Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

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No primeiro quadrinho, Cebolinha se admira com os animais que vê, embora Mônica pense que ele está se referindo a ela. Na interpretação da Mônica, Cebolinha fez uso de:

  • A. metonímia.
  • B. catacrese.
  • C. zeugma.
  • D. prosopopéia.
  • E. metáfora.

Assinale o ditado popular cujo significado se assemelha ao do seguinte trecho _ "a mercadoria que me reveste me imprime mais ou menos valor." (l. 30-31)

  • A.

    A araruta tem seu dia de mingau.

  • B.

    A árvore se conhece pelos frutos

  • C.

    A dor ensina a gemer.

  • D.

    A cobra maior engole a menor.

  • E.

    A roupa faz o homem.

A repetição do primeiro verso das três primeiras estrofes constitui uma figura de linguagem bastante freqüente.

Assinale a alternativa que a identifique corretamente.

  • A. anacoluto
  • B. anáfora
  • C. hipérbole
  • D. prosopopéia
  • E. silepse

"Será que, algum dia, os turistas olharão fascinados para as torres enferrujadas dos arranha-céus de Nova York do mesmo modo que hoje olhamos para as ruínas das grandes cidades maias cobertas pela vegetação?"; além da frase interrogativa, o meio lingüístico utilizado neste fragmento do texto para expressar dúvida é:

  • A.

    a alusão a antigas civilizações pujantes, hoje desaparecidas;

  • B.

    o emprego da expressão "algum dia";

  • C.

    a comparação entre dois momentos históricos;

  • D.

    a referência a uma grande cidade moderna;

  • E.

    a utilização do futuro do presente do indicativo.

Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões de 01 a 12.

TERRA ACUMULA MAIS CALOR DO QUE DISSIPA

 

No fragmento

“Sem poder escapar para o espaço por causa de um cobertor de gases na atmosfera, o calor irradiado pelo planeta acaba aumentando a sua temperatura.” (quarto parágrafo), a expressão em destaque é um exemplo de

  • A.

    metonímia

  • B.

    pleonasmo

  • C.

    onomatopéia

  • D.

    metáfora

  • E.

    silepse

Marque a paráfrase do texto de Darcy Ribeiro isenta de erros.

  • a.

    Ao longo da costa brasileira se defrontaram duas visões de mundo completamente opostas: a selvageria e a civilização. Concepções diferentes de mundo, da vida, da morte e do amor chocaram-se cruamente. Aos olhos dos europeus, os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção do "pecado". Mas, com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para serem vendidos como escravos. Com a descoberta de que as matas estavam cheias de pau-brasil, o interesse mudou... Era preciso mão-de-obra para retirar a madeira.

  • b.

    Duas visões de mundo, a selvageria e a civilização, completamente opostas, se defrontaram ao longo da costa brasileira. Concepções diferentes de mundo, da vida, da morte e do amor, se chocaram cruamente. Aos olhos dos europeus, os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção do "pecado". Mas, com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para serem vendidos como escravos. Com a descoberta que as matas estavam cheias de pau-brasil, o interesse mudou... Era preciso mão-de-obra para retirarem a madeira.

  • c.

    A selvageria e a civilização, duas visões de mundo completamente opostas, se confrontaram ao longo da costa brasileira; ali se chocaram, cruamente, concepções diferentes de mundo, da vida, da morte, do amor. À vista dos europeus os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção do "pecado". Mas com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Servia apenas para ser vendidos como escravos. Com a descoberta de que as matas estavam cheias de pau-brasil, o interesse mudou... Era preciso mão-de-obra para retirar a madeira.

  • d.

    Completamente opostas, duas visões de mundo, a selvageria e a civilização, defrontaram-se, ao longo da costa brasileira, fazendo com que concepções diferentes de mundo, da vida, da morte, do amor se chocasse cruamente. Aos olhos dos europeus os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção do "pecado"; mas com um grande defeito: eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para ser vendidos como escravos. Com a descoberta de que as matas estavam cheias de pau-brasil, o interesse mudou... Era preciso mão-de-obra para retirar a madeira.

  • e.

    A selvageria e a civilização visões de mundo completamente opostas, defrontaram-se ao longo da costa brasileira. Eram concepções diferentes do mundo, da vida, da morte, do amor, que chocaram cruamente. Na visão dos europeus, os indígenas pareciam belos seres inocentes que não tinham noção do "pecado"! Mas tinham um grande defeito, pois eram "vadios", não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para a venda como escravos. Ao se descobrir que as matas estavam cheias de paubrasil, o interesse mudou... Era preciso mão-deobra para retirar a madeira.

 

Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..

O último período do texto contém uma metáfora.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..

Polissíndeto, ou seja, a repetição intencional do conectivo entre elementos coordenados, é um recurso de que se vale o autor para sugerir movimento ou sucessão de ações. Nas linhas 10 e 11, pode-se observar o uso desse recurso estilístico no emprego da conjunção coordenativa adversativa “mas”.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os itens a seguir, relativos à linguagem, à análise e interpretação do texto acima e ao emprego das classes de palavras, acentuação gráfica e pontuação.

Nas linhas 14 e 15, o autor emprega um recurso sonoro, onomatopéia, comumente usado em poesias, para reproduzir sons do mundo natural. Sugere, dessa forma, o ruído de animais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, bem como as noções que cercam o conceito de retórica e argumentação, julgue os itens subseqüentes.

Quando se atribui às palavras o poder de “alçarem vôos insopitáveis” (l.11), está-se lançando mão de uma figura de estilo chamada metonímia.

  • C. Certo
  • E. Errado
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