Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

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A acentuação gráfica está correta na palavra

  • A. portuguêsa.
  • B. espécie.
  • C. fenomêno.
  • D. cajú.
  • E. sómente.

São da mesma classe gramatical de "mundial", que aparece na última linha do primeiro parágrafo, as seguintes palavras do texto

  • A. negros (l. 5) – difíceis (l. 23) – original (l. 4).
  • B. Guerra (l. 3) – análise (l. 2) – descoberta (l. 12).
  • C. francesa (l. 15)– cotidiana (l. 2) – glossário (l. 18).
  • D. biografia (l. 19) – econômico (l. 25) – cultural (l. 25).
  • E. alternativos (l. 13) – revelador (l. 24) – celebridades (l. 19).

Todas as palavras estão corretamente grafadas apenas na opção

  • A. virus - ciências - rápido.
  • B. obvio - juízes - sério
  • C. corrupção - escessivo - análise.
  • D. sociável - três - contemporâneo.
  • E. além - politica - coordenar

Texto 1

DIRETO DA FONTE

Entre 2002 e 2003, a equipe do projeto Memórias do Comércio da Cidade do
Rio de Janeiro, do SESC Rio, realizou extensa pesquisa documental e iconográfica so-
bre o comércio no Rio e buscou os personagens mais representativos da vida carioca
nessa área. O resultado  é a história da metrópole carioca, dos tempos antigos até ho-
je, contada por meio dos relatos de comerciantes e comerciários, que narraram as
próprias vidas - como chegaram a se estabelecer, o relacionamento com clientes, pa-
trões e empregados, e a dinâmica do negócio. O trabalho foi registrado no livro Um
balcão na capital e pode ser lido no site de mesmo nome inserido no portal Museu da
Pessoa. (...)

(História viva. São Paulo: Duetto, abril de 2005. Ano II, nO
 18. 
p.12)

Após a leitura do texto 1, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A equipe do projeto Memórias do Comércio da Cidade do Rio de Janeiro reuniu apenas depoimentos verbais sobre comerciantes e comerciários que se estabele- ceram na cidade carioca desde os tempos antigos até os dias atuais.

  • B.

    O projeto Memórias do Comércio da Cidade do Rio de Janeiro teve por objetivo estabelecer quais as condições financeiras exigidas pela prefeitura da cidade pa- ra que comerciários e comerciantes pudessem se estabelecer no Rio de Janeiro desde os tempos antigos até os dias atuais.

  • C.

    De acordo com o texto, há referências explícitas de que o projeto Memórias do Comércio da Cidade do Rio de Janeiro também resgatou o montante do lucro obtido pelos comerciantes e comerciários que se estabeleceram na cidade do Rio de Janeiro desde os tempos antigos até os dias atuais.

  • D.

    O projeto Memórias do Comércio da Cidade do Rio de Janeiro reuniu, além de depoimentos verbais dos comerciantes e comerciários que se estabeleceram na cidade carioca, fotos e outros tipos de ilustrações.

  • E.

    O projeto Memórias do Comércio da Cidade do Rio de Janeiro não encontrou a- inda uma forma de divulgação das fontes levantadas pela equipe responsável pelo projeto.

TEXTO 9.

Referência para as questões 18 e 19.

PROVOCAÇÕES EM VERSOS II

"Se o remédio para a aids for descoberto Nos Estados Unidos, decerto muita gente, em mais um de seus giros, vai tomar o partido do vírus."

 (Poeta Nelson Ascher)

Marque a alternativa correta.

No texto 9 o poeta Nelson Ascher:

  • A.

    critica a ineficiência científica brasileira.

  • B.

    critica o povo norte-americano.

  • C.

    expressa sua intolerância com os seres humanos.

  • D.

    satiriza o anti-americanismo.

  • E.

    elogia o poder criativo do brasileiro

TEXTO 15.

Referência para a questão 30.

 "O catolicismo brasileiro foi mais tolerante com as religiões africanas e permi- tiu maior sobrevivência da cultura negra. Os proprietários de escravos também não tinham o mesmo fervor dos norte-americanos e estavam menos interessados em im- por sua religião. Mais do que o lado espiritual, interessava-lhes na religião o aspecto político redutor do espírito de rebelião. (...) Padres seculares eram proprietários de es- cravos, alguns tinham filhos de suas escravas. Ordens religiosas eram também gran- des proprietárias de escravos. Algumas chegaram mesmo, segundo certos depoimen- tos, a se dedicar à reprodução de escravos."

(In: José Murilo de Carvalho, Pontos e bordados, p.77)

Marque a alternativa correta em relação ao texto (15) dado

  • A.

    O catolicismo brasileiro, embora a religião oficial no Brasil, sempre incentivou os cultos africanos

  • B.

    O texto condena veementemente as condutas imorais dos padres brasileiros.

  • C.

    Os filhos bastardos dos padres com as escravas convertiam-se mais facilmente ao catolicismo.

  • D.

    Os vocábulos "político" e "espírito" se acentuam pela mesma regra.

  • E.

    As ordens religiosas, em sua totalidade, dedicavam-se exclusivamente a repro- duzir o braço escravo

O à em “O que ofereciam, porém, à nossa curiosidade infantil eram conceitos idiotas.” pode ser substituído por

  • A.

    para a.

  • B.

    sobre a.

  • C.

    com a.

  • D.

    em favor da.

  • E.

    contra a.

Seguem a mesma regra de acentuação gráfica as palavras

  • A.

    três e suportávamos.

  • B.

    terrível e rasgávamos

  • C.

    antipáticas e máximas

  • D.

    porém e encontrávamos.

  • E.

    é e espécie.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

A expressão de que preenche corretamente a lacuna da frase:

  • A.

    As três morais ...... o autor enuncia ao final do texto fazem pensar no Brasil.

  • B.

    As responsabilidades ...... deveríamos assumir ficam sempre num segundo plano.

  • C.

    A indignação ...... o motorista está tomado é, na verdade, inconseqüente.

  • D.

    As acusações ...... o motorista lança aos sonegadores também o incriminam.

  • E.

    A sugestão ...... o texto nos transmite é a de que o nosso liberalismo é hipócrita.

Atenção: As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A foto reproduzida acima pode ser corretamente associada ao que se lê no texto em:

  • A.

    ... para exercê-la (a cidadania), não era necessário ter domínio sobre tantos conhecimentos.

  • B.

    ... ficou claro que era o exercício da cidadania o sustentáculo de todas as conquistas do país.

  • C.

    A globalização [...] ampliou a velocidade da produção e da disseminação de conhecimento ...

  • D.

    .... para ser cidadão ativo, é preciso dominar conceitos e relações, [...] mobilizar e aplicar conhecimentos de modo pertinente, mesmo em situações incertas.

  • E.

    O currículo voltou-se para competências básicas, como aprender a aprender, saber acessar e interpretar a informação, trabalhar em grupo ...

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