Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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Considere as seguintes formas verbais extraídas do texto.

1. retardaram (l. 10)

2. têm feito (l. 19)

3. seria (l. 25)

4. Notem (l. 32) 5. façamos (l. 42)

Dessas formas, estão no modo indicativo apenas

  • A. 1 e 2.
  • B. 1, 2 e 3.
  • C. 1, 3 e 4.
  • D. 3, 4 e 5.
  • E. 2, 3, 4 e 5.

“Como ninguém? Claro que a exceção seria para as ONGs internacionais; para representantes da Igreja, que viriam “catequizar” os índios e para outros estrangeiros. A proibição seria para os brasileiros, que não poderiam usar parte do seu território”. [

O emprego do futuro do pretérito em “seria”, “viriam” e “poderiam” indica ações:

  • A. certamente realizadas em futuro próximo;
  • B. já realizadas no passado distante;
  • C. a serem possivelmente realizadas no futuro;
  • D. nunca realizadas;
  • E. realizadas sob determinadas condições.

A forma “fez com que as pessoas desenvolvessem” pode ser reescrita, com correta correspondência de tempos verbais, de várias formas; a forma INADEQUADA é:

  • A. faz as pessoas desenvolverem;
  • B. faz com que as pessoas desenvolvam;
  • C. faria com que as pessoas desenvolvessem;
  • D. fará com que as pessoas desenvolvam;
  • E. tinha feito com que as pessoas tenham desenvolvido.

Transpondo-se para a voz passiva a frase Eles alardeavam o insuportável som instalado nos carros, obtém-se a forma verbal

  • A. era alardeado.
  • B. tinha sido alardeado.
  • C. têm alardeado.
  • D. eram alardeados.
  • E. fora alardeado.

“As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas e ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator. O reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontravam no local...”.

A forma verbal sublinhada está na voz passiva; a preferência pela voz passiva, no contexto, se deve a que:

  • A. se evita, politicamente, a atribuição de responsabilidades pela ação danosa;
  • B. se registra a ação de forma mais impactante;
  • C. se torna impossível a identificação de um agente da ação;
  • D. não se deseja incriminar o governo russo pela destruição;
  • E. não se pode destacar o agente da ação, mas sim a ação em si mesma.

Admite transposição para a voz passiva a forma verbal da frase:

  • A. Tantos parecem estar certos sobre tudo.
  • B. Sócrates pulverizava as certezas de seus interlocutores.
  • C. As notícias em que costumamos acreditar são muitas vezes falsas.
  • D. A dúvida corresponde a um legítimo direito nosso.
  • E. A suspensão os preconceitos é um d os méritos da dúvida.

Ocorre a transposição correta da voz ativa para a passiva, preservando-se a concordância adequada, no segmento:

I. Em vez de contemplar a distância grupos, classes ou segmentos = em vez de ser contemplado a distância por grupos e segmentos

II. para conhecer a história de cada um = para se conhecer a história de cada um

III. fixa a câmera, abre os olhos e os ouvidos = a câmera é fixada, os olhos e os ouvidos são abertos

Atende ao enunciado APENAS o que está em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Em algumas passagens do texto 1 o autor emprega construções com voz passiva, o que traz a vantagem de omitir-se o agente da ação; a frase abaixo que NÃO exemplifica essa estratégia, por não estar na voz passiva, é:

  • A. “...graças a uma legislação paternalista, estão a salvo de serem punidos pelas ações que praticam”;
  • B. “...em 70% delas, não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual”;
  • C. “Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios...”;
  • D. “A realidade mostra que as ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes”;
  • E. “Esta é uma questão que precisa ser tratada no âmbito de uma reforma geral da política penitenciária...”.

Ao colocar a frase “sete erros que devem ser evitados em tempos de seca” na voz passiva, o autor do texto obtém um efeito discursivo, que é

  • A. não indicar o agente da ação verbal.
  • B. obter um peso maior na ordem dada.
  • C. direcionar o conselho para os leitores.
  • D. provocar certo suspense sobre os conselhos.
  • E. minimizar os problemas citados.

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.

O uso do modo subjuntivo em “que assegure direitos e promova a paz” (l. 22 e 23) indica que a ideia expressa nessas orações é uma possibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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