Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

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Em relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A substituição de “se modificaram” (l.9) por foram modificadas prejudicaria a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na forma verbal “formar-se” (l.5), o emprego da partícula “se” é opcional; portanto, caso ela seja omitida, serão mantidas a correção gramatical do texto e a adequação à modalidade escrita formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens seguintes.

No trecho “pois se lhe repugnava a metafísica do nariz” (l.10-11), a partícula “se” classifica-se como pronome reflexivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

A expressão 'já que' (l.33) pode ser corretamente substituída por porque.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na visão do autor, a cidade é um espaço caracterizado por antíteses, por opostos que se somam num todo quase sempre contraditório. Esse ponto de vista se faz presente de forma particularmente significativa em

  • A.

    "A cidade moderna são os ecos [de um] labirinto –" . (L. 1)

  • B.

    "Ou mais, o lugar do descartável e do novo e sempreigual." (L. 8-9)

  • C.

    "O homem citadino é presa dessa cidade," (L. 10)

  • D.

    "Não consegue sair desse espaço denso," (L. 11-12)

  • E.

    "O signo do progresso transforma a urbanização em movimento centrífugo," (L. 18-19)

O jabuti assim fez, e sossegadamente, porque jabuti não se apressa em caso nenhum, botou os arreios no leitão, apertou o mais que pôde a barrigueira, montou muito devagar e lept! lept! fincou-lhe o chicote como quem surra burro bravo. – Coin! coin! coin! – berrava o pobre marquês.

Nesse trecho observa-se o uso repetido de um recurso de linguagem chamado

  • A.

    hipocorístico.

  • B.

    justaposição.

  • C.

    aliteração.

  • D.

    onomatopeia.

  • E.

    anadiplose.

O texto a seguir é um fragmento da carta de João Cabral de Melo Neto a Carlos Drummond de Andrade e serve de base para responder às questões de nos
 14 a 16.

Para manter a coesão de um texto, é comum o emprego de um recurso caracterizado como coesão referencial anafórica, através da qual um termo retoma outro já mencionado. O título do livro de Drummond, Sentimento do Mundo, foi retomado duas vezes, nesse trecho da carta. Qual dos trechos transcritos a seguir contém o termo em negrito empregado para o fim destacado?

  • A.

    "Devo começar lhe pedindo desculpas..." (l. 1).

  • B.

    "agradecido sua lembrança de me mandar o Sentimento do Mundo." (l. 2-3).

  • C.

    "Eu o recebi pouco depois..." (l. 3-4).

  • D.

    "tive que abandoná-la," (l. 7).

  • E.

    "Em todo caso, deixe-me dizer que o Sentimento do Mundo nos reconcilia com diversas coisas:" (l. 10-11).

 

A metáfora é um recurso bastante utilizado para a criação de imagens poéticas. No poema de Cora Coralina, texto IX, é possível fazer a seguinte relação:

  • A.

    no contexto do poema, “Ajuntando novas pedras” (verso 2) refere-se ao hábito infantil de recolher pedrinhas.

  • B.

    em “Remove pedras e planta roseiras e faz doces” (verso 5), surgem elementos que fazem alusão direta à infância.

  • C.

    em “Esta fonte é para uso de todos os sedentos” (verso 10), a palavra “fonte” pode estar referindo-se à própria literatura.

  • D.

    “Vem a estas páginas” (verso 12) refere-se exatamente ao livro que o leitor tem nas mãos, no momento da leitura.

  • E.

    “aos que têm sede” (verso 14) refere-se a todas as pessoas vitimadas pela seca e que sofrem de alguma mazela social.

Com base no texto acima, em conhecimentos gramaticais e estilísticos e naqueles relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Se o sexto período estivesse registrado assim: Conduza o protagonista na direção errada de início, depois algo acontece que o leva na direção certa, ele teria sérios problemas gramaticais, nos mais diversos campos, tais como: regência verbal e pontuação.

  • B.

    A técnica descrita no texto pode ser adequadamente usada para a produção de um manual de procedimentos, com instruções e prescrições.

  • C.

    O quarto período, para aperfeiçoamento estilístico, pode ser assim reescrito, sem nenhum prejuízo linguístico: Defina um passado para os personagens que os levou a ser ou estar como no presente, mesmo que não escreva tudo.

  • D.

    Os dois-pontos do terceiro período podem ser corretamente substituídos por vírgula seguida de portanto.

  • E.

    O primeiro e o segundo períodos, sem perda gramatical e estilística, podem ser reunidos em apenas um, trocando-se o ponto-final do primeiro por vírgula e substituindo-se “Pode” por a qual pode.

Texto I, para responder às questões de 1 a 5.

Assinale a alternativa em que a pontuação do texto I foi utilizada estilisticamente para dar ênfase ao sentimento de indignação do autor.

  • A.

    “E ainda haverá quem se espante com o lamentável estado em que o ensino (e o país) se encontra?” (linhas 31 e 32)

  • B.

    “Porém, em muitas escolas, o conceito de ‘resistência à mudança’ — tão caro às ciências da educação — confunde-se com preguiça e contribui para legitimar a mediocridade.” (linhas de 17 a 20)

  • C.

    “Em meados do século XX, um ilustre professor denunciava práticas que considerava nocivas.” (linhas de 6 a 8)

  • D.

    “perseguem e caluniam todo e qualquer professor que ouse interpelar o instituído, questionar os burocratas, ou — pior ainda! — manifestar ideias diferentes” (linhas de 26 a 29)

  • E.

    “que mudavam de ideias e convicções consoante julgassem conveniente, que se opunham ‘à permanência na sua escola, de elementos de incontroversa competência e dedicação’” (linhas de 11 a 14)

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