Questões sobre Acentuação Gráfica

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Assinale a opção em que a palavra destacada foi corretamente acentuada.

  • A. Devemos procurar apoio uns com os outros.
  • B. Manteve o braço na tipóia durante toda a manobra.
  • C. Nem todos os heróis de guerra foram condecorados.
  • D. Não convêm levar as crianças para a festa na praia.
  • E. Os meninos abandonados foram conduzidos ao Juízado.

Assinale a alternativa que contenha palavra com acentuação gráfica ERRADA:

  • A. ínterim
  • B. consequência
  • C. assembleia
  • D. latex
  • E. enjoo

Quanto à acentuação, assinale a alternativa em que a justificativa para a presença ou ausência do acento em algumas palavras do texto esteja INCORRETA.

  • A. O termo “após” é acentuado por se tratar de um monossílabo tônico terminado em “o”, seguido de “s”.
  • B. As palavras “endometrial” e “possível” têm a mesma terminação, mas apenas uma é acentuada, por se tratar de paroxítona.
  • C. No último parágrafo do texto, há a ocorrência de cinco palavras oxítonas acentuadas.
  • D. A palavra “espermatozoide” não leva acento por se tratar de ditongo aberto em paroxítona.

Enquadram-se na mesma regra de acentuação gráfica:

  • A. “saúde” e “sanduíche”.
  • B. ”óleo” e “hambúrguer”.
  • C. “provém” e “você”.
  • D. “volúpia” e “científico”.
  • E. “impossível” e “história”.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação à sílaba tônica das palavras do trecho.

Coluna 1

1. Oxítona.

2. Paroxítona.

3. Proparoxítona.

Coluna 2

( ) notícia.

( ) conseguiríamos.

( ) significa.

( ) aprender.

( ) antes.

( ) quebrar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 2 – 2 – 3 – 1 – 2 – 2.
  • B. 3 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1.
  • C. 2 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2.
  • D. 2 – 3 – 2 – 1 – 2 – 1.
  • E. 3 – 3 – 2 – 2 – 2 – 1.

A respeito das palavras acentuadas no texto, analise as seguintes assertivas:

I. As palavras ‘voluntários’ (l.16) e ‘reservatório’ (l.26) são acentuadas devido à mesma regra.

II. As palavras ‘cérebro’ (l.09) e ‘psicológicos’ (l.12) são acentuadas por serem proparoxítonas.

III. Se o acento das palavras ‘serᒠ(l.09) e ‘até’ (l.15) fossem retirados, ambas continuariam existindo na língua portuguesa, mas assumiriam outra classe gramatical.

IV. Se a palavra ‘interpretável’ (l.29) fosse passada para o plural, não seria necessário o uso do acento gráfico.

Quais estão INCORRETAS?

  • A. Apenas IV.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas III e IV.
  • D. Apenas I, II e III.
  • E. Apenas II, III e IV.

As palavras: benefício, já, próprio, experiência e romântica, de acordo com a regra de acentuação gráfica, podem ser classificadas, respectivamente, como:

  • A. proparoxítona, oxítona, proparoxítona, proparoxítona e proparoxítona.
  • B. paroxítona, oxítona, proparoxítona, proparoxítona e proparoxítona.
  • C. paroxítona, monossílaba tônica, paroxítona, paroxítona e proparoxítona.
  • D. paroxítona, monossílaba tônica, proparoxítona, paroxítona e proparoxítona.
  • E. proparoxítona, monossílaba tônica, proparoxítona, proparoxítona e proparoxítona.

As palavras do texto acentuadas pela mesma regra de acentuação gráfica são

  • A. cóclea / células.
  • B. frequências / destruídas.
  • C. responsável / média.
  • D. frágeis / música.
  • E. ondulatório / daí.

Considere o período a seguir:

De todas as comparações sobre o amor, feitas ao longo de 8.000 anos, a mais próxima da essência do sentimento que, segundo Dante "move o Sol e as outras estrelas", é a de dois trens parados na mesma estação, mas com destinos diferentes.

São acentuados, pelos mesmos motivos das palavras em destaque, respectivamente, os vocábulos:

  • A. rubrica / presença
  • B. agil / retem
  • C. corrego / incendio
  • D. melancia / agudo
  • E. aprazivel / apatia

Com relação aos ditongos ÉI/ÓI, o Novo Acordo Ortográfico retirou o acento gráfico do seguinte par de palavras:

  • A. destróier/caracóis;
  • B. jibóia/odisséia;
  • C. méier/alcalóide;
  • D. constrói/colméia;
  • E. pastéis/ovóide.
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