Questões sobre Teorias da Comunicação

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Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que

    A) entende a comunicação como processo vertical de transmissão de mensagens para um público alienado definido pelo conceito de massa.

    B) admite a existência de especialistas da comunicação que pautam o que é importante para a sociedade, motivo que leva o público à massificação e alienação.

    C) considera que os efeitos da mídia sobre o público são de longo prazo, não como formadores de opinião, mas causadores de efeitos diretos sobre a estrutura cognitiva das pessoas. É a maneira de cada indivíduo conhecer o mundo, modificado pelos meios de comunicação massa.

    D) define a comunicação como um processo em que a mensagem é transmitida por um canal para um receptor, que, como público, irá formar, com base nas mensagens, a sua visão de mundo.

Nos anos 1960, um livro propôs uma análise estruturalista dos meios de comunicação, num momento em que vários paradigmas divergiam sobre o tema. Para o seu autor, a teoria crítica frankfurtiana via os processos de comunicação com negatividade, do outro, correntes como a funcionalista norte-americana e a midialógica de McLuhan entendiam as mudanças na comunicação como um processo virtuoso, derivado da democratização e da integração cultural. O livro e o autor são, respectivamente,

    A) A Máquina Universo, de Pierre Lévy.

    B) Dialética do Esclarecimento, de Theodor Adorno.

    C) Dos meios às mediações, de Jesús Martín-Barbero.

    D) Apocalípticos e Integrados, de Umberto Eco.

    E) Pensar as Mídias, de Armand Mattelart.

Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque

    A) quando um emissor envia uma mensagem a um receptor por qualquer meio, sendo ainda codificada e decodificada, há a possibilidade de geração de ruídos, o que só se pode verificar quando o receptor recebe o feedback.

    B) as mensagens emitidas pelos meios de comunicação, principalmente na linguagem publicitária, são assimiladas pelos receptores, aceitas e espalhadas aos seus semelhantes, criando um poderoso efeito de formação da opinião pública.

    C) a racionalidade técnica do capitalismo, incluindo a indústria cultural, produz e justifica a dominação dos proprietários de todos os setores da economia sobre a massa, tendo efeitos ideológicos sobre posições políticas e necessidades de consumo.

    D) no processo de globalização se formaram centros de ponta em termos econômicos e tecnológicos, concentrados em cidades globais como São Paulo, Nova York, Tóquio, Berlim etc., que formam uma rede de trocas financeiras e comunicacionais.

    E) cada instituição possui uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento pode desregrar ou degenerar esta mesma sociedade. Nesse caso, a comunicação tem algumas finalidades democráticas e civilizatórias que impulsionam pensamentos e necessidades similares de consumo.

Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.

    A) Agenda Setting.

    B) Teoria Empírico-Experimental.

    C) Teoria do Espelho.

    D) Teoria Hipodérmica.

    E) Newsmaking.

Sobre as Teorias do Jornalismo, marque a afirmação abaixo que está INCORRETA.

    A) Teoria do espelho: as notícias são vistas como o espelho da realidade.

    B) Gatekeeper: atribui ênfase à percepção e à seleção individual do jornalista para produzir e publicar notícias.

    C) Teoria organizacional: ênfase na notícia como um relato resultante dos condicionantes organizacionais (hierarquias, formas de socialização etc).

    D) Teoria construcionista: derivação da Teoria do Espelho, diz respeito à possiblidade das notícias refletirem a realidade objetivamente.

    E) Teoria Instrumentalista: originária da década de 1970, diz que as notícias seriam produzidas de maneira parcial, a fim de servir a determinados interesses políticos.

Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.

    A) É um fenômeno analisado sob a ótica marxista por filósofos alemães a partir da década de 1970.

    B) Segundo as análises dos teóricos que criaram esse termo, a articulação mercadológica entre cultura, arte e diversão criticava e contestava o modo de produção capitalista nos momentos de lazer da classe trabalhadora.

    C) Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, responsáveis pela criação do conceito, uma das características da indústria cultural é a neutralidade ideológica.

    D) Segundo os filósofos que criaram o termo indústria cultural, ao desenvolver produtos culturais com a finalidade do lucro, submetendo os consumidores à lógica industrial, a classe dominante promove a alienação das classes dominadas.

    E) No livro Cultura da Mídia (2001), Douglas Kellner lança a expressão “indústria cultural”.

Sobre a Hipótese do Agenda-Setting, é INCORRETO afirmar que:

    A) foi elaborada a partir do postulado de que a imprensa seria muito eficaz ao determinar aos seus leitores sobre o que pensar.

    B) legitima e defende o poder de persuasão dos media, ao considerar que o jornalista é o único profissional capaz de orientar corretamente as decisões dos leitores.

    C) tratava, na sua primeira elaboração, da possibilidade dos media estabelecerem a agenda de uma campanha política.

    D) está preocupada com a influência dos media na vida social e, em especial, na esfera política.

    E) defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa.

Friedland e Campbell (2009) enumeram três características da Escola de Sociologia de Chicago que podem servir de inspiração para o jornalismo: a) a procura de abordagens criativas no trabalho de investigação; b) a preocupação em realizar pesquisas não apenas para estudar a sociedade, mas também mudá-la; c) a busca por uma linguagem simplificada e acessível aos leitores, inclusive com a exploração de recursos gráficos.
O pensador mais proeminente da Escola de Sociologia de Chicago, considerado um dos primeiros teóricos do jornalismo, que desenvolveu uma abordagem de pesquisa empírica voltada à observação das relações interpessoais no contexto urbano, é:

    A) Marshall Mcluhan

    B) Robert Ezra Park

    C) Robert Merton

    D) Paul Lazarsfeld

    E) Harold Lasswell

No que se refere à teoria do agendamento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligência elementos específicos dos cenários públicos. II – As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os “mass media” incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. III – O público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos “mass media” aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à teoria culturológica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I – Foi desenvolvida primeiramente por Lasswell. II – Sustenta a ideia de que a mídia não produz uma padronização cultural, mas sim, se baseia em uma padronização já existente nas sociedades, que surge a partir de certas características (humanísticas, nacionais, religiosas). III – Foi desenvolvida no final do século XIX.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

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