Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Com relação aos textos I e II, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o desenvolvimento e a organização das idéias do texto I, depreende-se que "segmento que demanda maiores recursos monetários e cuidados humanos, afetivos e psicológicos" (l.8-10) e "segmento com idade avançada" (l.7) referem-se ao mesmo conjunto de indivíduos.
Atenção: As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... para que o potencial hidrelétrico da região amazônica possa ser aproveitado com poucos danos ambientais... (início do texto)
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que os do grifado acima está também grifado na frase:
Essa técnica começou a ser debatida...
... com que o Brasil fique mais dependente das usinas termoelétricas...
Ele ressalta ainda...
... já que a geração das usinas pode ser aumentada ou reduzida...
... um dos diretores do Ibama avalia...
Leia o texto a seguir e responda às questões 01 a 20.


"...que depois acabou sendo dizimada"; dizimar, originalmente, se relaciona a 10%, mas agora perdeu o valor original e significa "matar em grande quantidade". A palavra sublinhada abaixo que também mostra a perda do valor semântico original é:
Os chineses tiveram que enterrar seus mortos;
Alguma ajuda estrangeira desembarcou de aviões na província atingida;
O terremoto foi um dos maiores desastres naturais da China;
Os rumores tiraram a tranqüilidade do governo chinês;
Alguns blogueiros colaboraram com as autoridades.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Com referência às idéias e aos aspectos lingüísticos do texto, julgue os próximos itens.
Na linha 7, o termo "Todavia" exprime oposição em relação à idéia apresentada na oração anterior.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, relativos às comunicações oficiais.
O atual emprego de pronomes de tratamento indireto nas correspondências oficiais dirigidas às autoridades provém da larga tradição do uso desses pronomes na língua portuguesa.
As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.
quem vê a barbárie.
como uma fatalidade.
torna-se, ainda que.
queira (...) cúmplice silencioso.
torna-se (...) seu cúmplice silencioso.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.


Está clara, coerente e correta a redação da seguinte frase:
Sequer deixaríamos de freqüentar à escola no caso de trocarmos a recompensa imediata por uma outra que só o futuro viesse a vislumbrar.
Há muitos que argumentam de que mesmo entre os chimpanzés ocorre a paciência necessária, de acordo com as raízes evolutivas.
Comportamentos altruístas ou mesmo desinteressados não se observa em todas as espécies, constituindose conforme peculiaridade humana.
Evidências de comportamento cooperativo notam-se em outras espécies, mas apenas os seres humanos são capazes de um autêntico altruísmo.
Não obstante Ernst Mayr tenha concluído de que a consciência humana emerge dos animais, o foco da primatologia estuda nossas características.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.

É preciso corrigir a pontuação da seguinte frase:
Comparações entre épocas, embora possam ser úteis, nem sempre são animadoras.
Não parece haver, de fato, muita vantagem no uso de rádios nas viaturas, se comparado com o antigo sistema de apitos.
Embora mais ostensivas, que as de antigamente, as rondas noturnas de hoje, não têm a mesma eficiência.
Se mudasse a música dos apitos, algumas pessoas ficavam intranqüilas, mas voltavam a dormir, retomados os trilados regulares.
Eram poucos, e quase sempre sem gravidade, os incidentes que quebravam a paz das antigas madrugadas.
As expressões sublinhadas apresentam sua correspondência CORRETA em:
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008


Com referência às regras que justificam a acentuação de palavras do primeiro parágrafo, assinale a opção correta.
Encaixam-se na regra do acento diferencial as palavras "está", "nós", "até" e "será".
Encaixam-se na regra das paroxítonas acentuadas as palavras "caráter", "também", "será" e "fábula".
Todas as palavras são acentuadas ou por serem oxítonas, ou por serem proparoxítonas.
Encaixam-se na regra das oxítonas acentuadas as palavras "está", "também", "até" e "será".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...