Questões sobre Emprego do QUE

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Com referência a aspectos gramaticais do texto, julgue os seguintes itens.

Mantêm-se a correção gramatical e o sentido original se o trecho "maior hábito de leitura na elite asiática do que na brasileira" (L.20-21) for reescrito da seguinte maneira: maior hábito de leitura na elite asiática que na brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Responda as questões de 01 a 12.

"Ele percebeu que as pessoas que possuíam conexões ou relações distantes com outras fora círculo familiar tinham duas vezes mais chances de conseguir uma vaga do que pessoas que tinham mais conexões próximas apenas no âmbito da família e dos amigos próximos." (L.51-56)
As ocorrências da palavra QUE grifadas no trecho acima classificam-se, respectivamente, como:

  • A.

    conjunção integrante, pronome relativo, conjunção subordinativa e pronome relativo.

  • B.

    conjunção subordinativa, pronome relativo, conjunção integrante e conjunção subordinativa.

  • C.

    pronome relativo, conjunção integrante, pronome relativo e conjunção subordinativa.

  • D.

    pronome relativo, conjunção subordinativa, conjunção integrante e pronome relativo.

  • E.

    conjunção integrante, conjunção subordinativa, conjunção subordinativa e conjunção subordinativa.

Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Na linha 12, a substituição do termo "feitos" por feito manteria o sentido e a correção gramatical do texto.

  • B.

    Na oração "a que se lançou sem medo" (L.13-14), o termo "se" indica condição.

  • C.

    Na oração "que enviou para mim" (L.15), o pronome "que" refere-se ao termo "frase" (L.15).

  • D.

    O autor, pela lógica, apresenta seus argumentos; logo, o texto caracteriza-se como dissertativo.

Responda as questões de 01 a 15.

Estão todos os países informados que o Brasil aceita qualquer desaforo e que, além de não responder, promete ajuda ao país que o ofende. (L.53-55)

Os casos grifados acima da ocorrência da palavra QUE classificam-se, respectivamente, como:

  • A.

    conjunção integrante - pronome relativo - conjunção integrante.

  • B.

    pronome relativo - conjunção integrante - conjunção integrante.

  • C.

    pronome relativo - pronome relativo - conjunção integrante.

  • D. conjunção subordinativa final - conjunção subordinativa final - pronome relativo.
  • E. conjunção integrante - conjunção integrante - pronome relativo.

A palavra que presente na fala do funcionário no texto II classifica-se como:

  • A.

    conjunção coordenativa explicativa.

  • B.

    conjunção integrante.

  • C.

    conjunção subordinativa consecutiva.

  • D.

    preposição.

  • E.

    pronome relativo.

O que tem a função de pronome relativo, EXCETO em:

  • A.

    "[...] – a diferença é apenas o tipo de jovem que elas atendem".

  • B.

    "Li, recentemente, alguns guias de lazer e de turismo que indicam lugares aonde as pessoas podem ir [...]"

  • C.

    "Hoje parece que temos de nos transformar em um deles para nos relacionarmos, não é verdade?"

  • D.

    "Assim, podemos identificar locais freqüentados por jovens com até 25 anos ou por adultos que alcançam os 35 [...]"

Texto para resolver as questões de 1 a 7.

  

"Na escada há o degrau que estala" (linha 30). Sobre o elemento destacado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Pronome relativo e substitui "escada".

  • B.

    Pronome relativo e substitui "o degrau".

  • C.

    Conjunção integrante.

  • D.

    Conjunção adverbial.

  • E.

    Conjunção coordenada.

Com base na estruturação lingüística e gramatical do texto VI, julgue os itens que se seguem.

A expressão "é que" (L.12) aparece com o mesmo sentido na seguinte frase: Eu é que pago.

  • C. Certo
  • E. Errado

A alternativa em que o vocábulo QUE apresenta classe diferente da que apresenta nos demais segmentos do texto é:

  • A.

    "Bush ameaçou vetar projetos que fossem aprovados pelo Congresso";

  • B.

    "para derrubar um projeto que...tinha amplo apoio popular";

  • C.

    "a destruição dos embriões, o que seria eticamente inaceitável";

  • D.

    "A argumentação de Bush...é que a investigação científica implica destruição";

  • E.

    "O projeto, que há tempos seria impensável".

A conseqüência disso seria destruir a figuração popular de um sistema compacto, que aprendemos a reconhecer na infância e que nos conecta à vastidão do cosmo. (L.13-16)

As duas ocorrências da palavra QUE no trecho acima exercem, respectivamente, a função sintática de:

  • A.

    objeto direto e sujeito.

  • B.

    sujeito e objeto direto.

  • C.

    sujeito e sujeito.

  • D.

    objeto direto e objeto direto.

  • E.

    objeto indireto e objeto direto.

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