Questões sobre História Geral

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O crescimento demográfico europeu entre os séculos XI e XV foi tornando cada vez mais urgente a necessidade de obter novas terras para cultivar gêneros alimentícios e contribuiu para o aumento da expressividade das atividades comerciais. Esses dois aspectos podem ser somados a outros observados nesse período, como as revoltas camponesas, por exemplo. Essa descrição pode ser associada à qual das alternativas abaixo:

    A) Crise do sistema feudal.

    B) Revolução Industrial.

    C) Início da Idade Contemporânea.

    D) Formação do Império romano.

Leia com atenção as três afirmativas abaixo:


I - O crescimento das cidades culminou em problemas para a sociedade romana, uma vez que a migração dos camponeses fez crescer o número de pessoas ociosas e ansiosas por melhorias em suas condições de vida. O temor de que revoltas começassem a ocorrer levou aos responsáveis pelo império romano a criarem a política do pão e circo, a qual basicamente pode-se resumir na distribuição de alimentos à população enquanto esta distraia-se com as lutas dos gladiadores romanos nas arenas. Acreditava-se que tornando os problemas sociais menos evidentes, diminuía-se a chance de revoltas.

II - O fim do Império romano não está relacionado às crises de ordem econômica e política.

III - Com o fim do Império Romano, chega ao fim também o período da Idade Antiga e inicia-se o período da Idade Média.


Quais delas estão CORRETAS?

    A) I e II.

    B) I, II, e III.

    C) II e III.

    D) I e III.

Sobre a democracia na Grécia antiga, aponte a alternativa CORRETA:

    A) Desde o início todos os cidadãos eram considerados livres e tinham os mesmos deveres e direitos.

    B) Inicialmente nem todos os gregos eram considerados cidadãos, detentores de direitos e deveres iguais; somente uma minoria possuía igualdade de direitos, enquanto a maioria só tinha deveres.

    C) Desde o início a maioria dos cidadãos era considerada livre e tinha os mesmos deveres e direitos; apenas uma minoria era submissa aos cidadãos livres.

    D) Não é possível definir como era a democracia na Grécia antiga.

Assim como no período da antiguidade egípcia, também no período das civilizações mesopotâmicas pode-se observar semelhanças com a organização social de diversos territórios em períodos já pertencentes à Era Cristã. Como era dividida a sociedade mesopotâmica?

    A) Em duas castas: a dos artesãos, camponeses e escravos era responsável pelo controle da sociedade, já que juntos detinham muito poder; por sua vez, a dos grandes comerciantes, militares, nobres e sacerdotes era submissa aos grupos detentores do poder, pois não possuíam direitos.

    B) Em cinco castas: a dos sacerdotes, a dos nobres guerreiros, a dos comerciantes, artesãos e agricultores, a dos servos e a das pessoas impuras, onde as três primeiras controlavam as duas últimas.

    C) Em duas castas: a dos grandes comerciantes, militares, nobres e sacerdotes eram responsáveis pelo controle da sociedade, já que juntos detinham muito poder; por sua vez, a dos artesãos, camponeses e escravos, eram submissos aos grupos detentores do poder, pois não possuíam direitos.

    D) Em cinco castas: a dos sacerdotes, a dos nobres guerreiros, a dos comerciantes, artesãos e agricultores, a dos servos e a das pessoas impuras, onde as três primeiras eram submissas às duas últimas.

A história do Egito antigo remete há milhares de anos antes da Era Cristã, mas ao estudá-la um pouco mais profundamente, pode-se estabelecer um comparativo com algumas características da Idade Contemporânea. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor representa esse comparativo:

    A) As principais questões da sociedade eram respondidas por meio da razão; os indivíduos, em sua maioria, eram monoteístas.

    B) O ritual de mumificação sobreviveu ao longo dos séculos, sendo praticado até hoje; não havia apego aos bens materiais; a crença na vida após a morte não fazia parte do mundo egípcio.

    C) A natureza não era valorizada; os camponeses não exerceram um papel de importância na sociedade.

    D) As mulheres podiam exercer os mesmos ofícios que os homens e aparecer em público sem restrições; cabia aos sacerdotes administrar os templos e os serviços religiosos; ser um indivíduo bem instruído era indispensável para assumir um cargo representativo no governo, nos templos religiosos ou no exército.

A História Medieval é retratada em muitas obras do cinema e da literatura. Mesmo que essas obras não mantenham o tempo todo o compromisso com a veracidade dos fatos (por seu objetivo maior ser o de transportar o espectador ou leitor pelo mundo da fantasia), pode-se extrair algumas informações importantes que remetem ao período abordado. Como exemplo, no ano de 2005 foi produzido o filme A Cruzada, que faz referência a uma série de expedições promovidas pela Igreja Católica durante a Idade Média. Qual era o principal objetivo dessa instituição ao promover as expedições?

    A) Construir novas igrejas no maior número de países possíveis.

    B) Reunificar o mundo cristão, retirando Jerusalém do poderio dos muçulmanos.

    C) Diminuir o poder da nobreza.

    D) Difundir o mercantilismo.

  • A. a vitória dos países aliados sobre os países que compunham as forças do Eixo.
  • B. o recuo militar de um país liberal que não pôde derrotar o exército bolchevique.
  • C. a vitória parcial dos nazistas nas batalhas contra os partidários do bolchevismo.
  • D. a derrota de um dos países europeus que lutou contra países liberais e comunistas.
  • E. a derrota militar de uma potência hegemônica envolvida na luta contra o fascismo.

  • A. as duas superpotências vitoriosas iniciaram uma disputa hegemônica no mundo, ampliando suas áreas de influência política.
  • B. os países aliados conseguiram barrar o avanço das forças militares e expansionistas governadas por regimes de idelogia fascista.
  • C. as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pelo conflito mundial, obrigando-a a assinar o Tratado de Versalhes.
  • D. a Alemanha nazista foi derrotada pela estratégia de terra arrasada adotada pelo exército vermelho da União Soviética.
  • E. a Rússia conseguiu derrotar as forças armadas da Inglaterra e da França com a ajuda econômica do Império Austro-Húngaro.

  • A. na intervenção do Estado no domínio econômico e no controle sobre a taxa cambial.
  • B. na estatização dos recursos naturais e na ampliação dos direitos sociais e trabalhistas.
  • C. na garantia estatal do emprego e na ampliação do Estado na área trabalhista.
  • D. no fim da abertura econômica e no aumento dos impostos sobre produtos importados.
  • E. na desregulamentação do direito trabalhista e na não intervenção do Estado na economia.

Tendo o texto ao lado como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, além dos vários aspectos da realidade mundial do tempo presente, julgue os itens que se seguem.

O fim da guerra fria está vinculado à desintegração da URSS.

  • C. Certo
  • E. Errado
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