Questões de História do ano 0000

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Após o domínio holandês, na segunda metade do século XVII, a capitania do Rio Grande (do Norte) conheceu o:

  • A.

    maior levante indígena contra a colonização portuguesa que penetrava no interior potiguar.

  • B.

    começo da cultura algodoeira, motivada pela crise internacional, a partir da guerra de Secessão, nos EUA.

  • C.

    apogeu da exploração salineira nas regiões de Macau e Areia Branca para atender ao comércio externo.

  • D.

    declínio da atividade açucareira e algodoeira, uma vez que os holandeses deixaram a capitania arrasada.

A empresa colonial portuguesa no Brasil, na Idade Moderna, caracterizou-se pelo(a):

  • A.

    colonização de povoamento, escravismo, grande propriedade e monocultura exportadora.

  • B.

    colonização de exploração, exclusivismo comercial metropolitano, latifúndio e escravismo.

  • C.

    imposição da religião católica, acúmulo de capital na colônia, escravismo e latifúndio.

  • D.

    colonização controlada pelo Estado, predomínio da escravidão indígena, várias culturas para a exportação.

"Conquistada a independência, outros desafios apresentavam-se ao novo país – conduzir a transição de colônia para a de nação, definir o regime de governo, organizar o Estado. Descartada a solução republicana, segundo o modelo norte-americano, restava o figurino inglês de uma monarquia constitucional. Mas as dificuldades para implantá-lo eram muitas, a começar pelas inclinações absolutistas do imperador".

(Francisco Teixeira - Brasil, História e Sociedade)

O texto refere-se às "inclinações absolutistas do imperador" D. Pedro I, que claramente se expressa no(a):

  • A.

    imposição do sistema parlamentarista de governo, chamado de "às avessas".

  • B.

    equilíbrio econômico que D. Pedro I estabeleceu no Brasil durante o seu governo.

  • C.

    poder moderador privativo do monarca de acordo com a Constituição de 1824

  • D.

    repentina abdicação de D. Pedro I e ascensão ao trono, de imediato, de D. Pedro II.

O abolicionista Joaquim Nabuco escreveu:

"[...] Depois que os últimos escravos houverem sido arrancados ao poder sinistro que representa para o negro a maldição da cor, será ainda preciso desbastar, por meio de uma educação viril e séria, a lenta estratificação de trezentos anos de cativeiro, isto é, de despotismo, superstição e ignorância".

No texto acima, Nabuco demonstra o(a):

  • A.

    caráter preconceituoso que tinha do negro, mesmo sendo abolicionista.

  • B.

    exaltação do abolicionismo e o reconhecimento da igualdade de raças.

  • C.

    forma violenta de como deveria ser conduzido o processo abolicionista.

  • D.

    necessidade urgente de dar aos negros os mesmos direitos dados aos indígenas.

Durante o período da Primeira República (1889 – 1930), o Rio Grande do Norte vivenciou a:

  • A.

    instalação do governo democrático com forte participação das camadas populares.

  • B.

    intensificação da luta armada entre os coronéis, para controle do poder estadual.

  • C.

    manutenção de militares como governadores do Estado, dado o caráter militar do movimento republicano.

  • D.

    prática de políticas oligárquicas comandadas pelos Albuquerque Maranhão e Bezerra de Medeiros.

A Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) apresentou-se para o mundo como um conflito que:

  • A.

    manteve as mesmas características dos anteriores, tal como se fazia guerra na Idade Média.

  • B.

    foi o maior do século XX a começar pela grande quantidade de pessoas que morreram.

  • C.

    trazia mudanças na maneira de fazer guerra, usando armas nunca antes usadas.

  • D.

    começou com ataque dos submarinos alemães aos navios americanos.

"O Tratado de Versalhes nem liquidou, nem abrandou a Alemanha. Uma vez que continha uma cláusula denunciando a culpa do país como um agressor, dava a todos os alemães patriotas um grande motivo de queixa [...]. A Alemanha, embora desarmada pelo tratado, ainda possuía a economia mais poderosa da Europa. Dentro de vinte anos, ela estaria pronta para mais uma vez tentar exigir do mundo o devido respeito".

(O mundo em armas. História em Revista)

O texto acima se reporta à:

  • A.

    revolução socialista alemã que derrubou o governo do Kaiser Guilherme II.

  • B.

    ligação da participação alemã nos dois maiores conflitos do século XX.

  • C.

    falência plena da Alemanha na Primeira Guerra mundial.

  • D.

    decadência da Alemanha após as duas grandes guerras no século XX.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), quando foi criado o Estado de Israel, os conflitos no Oriente Médio se acentuaram devido à luta dos palestinos para:

  • A.

    libertarem-se de Israel e gozarem o direito de ter um Estado independente.

  • B.

    praticarem livremente a religião islâmica, proibida pelos israelenses.

  • C.

    reaverem todas as terras que pertencem à Israel, ajudados, para isso, pelos EUA.

  • D.

    formarem um país independente sem apoio e interferência dos países islâmicos.

Gandhi, um dos grandes nomes do século XX, mobilizou a população indiana contra o poder e a dominação ingleses; para isso pregou o:

  • A.

    Tradicionalismo, a defesa das castas e a luta armada.

  • B.

    Nacionalismo, a resistência civil e as ações coletivas não violentas.

  • C.

    Capitalismo, a defesa do imperialismo e a negociação diplomática.

  • D.

    Socialismo, a denúncia de injustiças sociais e a luta armada.

"Cuba enfrenta, assim, no fim do século XX, o desafio de seguir sozinha o socialismo numa pequena ilha do Caribe, contra os ventos do mercado mundial".

(Emir Sader. Cuba, Chile e Nicarágua,

Socialismo na América Latina)

O texto se refere à situação de Cuba que se agravou com a:

  • A.

    decisão de Fidel Castro de se manter no poder por tempo indeterminado.

  • B.

    ampliação das sanções econômicas por parte de vários países da América do Sul.

  • C.

    crise do açúcar, principal produto de exportação cubana, no mercado internacional.

  • D.

    suspensão de grande parte dos financiamentos soviéticos para o governo cubano.

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