Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No final da década de 1960, na América Latina, os movimentos sociais tornaram-se ainda mais organizados e decididos a combater a ordem social injusta imposta por líderes autoritários e seus grupos de seguidores. O que caracterizava essa ordem social injusta, principalmente?

    A) A baixa concentração de terras pelos grandes proprietários, o aumento da popularidade da classe política e, o avanço do ideal democrático.

    B) O sistema desigual de distribuição de terras e a baixa adesão popular aos movimentos contrários ao autoritarismo.

    C) A disputa por novos territórios, a pacificação dos camponeses e a ausência de apoio das instituições religiosas.

    D) A desigualdade na distribuição das terras, a ineficiência do sistema fiscal e a prática do regime de acumulação que reforçava o sistema de exclusão socioeconômica.

Analise as proposições abaixo, referentes às civilizações clássicas da Antiguidade:

I - A ruptura entre concepções religiosas e científicas foi uma característica marcante da Grécia Antiga.

II - A democracia moderna difere em alguns aspectos da democracia grega antiga, porém uma das semelhanças é a instituição do voto universal.

III - A idéia do público e do privado, de cidadania, bem como as concepções administrativas e a formação das cidades tiveram destaque na civilização greco-romana.

IV - Dentre as incorporações do Direito romano ao mundo moderno, destacam-se o direito de família e a concepção da mutabilidade das leis.

Assinale a opção em que todos os números correspondem a proposições verdadeiras:

  • A.

    I, II, III e IV

  • B.

    I, II e III

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    II e IV

Dentre os povos da Antiguidade, os hebreus se destacam, devido sobretudo, à(s):

  • A.

    realizações na literatura e na arquitetura, pois a Bíblia e o templo de Salomão são símbolos genuinamente hebreus.

  • B.

    histórias e fábulas do Antigo Testamento que contribuíram de maneira marcante para a formação do mundo Oriental e Ocidental.

  • C.

    permanências culturais preservadas por um Estado que se manteve unificado e forte no decorrer da História.

  • D.

    crença monoteísta em uma divindade onipotente, onipresente e onisciente, base de religiões monoteístas como o Cristianismo e o Islamismo.

Desde a época do Renascimento, a Idade Média foi considerada como um período obscuro.

Hoje tal idéia não é plenamente aceita, dado que entre o legado medieval destaca-se o(a):

  • A.

    democracia plena

  • B.

    criação das universidades

  • C.

    início do cristianismo

  • D.

    revolução industrial

Qual das transformações abaixo caracteriza o período conhecido como Idade Moderna (século XV-XVIII)?

  • A.

    reação do Absolutismo ao Liberalismo através do movimento iluminista.

  • B.

    formação de associações de produtores, chamadas de corporações de ofício.

  • C.

    constituição e consolidação de vários Estados europeus.

  • D.

    unificações da Itália e da Alemanha com base na política das nacionalidades.

"Nas diretrizes que enviou a uma Assembléia de deputados em 1767, Catarina copiou em grande parte O Espírito das Leis de Montesquieu. A intervenção do Estado, presidida por Catarina, produziu, por outro lado, grandes transformações no país, produzindo, por exemplo, a edificação de um grande parque industrial de minas e metalurgia de ferro e cobre na imensa região dos montes Urais".

(O Iluminismo e os reis filósofos)

No século XVIII, houve governos que seguiram uma política baseada no Iluminismo. Essa forma de governo ficou conhecida como:

  • A.

    Absolutismo Monárquico

  • B.

    Liberalismo Democrático

  • C.

    Socialismo Científico

  • D.

    Despotismo Esclarecido

Após o domínio holandês, na segunda metade do século XVII, a capitania do Rio Grande (do Norte) conheceu o:

  • A.

    maior levante indígena contra a colonização portuguesa que penetrava no interior potiguar.

  • B.

    começo da cultura algodoeira, motivada pela crise internacional, a partir da guerra de Secessão, nos EUA.

  • C.

    apogeu da exploração salineira nas regiões de Macau e Areia Branca para atender ao comércio externo.

  • D.

    declínio da atividade açucareira e algodoeira, uma vez que os holandeses deixaram a capitania arrasada.

A empresa colonial portuguesa no Brasil, na Idade Moderna, caracterizou-se pelo(a):

  • A.

    colonização de povoamento, escravismo, grande propriedade e monocultura exportadora.

  • B.

    colonização de exploração, exclusivismo comercial metropolitano, latifúndio e escravismo.

  • C.

    imposição da religião católica, acúmulo de capital na colônia, escravismo e latifúndio.

  • D.

    colonização controlada pelo Estado, predomínio da escravidão indígena, várias culturas para a exportação.

"Conquistada a independência, outros desafios apresentavam-se ao novo país – conduzir a transição de colônia para a de nação, definir o regime de governo, organizar o Estado. Descartada a solução republicana, segundo o modelo norte-americano, restava o figurino inglês de uma monarquia constitucional. Mas as dificuldades para implantá-lo eram muitas, a começar pelas inclinações absolutistas do imperador".

(Francisco Teixeira - Brasil, História e Sociedade)

O texto refere-se às "inclinações absolutistas do imperador" D. Pedro I, que claramente se expressa no(a):

  • A.

    imposição do sistema parlamentarista de governo, chamado de "às avessas".

  • B.

    equilíbrio econômico que D. Pedro I estabeleceu no Brasil durante o seu governo.

  • C.

    poder moderador privativo do monarca de acordo com a Constituição de 1824

  • D.

    repentina abdicação de D. Pedro I e ascensão ao trono, de imediato, de D. Pedro II.

O abolicionista Joaquim Nabuco escreveu:

"[...] Depois que os últimos escravos houverem sido arrancados ao poder sinistro que representa para o negro a maldição da cor, será ainda preciso desbastar, por meio de uma educação viril e séria, a lenta estratificação de trezentos anos de cativeiro, isto é, de despotismo, superstição e ignorância".

No texto acima, Nabuco demonstra o(a):

  • A.

    caráter preconceituoso que tinha do negro, mesmo sendo abolicionista.

  • B.

    exaltação do abolicionismo e o reconhecimento da igualdade de raças.

  • C.

    forma violenta de como deveria ser conduzido o processo abolicionista.

  • D.

    necessidade urgente de dar aos negros os mesmos direitos dados aos indígenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...