Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

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Assinalar a alternativa em que, no contexto dado, a linguagem NÃO é figurada:

  • A.

    As armas pediam paz.

  • B.

    Tinham-lhe retirado tudo.

  • C.

    O silêncio gritava por justiça.

  • D.

    Era uma flor de pessoa.

Texto para as questões de 01 a 10.

Na frase: “A condição humana é uma droga” – Qual figura de linguagem podemos identificar nela?

  • A.

    Hipérbole

  • B.

    Eufemismo

  • C.

    Metáfora

  • D.

    Alienação

  • E.

    Catacrese

Em “o marido de Angelina Jolie disse não fazer ideia do que ocupará sua vida após deixar os sets de filmagem”, o termo sublinhado substitui o nome Brad Pitt por meio do uso da figura de linguagem:

  • A. Metonímia.
  • B. Anacoluto.
  • C. Perífrase.
  • D. Silepse.

Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 6, o emprego da interrogação é um recurso estilístico e retórico que confere ênfase à informação subsequente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os versos acima

  • A.

    desrespeitam inteiramente os padrões da norma culta e não poderiam ter sido publicados.

  • B.

    são representativos de um gênero literário marcado pela linguagem oral.

  • C.

    demonstram desconhecimento do idioma, o que compromete a comunicação entre autor e leitores.

  • D.

    assinalam a impossibilidade de uma pessoa mal alfabetizada transmitir com sucesso sua mensagem.

  • E.

    comprovam intenção didática, apontando a necessidade de ler e escrever bem.

Relativamente aos sentidos, à organização e à tipologia do texto, julgue os itens de 5 a 10.

O texto é predominantemente descritivo, conforme comprova o fato de que nele são elencados os principais aspectos relacionados ao combate aos tipos de vírus da dengue.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 21 a 25 referem-se ao texto abaixo.

Tendo sido escrito para uma revista de divulgação científica e, assim, de caráter predominantemente informativo, é correto apontar no texto as seguintes características como relacionadas a essas condições de produção:

  • A.

    concisão e clareza; enumeração e exemplificação; frases na ordem direta e predomínio do tempo presente.

  • B.

    uso de vocabulário técnico; argumentação e questionamento; frases na ordem direta e predomínio do tempo presente.

  • C.

    enumeração e exemplificação; prolixidade e polissemia; frases na ordem inversa e predomínio do pretérito imperfeito.

  • D.

    concisão e clareza; argumentação e questionamento; frases na ordem inversa e predomínio do pretérito imperfeito.

  • E.

    uso de vocabulário técnico; prolixidade e polissemia; frases na ordem direta e predomínio do tempo presente.

Considere o fragmento abaixo transcrito, extraído da “Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Língua Portuguesa − Ensino Fundamental − Ciclo II e Ensino Médio”.

É correto afirmar que uma proposição de trabalho com os gêneros textuais como essa tem como pressuposto a ideia de que o estudo

  • A.

    de gêneros como o curriculum vitae deve ter prioridade sobre o de outros gêneros que não se vinculam diretamente às necessidades mais prementes dos alunos.

  • B.

    de um texto independe do gênero a que ele pertence, pois sempre será possível associá-lo a outros textos de diferentes gêneros textuais.

  • C.

    das características estruturais de um texto deve ficar em segundo plano diante da fundamental análise da conjuntura de sua produção.

  • D.

    de um texto só tem sentido quando se consideram, entre outras coisas, o contexto em que é produzido, sua finalidade e as circunstâncias de sua recepção.

  • E.

    de gêneros menores como entrevista de emprego e anúncio de jornal só tem sentido quando estes são comparados a gêneros mais importantes, como o curriculum vitae.

Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.

Pode-se associar esses três estilos de que trata Alfredo Bosi a diferentes obras ou autores da Literatura Brasileira. Nessa associação, não teríamos dificuldade em encontrar exemplos do

  • A.

    estilo de lenda, épico-lírico, solene nos textos em que Gregório de Matos, valendo-se de sua verve como autor barroco, investe contra o que julga ser os males da Bahia.

  • B.

    estilo de crônica, cômico, despachado nas páginas de O Ateneu, de Raul Pompeia, em que o autor rememora sua vida de interno no severo colégio do Prof. Aristarco.

  • C.

    estilo de paródia em textos consagrados de José de Alencar e Gonçalves Dias, quando relevam a carência de recursos expressivos das nossas línguas indígenas.

  • D.

    estilo de lenda, épico, solene nos romances maduros de Machado de Assis, em que este se nutre da memória individual para reconstituir uma época auspiciosa da vida nacional.

  • E.

    estilo de paródia em muitas páginas da poesia e da prosa de Oswald de Andrade, sobretudo as produzidas ao longo da década de 20 do século passado.

Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.

A diversidade de estilos apontada em Macunaíma certamente não é gratuita: liga-se ao fato de que, nesse romance, Mário de Andrade se propôs a

  • A.

    condenar as tantas incorreções e impropriedades dos nossos falares regionais, a serem superadas pela aplicação de uma nova gramática normativa.

  • B.

    demonstrar que nossa pluralidade cultural manifesta-se em vários níveis, desafiando o reconhecimento do que seria o nosso “caráter nacional”.

  • C.

    recuperar o prestígio dos estilos já explorados em nosso período colonial, por meio dos quais nossa literatura preservou desde o início os ideais nacionalistas.

  • D.

    denunciar o peso excessivo de outras línguas sobre a nossa, em função do qual nossa literatura sempre se mostrou carente de traços regionalistas.

  • E.

    valorizar todas as “características tropicais” de nossa cultura, que nos permitiram constituir uma literatura à margem das influências europeias.

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