Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Responda as questões de 01 a 15.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL - MG) - 2006
Leia com atenção o texto a seguir. As questões de 01 a 05 estão nele baseadas
Assinale a alternativa em que a concordância verbal sublinhada está justificada de forma INCORRETA.
(...)boa parte dos envolvidos em crimes violentos no Brasil apresenta um perfil bastante definido. (sujeito formado por expressões partitivas - o verbo concorda no singular para enfatizar a unidade do conjunto)
(...)mais empregos e maior escolaridade, por si sós, seriam capazes de diminuir as taxas de violência (sujeito composto – o verbo concorda no plural).
Boa parte dos infratores que passaram pela Febem em 2002 (67,5%) cursou entre a 5ª e a 8ª série do ensino fundamental,(...) (sujeito formado por expressões partitivas - o verbo concorda no plural para destacar os elementos do conjunto)
Para educadores e sociólogos, há duas respostas para o fenômeno. (sujeito posposto ao verbo – o verbo concorda no singular)
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 16.


Na frase - Outro argumento inconsistente é o de que as partidas acabariam sempre em confusão, pois os dois times pediriam a todo momento revisão dos lances... -, a conjunção pois estabelece entre as orações uma relação de
oposição.
conseqüência.
explicação.
alternância.
restrição.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A tipologia textual em questão é:
didática
descritiva
narrativa
científica
informativa
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nesse texto, julgue os próximos itens.
A expressão "vetusto idioma" (L.4) tem o mesmo significado de rebuscada língua.
As questões de números 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Considere as formas verbais que aparecem no texto saem e saía. A mesma relação existente entre ambas, quanto à flexão, está no par
vão e foi.
estão e estava.
fogem e fugiu.
dirigem e dirigira.
trabalham e trabalharia.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
"Bacia das almas" é o nome que ele deu a uma bacia de alumínio, à qual remete tudo aquilo que não tem aplicação imediata.
A frase acima permanecerá formalmente correta caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por:
Com referência a correspondências oficiais, julgue o item abaixo.
A seguinte construção pode constar do corpo de uma ata: O senhor Alberto Dines afirmou, na sessão Jornal de Debates do Observatório da Imprensa, em 26/9/2005, que a expressão Tudo pelo social foi uma perigosa simplificação que retirou das nossas preocupações o sentido moral da política. 
Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto
Por influência da sílaba final do verbo, foi acrescentado n ao pronome em "obrigam-no" (l.5); por isso, ao se mudar sua colocação para antes do verbo, volta à sua forma original, para que o texto se mantenha correto: o obrigam.
A idéia de reforço a um tempo transcorrido, que o advérbio "já""(l.3) confere à oração, também pode ser assumida pelo advérbio "mais" (l.3); por isso, a retirada de um deles do texto não prejudicaria sua correção gramatical ou coerência de argumentação.
Todas as ocorrências do pronome "ele" (l.7,10,12,14 e 16) estabelecem, no texto, uma cadeia coesiva que retoma a referência a "O homem mais humilde""(l.1); por isso, a retirada de todas elas do texto o deixariam subentendido, sem prejuízo da coerência e da correção gramatical.
Alteram-se as relações semânticas entre as idéias, mas preserva-se a correção gramatical, reescrevendo o trecho "a se mudar do lugar que escolhera para viver" (l.14 e 15) com o verbo na voz ativa: a mudar o lugar em que viver.
O advérbio "sequer""(l.18) assume no texto a função de negar a ação verbal da oração, função que os vocábulos nem ou nem sequer poderiam também assumir.
O texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 11 a 20.

Quando a autora diz que os carteiros gostariam de ganhar presentes da comunidade, o uso das aspas no termo se justifica:
Por ter sido usado no sentido literal
Por ser antônimo de favores
Por ser sinônimo de favores
Pelo destaque dado à ironia que ele representa
Pelo exagero e preciosismo da autora
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...