Questões de Jornalismo do ano 2020

Lista completa de Questões de Jornalismo do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere aos gêneros de redação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Um comunicado é caracterizado pelo objetivo de se fazer chegar ao maior número possível de pessoas a informação que se deseja divulgar. II – O emprego da pirâmide invertida está entre as características compartilhadas pelos gêneros, notícia e reportagem. III – Dá-se o nome de coluna ao texto não noticioso, assinado, publicado periodicamente em um veículo de comunicação, em espaço predeterminado.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Assinale a alternativa que apresenta o porquê de o colunismo social ser denominado de “imprensa rosa”:
I – Porque não contribui com o conhecimento empírico. II – Pelo estilo de vida glamoroso dos artistas e celebridades que chamam a atenção. III – Por causa da grande incidência de pessoas que gostam da cor no mundo artístico.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à história da imprensa brasileira, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Teve um nascimento tardio, assim como o ensino superior, a própria independência política e a abolição da escravatura. II – Os vários períodos sob regime de exceção afetaram de diversas formas o desenvolvimento da atividade jornalística nacional. III – Fatores sociais geraram um legado de analfabetismo e concentração da renda, impedindo que o público leitor nacional atingisse o percentual registrado em países com economia de porte semelhante ou maior.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Como se sabe, o hipertexto é um recurso utilizado como uma das formas de atrair a atenção do público em espaços digitais. No que se refere aos cuidados dessa inserção, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Investir em pop-ups. II – Utilizar o máximo possível de links. III – Prezar apenas por hiperlinks com detalhes relacionados.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à teoria do agendamento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligência elementos específicos dos cenários públicos. II – As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os “mass media” incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. III – O público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos “mass media” aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à teoria culturológica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I – Foi desenvolvida primeiramente por Lasswell. II – Sustenta a ideia de que a mídia não produz uma padronização cultural, mas sim, se baseia em uma padronização já existente nas sociedades, que surge a partir de certas características (humanísticas, nacionais, religiosas). III – Foi desenvolvida no final do século XIX.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à teoria crítica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Foi desenvolvida pelos teóricos da Escola de Frankfurt. II – Tem forte cunho antimarxista. III – Seu ponto de partida é a análise do sistema da economia de mercado.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

No que se refere à teoria empírica de campo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É também conhecida como “Teoria de Efeitos Limitados”. II – Fundamenta-se em aspectos estritamente morais e normativos. III – Baseia-se na ideia de que a mídia exerce influência social ilimitada.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à teoria da persuasão, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É baseada em aspectos psicológicos. II – Baseia-se na ideia de que a mensagem enviada pela mídia é assimilada imediatamente pelo indivíduo. III – Sustenta que o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sociocultural e político, e com as quais ele esteja de acordo.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

Ainda no que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor. II – A passividade do receptor é uma importante característica desta teoria. III – Analisa a mídia sem levar em conta o “Behaviorismo”.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...