Questões de Governança de TI

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Julgue o seguinte item, relativo a fundamentos da ITIL v3.


A central de serviços, importante função da ITIL, além de ser o ponto focal com o usuário de tecnologia da informação (TI), é responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e o gerenciamento de infraestrutura de TI.

Julgue o seguinte item, relativo a fundamentos da ITIL v3.


A ITIL não possui processo específico que realize gerenciamento financeiro, da contabilidade ou de cobrança de um provedor de serviço de tecnologia da informação (TI); no entanto, no desenvolvimento do caso de negócio, é viável incluir informações sobre custos e benefícios financeiros acerca dos serviços de TI envolvidos.

Com relação ao plano de continuidade de negócios, a assinatura digital e a auditoria, julgue o item a seguir.


São objetivos da auditoria a revisão e o exame independentes de registros e atividades do sistema, para testar a adequabilidade dos controles desse sistema, de modo a verificar se há obediência às políticas e aos procedimentos estabelecidos.

Assinale a opção que indica, no contexto do desenho do serviço da ITIL, o valor da disponibilidade semanal de um serviço acordado para funcionar por 8 horas diárias, de segunda à sexta-feira, mas que esteve fora do ar durante 4 horas nessa semana.

    A) 10,0%

    B) 50,0%

    C) 51,4%

    D) 64,0%

    E) 90,0%

No gerenciamento da estratégia dos serviços da ITIL, é preciso fornecer valor para o cliente na forma de serviços de TI. Na criação de valor de negócio de um serviço de TI, devem-se combinar

    A) garantia e utilidade.

    B) funcionalidade e entrega.

    C) pessoas e processos.

    D) provedores de serviço e unidades de serviço compartilhadas.

    E) recursos e habilidades.

De acordo com a ITIL v3, a etapa de identificação e qualificação adequada dos clientes do serviço, assim como de suas necessidades, refere-se ao estágio de vida do serviço de TI denominado

    A) estratégia de serviço.

    B) desenho de serviço.

    C) transição de serviço.

    D) operação de serviço.

    E) melhoria contínua de serviço.

O Programa MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro)

    A) opõe-se à NBR ISO/IEC 12207 no que se refere ao Modelo de Referência MPS para Software, guiando-se pelo RUP (rational unified process).

    B) tem atenção às micro, pequenas e médias empresas brasileiras, por isso é incompatível com o CMMI-DEV.

    C) tem foco restrito na busca de qualidade de desenvolvimento nas empresas privadas de médio e pequeno porte.

    D) tem como objetivo o aumento da competitividade das organizações pela melhoria de seus processos.

    E) possui como componente o Modelo de Referência para Software (MR-MPS-SW), cuja base técnica é a ISO/IEC 20000.

Segundo os níveis de maturidade do MR-MPS-SW, atingir o nível D é uma combinação entre processos e sua capacidade. Sabendo-se que AP é atributo de processo, isso significa que

    A) deve-se implementar o processo gerência de riscos e satisfazer os AP do 1.1 ao 2.2.

    B) os processos gerência de configuração e gerência de recursos humanos não devem ser implementados.

    C) devem ser implementados no máximo cinco processos.

    D) todos os processos dos níveis G, F, E e D devem ser implementados e os AP do 1.1 ao 4.2 devem ser satisfeitos.

    E) deve-se implementar o processo desenvolvimento de requisitos e satisfazer os AP do 1.1 ao 3.2.

De acordo com o MPS.BR (Guia Geral MPS de Software), se houver a implementação completa do atributo de processo (AP) 3.1 — “O processo é definido” —, e o processo medição atingir o nível C, isso significa que

    A) o processo será objeto de análise de desempenho, selecionado a partir do conjunto de processos padrão da organização e das necessidades de informação dos usuários.

    B) são identificados métodos adequados para monitorar a efetividade e adequação do processo.

    C) os objetivos quantitativos para qualidade e desempenho do processo da organização foram definidos e estão alinhados às necessidades de informação e aos objetivos de negócio.

    D) os objetivos de medição do processo foram definidos a partir das necessidades de informação.

    E) os relacionamentos mensuráveis entre elementos do processo que contribuem para o desempenho do processo são identificados.

O processo responsável por compartilhar perspectivas, ideias, experiência e informações, assim como por garantir que elas estejam disponíveis no lugar certo e no momento certo, com vistas a apoiar todas as atividades do processo e facilitar a tomada de decisão, é denominado

    A) gerenciamento de processos de negócio, tanto na ITIL v3 quanto no COBIT 5.

    B) gerenciamento de portfólio, tanto na ITIL v3 quanto no COBIT 5.

    C) gerenciamento de conhecimento, na ITIL v3, e gerenciar o conhecimento, no COBIT 5.

    D) gerenciamento de qualidade, na ITIL v3, e gerenciar a qualidade, no COBIT 5.

    E) gerenciamento de catálogo, na ITIL v3, e gerenciar o catálogo, no COBIT 5.

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