Questões de Língua Portuguesa

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O emprego da vírgula é usado para intercalar adjunto adverbial em:

  • A. “... penso, inclusive, que não necessitamos usar o termo em inglês...”
  • B. “... quando, em uma brincadeira, alguém não se sente engraçado (cheio de graça)...”
  • C. “Quando uma brincadeira, por exemplo, deixa de ser inofensiva e passa a ser uma ação de violência?”
  • D. “... Também desponta assédio quando uso da minha autoridade hierárquica, ou familiar, ou econômica...”
  • E. “... a família e a escola devem recusar qualquer expressão, mesmo que mínima, de intolerância e agressão.”

A crase foi usada de forma INCORRETA em:

  • A.

    Estive disposto à algumas mudanças

  • B.

    Sempre farei menção àquelas entrevistas

  • C.

    Ninguém se referiu à minha melhor amiga

  • D.

    Comunicamos o resultado às pessoas interessadas

A lua

Tal qual a dona de um bordel,

Pedia a cada estrela fria

Um brilho de aluguel.

E nuvens,

Lá no mata-borrão do céu

Chupavam manchas torturadas.

O trecho da letra da música acima, de Aldir Blanc, remete a qual figura de linguagem?

  • A.

    Gradação.

  • B.

    Prosopopéia.

  • C.

    Apóstrofe.

  • D.

    Metáfora.

Considere as afirmações abaixo, relativas à pontuação no texto.

I- Os dois pontos na linha 10 introduzem um esclarecimento do que foi dito na primeira parte do período.

II- Na linha 22, o emprego da vírgula que antecede o e justifica-se unicamente porque é necessário indicar que o sujeito da oração que segue não é o mesmo da anterior.

 III- Na linha 25, uma vírgula poderia ser colocada depois da palavra público, sem que isso acarretasse erro ou alteração no significado.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    Apenas II e III.

Na linha 9, o pronome nela refere-se à:

  • A.

    Justiça Eleitoral.

  • B.

    votação eletrônica.

  • C.

    confiança indispensável.

  • D.

    credibilidade do nosso sistema eleitoral.

Têm o mesmo valor semântico:

  • A.

    "como", linha 01, e "maior que", linha 10

  • B.

    "segundo", linha 02, e "de acordo com", linha 06

  • C.

    "por parte", linha 12, e "Quanto aos", linha 14

  • D.

    "como", linha 12, e "sobre", linha 15

  • B.

    "segundo", linha 02, e "de acordo com", linha 06

  • C.

    "por parte", linha 12, e "Quanto aos", linha 14

  • D.

    "como", linha 12, e "sobre", linha 15

  • Assinale a paráfrase INADEQUADA do ponto de vista morfossintático.

    • A. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade é muito mais alta do que no mesmo metrô caso ele fosse lavado e limpo a cada noite.
    • B. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade será muito mais alta do que no mesmo metrô lavado e limpo a cada noite.
    • C. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade seria muito mais alta do que no mesmo metrô que chegasse a ser lavado e limpo a cada noite.
    • D. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade será muito mais alta do que no mesmo metrô na hipótese de ele ser lavado e limpo a cada noite.
    • E. Num metrô coberto de grafite, a criminalidade seria muito mais alta do que no mesmo metrô ainda que ele tinha sido lavado e limpo a cada noite.

    A linguagem conotativa está representada em:

    • A. “Quando uma brincadeira, por exemplo, deixa de ser inofensiva e passa a ser uma ação de violência?”
    • B. “Assim, a família e a escola devem recusar qualquer expressão, mesmo que mínima, de intolerância e agressão.”
    • C. “Violência! Ninguém com consciência sadia e retidão ética pode aceitar sua prática como parte obrigatória da vida...”
    • D. “O mais presente é o assédio em forma de humilhação; como dizia Nelson Rodrigues, 'O que dói na bofetada é o som'.”
    • E. “A violência mais sutil é aquela que se apresenta em forma de brincadeira ou sob o argumento de servir como incentivo para alguma providência da vítima.”

    A concordância está INCORRETA SOMENTE na frase:

    • A.

      Existem, no Brasil, programas criados especialmente para formar aprendizes e grupos de combate ao trabalho infantil.

    • B.

      Algumas atividades que não prejudiquem o desenvolvimento do jovem poderiam ser permitidas por uma legislação mais flexível.

    • C.

      Falta, entre os empresários, uma preocupação maior com a formação de jovens interessados em preparar-se para o mercado de trabalho.

    • D.

      Cursos de aprendizagem são oferecidos pelo SENAI – Serviço Nacional da Indústria – que pretende ampliar o número de estudantes aprendizes atendidos por essa instituição.

    • E.

      Esperavam-se que as autoridades responsáveis pelos programas de combate ao trabalho infantil realmente exigisse o respeito ao que diz a lei.

    A crase foi usada ADEQUADAMENTE em:

    • A.

      As informações às quais as mulheres se referiam eram verdadeiras.

    • B.

      Só me irá receber à partir da semana que vem.

    • C.

      Recorreu-se à Vossa Senhoria no último momento.

    • D.

      Distribuí o livro à qualquer aluna da sala.

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