Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A construção que pode ser reescrita com o verbo na voz passiva é:

  • A. ... a foto chega tinindo aos amigos... (4º parágrafo)
  • B. A criação saía da cozinha... (3º parágrafo)
  • C. ... interajo com muita gente... (2º parágrafo)
  • D. ... publico ativamente fotos de minhas fornadas... (2º parágrafo)
  • E. Não está na rede? (1º parágrafo)

Considerando-se o contexto, mantêm-se as relações de sentido e a correção gramatical substituindo-se

  • A. supérfluo por “imprescindível” (4º parágrafo)
  • B. abolir por “libertar” (2º parágrafo)
  • C. encerrar por “terminar” (2º parágrafo)
  • D. infligir por “impor” (2º parágrafo)
  • E. formalismo por “descompostura” (3º parágrafo)

Há construção verbal na voz passiva e adequada articulação entre tempos e modos verbais na frase:

  • A. Se queremos falar e pensar sem muito esforço, deveríamos ter-nos esforçado para cultivar os lugares-comuns.
  • B. Frases como a indicada no texto são capazes de nos convencer de sua sabedoria, ainda quando nada tivessem a dizer.
  • C. Ao localizar a força de um lugar-comum na fala de um político, o autor do texto mostraria certa aversão a determinados discursos.
  • D. Ainda que não tivessem qualquer profundidade, os chavões que ele diz acabariam por encantar seus ingênuos ouvintes.
  • E. Se quisermos que a nossa preguiça não venha a ser desafiada por alguma expressão original, recorramos à mesmice dos chavões.

Já Aristóteles dedicou um livro de sua Ética ao fenômeno. (4º parágrafo)

No contexto, o mesmo tipo de complemento verbal grifado acima também se encontra em:

  • A. ... porque foram grandes sistematizadores do conhecimento.... porque foram grandes sistematizadores do conhecimento.
  • B. ... e resolveu o dilema dividindo a alma em três partes...
  • C. ... lembra o filósofo Marco Zingano, da Universidade de São Paulo.
  • D. Um dos problemas que ocuparam Platão e Aristóteles...
  • E. ... o resgate [...] das contribuições da Antiguidade pode parecer folclórico...

Considere o enunciado que segue.

Acredito que os interessados se mostram aptos à função para a qual estão se candidatando quando agem com ponderação diante de cada desafio que lhes é proposto, ou seja, reflete-se sobre o caso a ser analisado e procura-se avaliar de forma imparcial os possíveis aspectos divergentes que nele estejam em jogo.

Na frase,

  • A. nenhuma alteração deve ser feita, pois o conjunto está organizado de maneira clara, mantendo a mesma perspectiva de tratamento do tema e em conformidade com a norma-padrão da língua.
  • B. há um equívoco de construção, pois temos dois segmentos preposicionados – à função e para a qual está se candidatando – em relação de dependência direta com a mesma palavra – aptos.
  • C. com o intuito de observar-se o paralelismo de construção, seria adequada a substituição de reflete-se e procura-se avaliar por, respectivamente, “quando refletem” e “quando procuram avaliar”.
  • D. o segmento introduzido por ou seja poderia ser eliminado, pois seu conteúdo é pleonástico, nada acrescentando ao já dito: “ponderar” implica, por si só, a ideia de “refletir” e “avaliar de forma imparcial”.
  • E. com o intuito de obter a adequada correlação entre as formas verbais empregadas, e notando-se o emprego, na linha inicial, de se mostram e estão, teria de haver obrigatoriamente a s ubstituição de estejam por “estão”.

Visível a olho nu. Mas não só, uma vez que se trata de um processo que tem sido há décadas acompanhado atentamente, e comprovado a frio reiteradamente, pelas estatísticas censitárias.

Propõe-se reescrever o trecho acima eliminando o ponto final e iniciando a frase por "Trata-se de um processo". Uma formulação aceitável, por não prejudicar o sentido e a correção originais, deve conter o seguinte segmento:

  • A. ainda que também seja visível a olho nu.
  • B. à medida que é visível a olho nu.
  • C. sendo, pois, visível a olho nu.
  • D. entretanto será visível a olho nu.
  • E. quando visível a olho nu.

A substituição do elemento sublinhado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes no segmento, foi realizada de acordo com a norma padrão em:

  • A. quem considera o amor abstrato = quem lhe considera abstrato
  • B. consideram o amor algo ingênuo e pueril = consideram-lhe algo ingênuo e pueril
  • C. parece que inviabiliza o amor = parece que inviabiliza-lhe
  • D. o ressentimento é cego ao amor = o ressentimento lhe é cego
  • E. o amor não vê a hipocrisia = o amor não lhe vê

A frase que está escrita em conformidade com a norma-padrão da língua é:

  • A. A cultura e os costumes de um povo representam aspectos sócio-culturais que tendem a ser reproduzidas pelos seus membros em geral e passadas a seus descendentes, geração a geração.
  • B. A cultura e os costumes de um povo representa aspectos sócio-culturais que tendem a ser reproduzidas pelos seus membros em geral e passadas a seus decendentes, geração à geração.
  • C. A cultura e os costumes de um povo representa aspectos socioculturais que tendem à ser reproduzido pelos seus membros em geral e passados a seus descendentes, geração a geração.
  • D. A cultura e os costumes de um povo representam aspectos socioculturais que tendem a ser reproduzidos pelos seus membros em geral e passados a seus descendentes, geração a geração.
  • E. A cultura e os costumes de um povo representam aspectos socioculturais que tendem a serem reproduzidos pelos seus membros em geral e passados à seus decendentes, geração a geração.

Considere a relação entre o vocábulo “que” e a expressão entre colchetes nas seguintes passagens do texto.

I. ... estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas, de [uma maneira] que jamais aconteceu na história da humanidade. (1º parágrafo)

II. Um estudante universitário observa [a solidão e o isolamento] que acompanham uma vida reclusa ao mundo virtual... (2º parágrafo)

III. Ele lembra que [seus colegas] estão perdendo a habilidade de manter uma conversa... (2º parágrafo)

IV. [Nenhum aniversário, show, encontro ou festa] pode ser desfrutado sem que você se distancie... (2º parágrafo)

V. ... [as intermináveis horas] que os jovens passam olhando fixamente para aparelhos eletrônicos... (3º parágrafo)

Tem função pronominal, por se referir à expressão entre colchetes e equivaler a ela em termos de sentido, o vocábulo “que” sublinhado APENAS em

  • A. II, III e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e V.
  • D. I, II e IV.
  • E. III, IV e V.

Os pronomes ela (3o parágrafo) e lhes (4o parágrafo) referem-se, respectivamente, a:

  • A. doutrina seguinte − Percepções e teses notáveis
  • B. uma lista impressionante de correntes − Percepções e teses notáveis
  • C. a passagem de uma escola a outra − desdobramento
  • D. uma lista impressionante de correntes − problemas a muito custo identificados
  • E. a passagem de uma escola a outra − problemas a muito custo identificados
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