Questões de Informática / Microinformática do ano 2017

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Considerando uma situação hipotética com o uso da XP (eXtreme Programming) concomitante com Scrum em um projeto de desenvolvimento de software em uma organização, julgue os seguintes itens.

I É viável a utilização do TDD (Test Driven Development) na fase de sprint, de modo que se escreva o teste automático antes da codificação.

II O princípio da integração contínua da XP deve ser utilizado especificamente na retrospectiva da sprint com vistas a integrar a equipe scrum.

III Integrantes da equipe scrum podem realizar a programação do código em pares, o que proporciona, entre outras vantagens, o nivelamento de conhecimento da equipe.

IV O conceito de requisito “pronto” continuaria válido, contudo, inviabilizaria o refactoring, pois é proibitivo inserir o mesmo item (requisito) em várias sprints.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

Analise o código Python (versão 3) mostrado a seguir.

Ao final da execução desse código, os valores, na variável lista, estarão

  • A. removidos da variável, devido a um erro no código.
  • B. ordenados de forma crescente.
  • C. ordenados de forma decrescente.
  • D. embaralhados, não sendo possível prever a ordem dos valores.
  • E. duplicados, devido a um erro no código.

Considere o trecho do programa Python abaixo.

Os valores impressos, ao se executar o programa, são, respectivamente,

  • A. 1 e 1.
  • B. 10.
  • C. 1 e 10.
  • D. 10 e 1.
  • E. 10 e 10.

Um paradigma de programação basicamente é como um determinado caminho que os programadores utilizam, para resolver problemas, e cada caminho tem uma forma diferente para resolver o problema. No paradigma orientado a objetos, pode-se definir um conjunto de classes em uma estrutura hierárquica, onde cada uma das classes “herda” características das suas superiores nesta estrutura. Observe o código em JAVA.

Esse código em JAVA é um exemplo de herança com o uso da palavra-chave

  • A. this e sobrescrita (override) de método.
  • B. extends e sobrecarga (overload).
  • C. this e sobrecarga (overload) de método.
  • D. extends e sobrescrita (override) de método.
  • E. o código gera um erro, pois o modificador final, quando utilizado em classes ou métodos, bloqueia, respectivamente, a extensão e a sobrescrita (override).

Considere o seguinte script encontrado em uma página web desenvolvida com a linguagem PHP.

Ao se executar o script, será exibido na página

  • A. Lucas = 43 Marcos = 55 Pedro = 40 Mateus = 62
  • B. Pedro = 30 Lucas = 43 Marcos = 55 Mateus = 62
  • C. Mateus = 62 Marcos = 55 Lucas = 43 Pedro = 30
  • D. 0 = 62 1 = 55 2 = 43 3 = 30
  • E. Lucas = 43 Marcos = 55 Mateus = 62 Pedro = 30

O programa que analisa e traduz um código de alto nível, para a linguagem do computador (máquina) e que roda o código-fonte escrito como sendo o código objeto, traduzindo o programa linha a linha, sendo que o programa vai sendo utilizado na medida em que vai sendo traduzido, é denominado de:

  • A. Interpretador.
  • B. Compilador.
  • C. Editor de texto.
  • D. Depurador.

Referente a tabela que código abaixo irá gerar, assinale a alternativa correta:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Identifique as afirmativas falsas e verdadeira e escolha a reposta com a sequência de verdadeiras e falsas de cima para baixo.

I. Backlog é o conjunto de tarefas a serem executadas.

II. O Sprint representa o esforço em um período para executar determinadas tarefas.

III. O backlog se origina das tarefas principais, acrescido das melhorias solicitadas e de outras subtarefas resultantes da divisão de tarefas mais complexas.

IV. O Sprint se refere ao prazo e às tarefas atribuídas a cada responsável, tendo duração de semanas e sendo acompanhado diariamente.

  • A. V-V-F-V
  • B. V-V-V-V
  • C. F-V-V-F
  • D. V-V-F-F

Dentro do paradigma da orientação a objeto, para o enunciado abaixo, assinale a alternativa correta. 

 O GATO pode andar, correr, pular. 

O GATO come ração. 

O GATO tem 2 anos.

Assinale a alternativa correta.

  • A. GATO é um objeto. Tem como métodos andar, correr e pular, comer ração.
  • B. Ter 2 anos, andar e correr são instâncias do objeto GATO.
  • C. GATO é uma classe pois há outros GATO que tem idade diferente.
  • D. Andar, correr e pular, são objetos que podem ter como variável O GATO.

Há um conjunto de princípios para programação e design orientado a objetos estabelecido por Robert C. Martin. Identifique a alternativa que apresenta corretamente a sigla e seus significados:

  • A. SRP-Princípio da Responsabilidade Única; OCPPrincípio Aberto-Fechado; LSP-Princípio da Substituição de Liskov; ISP-Princípio da inversão da dependência; DIP-Princípio da Segregação da Interface.
  • B. SRP-Principio da Responsabilidade Única; OCPPrincípio da Substituição de Liskov; LSP-Princípio Aberto-Fechado; ISP-Princípio da Segregação da Interface; DIP-Princípio da Independência de Processos.
  • C. SRP-Princípio da Responsabilidade Única; OCPPrincípio Aberto-Fechado; LSP-Princípio da Substituição de Liskov; ISP-Princípio da Segregação da Interface; DIP-Princípio da inversão da dependência.
  • D. SRP-Princípio da Responsabilidade Única; OCPPrincípio Aberto-Fechado; LSP-Princípio da Substituição de Liskov; ISP-Princípio da Informação e da Segregação da Interface; DIP-Princípio da inversão da dependência.
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