracteriza uma empresa recebe o nome de:

    A) Cultura Organizacional.

    B) Retenção de Talentos.

    C) Recrutamento.

    D) Seleção.

Atualmente, as organizações dispõem de diversos equipamentos para a realização das rotinas administrativas dos escritórios. No entanto, é necessário que se utilize a conduta adequada no uso desses equipamentos. Sobre a internet a partir de redes de computadores privativas da organização é correto afirmar que

    A) pode ser utilizada com qualquer fim, uma vez que é de uso pessoal do colaborador.

    B) pode ser utilizada para a realização de capacitação durante o expediente sem a anuência do superior.

    C) pode ser usada para fins pessoais, desde que não viole as normas da organização.

    D) pode ser usada para fins pessoais, desde que a organização não tenha normas expressas de segurança.

Leia as afirmações abaixo:
I. Entende-se por motivação o processo formado de razões ou motivos que explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento nas pessoas; II. Desempenho é o resultado conseguido através da utilização de algum esforço intelectual ou físico; III. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização; IV. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.
Marque a opção CORRETA.

    A) Somente III é falsa.

    B) Somente II, III e IV são corretas.

    C) Somente I é correta.

    D) Somente II e III são corretas.

    E) Somente III e IV são falsas.

A respeito das etapas da gestão por competências, julgue o item subsequente.

A primeira etapa da gestão por competências permite que a empresa identifique entre seus colaboradores lacunas ou deficiências capazes de causar bloqueio ou retardar a obtenção dos objetivos estratégicos da organização.

A respeito das etapas da gestão por competências, julgue o item subsequente.

A identificação da razão de existir e os valores são fatores dispensáveis na etapa de definição dos objetivos da gestão por competências.

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