Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

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Assinale a alternativa que contém a correta reescrita do trecho, considerando-se a norma-padrão e o sentido do texto.

  • A.

    ... e só gastava o rendimento do seu patrimônio. (2º parágrafo)

    = ... e, só, gastava o rendimento do seu patrimônio.

  • B.

    ... onde só a sua vontade e a sua opinião prevaleciam sempre. (3º parágrafo)

    = ... no qual só a sua vontade e a sua opinião prevaleciam sempre.

  • C.

    Casara-se com d. Laura... (3.º parágrafo)

    = Tinha casado-se com d. Laura...

  • D.

    Esta superioridade dava-lhe certo ascendente... (3º parágrafo)

    = Esta superioridade dava à ela certo ascendente...

  • E.

    ... figurava o Garcia, bom homem, cujo único defeito... (1º parágrafo)

    = ... figurava o Garcia, bom homem, que o único defeito...

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas nas falas das personagens devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A. Estes ... me sinto ... me sentiria
  • B. Eles ... sinto-me... sentiria-me
  • C. Esses ... me sinto ... sentir-me-ia
  • D. Estes ... sinto-me... sentir-me- ia
  • E. Esses ... sinto-me... me sentiria

De acordo com a norma-padrão e o sentido do texto, a expressão “Dado o” pode ser substituída por:

  • A. Devido o
  • B. Inclusive o
  • C. Apesar do
  • D. Com o
  • E. No

Assinale o trecho que apresenta correlação entre os tempos e os modos verbais de acordo com a escrita padrão.

  • A. Ele não irá ao concerto caso esteja muito doente.
  • B. Você quer que eu faço isso para você?
  • C. Eu queria que ele me dava uma carona para o trabalho.
  • D. Se eu fosse você, tinha vergonha de falar desse jeito.

Quanto à reescrita de frases, assinale a alternativa que reescreve uma das sentenças do texto com erro(s) quanto à norma padrão da língua portuguesa:

  • A. Mas se ela for fará uma falta enorme para nós.
  • B. Esta estrada vai para São Paulo?
  • C. Esta estrada nos leva a São Paulo?
  • D. Sei não doutor...

A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua está em:

  • A. Tobias Barreto em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, aonde foi uma das figuras mais importantes do movimento intelectual conhecido como a Escola do Recife, tendo formado-se em 1869.
  • B. Tobias Barreto de Meneses nasceu em Campos, Sergipe, em 1839, filho de Pedro Barreto de Meneses, um dos escrivões de órfãos e ausentes da localidade e Emerenciana de Meneses, morrendo no Recife, com cinquenta anos de idade.
  • C. Entre 1854 e 1865, Tobias Barreto pôs-se à trabalhar como professor particular de diversas matérias; prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano, no Recife, conquanto não conseguiu ser nomeado.
  • D. Em 1861, Tobias Barreto viajou a Bahia afim de seguir a carreira eclesiástica; não suportando, porém sua rígida disciplina e sem vocação firme, abandonou o seminário; tempos depois, mudou-se para Pernambuco.
  • E. Em 1851, Tobias Barreto foi levado à cidade de Estância para aprender latim; dedicou-se tanto aos estudos e teve tão bom desempenho que, em 1857, foi designado para a cadeira de latim da vila de Itabaiana.

A frase redigida com clareza e conforme a norma-padrão da língua é

  • A. Partindo-se do pressuposto que o comportamento das demais pessoas com relação à nós mesmos, seja um reflexo de nossa postura para com elas, é válido devotá-las o melhor tratamento possível.
  • B. Empenhar-se em reconhecer nas pessoas o que elas têm de melhor foi um dos mais valiosos ensinamentos que Mandela deixou àqueles que desejam ter um convívio pacífico com os demais.
  • C. Uma vez que nossas ações se pautem, por integridade e honra, passamos à reivindicar que nos seja atribuido o mesmo tratamento; ainda que uma das consequências seja a frustação de não recebe-lo.
  • D. Mandela reconheceu que poderia ser criticado devido à uma visão demasiada positiva das outras pessoas; mesmo consciente que ao assim fazê-lo, preservasse a coerência entre seus ideais e ações.
  • E. Uma atitude contemporizadora pode ser equivocadamente interpretada como exemplo de fraqueza, à medida que o comportamento combativo tem sido preconizado à obter resultados mais imediatos.

Está escrita em conformidade com a norma-padrão da língua a frase:

  • A. Os caminhos de Zé de Julião, com alegrias, tragédias e símbolos, há de ser perpetuados nos dois filmes de Hermano Penna.
  • B. Conforme as histórias de que o povo conta, os caminhos de Zé de Julião comporam-se de alegrias, tragédias e símbolos.
  • C. Segundo depoimento do cineasta Hermano Penna, alegrias, tragédias e símbolos é que marcaram os caminhos de Zé de Julião.
  • D. Fez-se de alegrias, tragédias e símbolos os caminhos de Zé de Julião, os quais se mantém vivos na memória de Poço Redondo.
  • E. Os filmes de Hermano Penna deteram-se nos relatos sobre Zé de Julião, cujos caminhos se pintam de alegrias, tragédias e símbolos.

Aí conheci o escritor e historiador de sua gente, meu saudoso amigo Alcino Alves Costa. E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião. (1o parágrafo)

Considerando-se a norma-padrão da língua, ao reescrever-se o trecho acima em um único período, o segmento destacado deverá ser antecedido de vírgula e substituído por

  • A. perante ao qual
  • B. de cujo
  • C. o qual
  • D. frente à quem
  • E. de quem

Assinale a alternativa em que os verbos destacados, flexionados em conformidade com a norma-padrão, mantêm a mesma relação de tempo e modo que os destacados em: E eu nem sei onde fica o mar Cáspio, embora também não saiba onde fica o Brasil.

  • A. E eu nem me ative à localização do mar Cáspio, embora também não me atenho à localização do Brasil.
  • B. E eu nem guardei a localização do mar Cáspio, embora também não guarde a localização do Brasil.
  • C. E eu nem conheço a localização do mar Cáspio, embora também não conheço a localização do Brasil.
  • D. E eu nem vi a localização do mar Cáspio, embora também não vejo a localização do Brasil.
  • E. E eu nem disponho da localização do mar Cáspio, embora também não disponha da localização do Brasil.
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