Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem

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"um jogador branco do Palmeiras"; a elipse do termo "time" faz com que se juntem palavras de gêneros e números diferentes; o mesmo ocorre em:

  • A.

    o celular;

  • B.

    o microondas;

  • C.

    o caixa;

  • D.

    o despertador;

  • E.

    o Vasco da Gama.

Leia com atenção o texto a seguir. As questões de 01 a 05 estão nele baseadas

Com um revólver nas mãos, jovens miram a frustração e acertam em inocentes. O recurso semântico empregado no lide da reportagem é:

  • A. a Metonímia
  • B. a Antítese
  • C. o Eufemismo
  • D. a Metáfora

Leia com atenção o texto a seguir. As questões de 06 a 10 estão nele baseadas.

Indique a classificação ADEQUADA do recurso semântico de construção textual empregado na expressão A identidade é um reflexo de um jogo de espelhos.

  • A.

    É uma hipérbole para demonstrar a importância das imagens refletidas.

  • B. Configura uma ironia sobre o ato de escrever.
  • C.

    Representa uma metonímia da identidade (o todo pela parte).

  • D.

    Trata-se de uma metáfora da absorção de modelos sociais.

Estão transcritos abaixo trechos do artigo ''O Brasil tem futuro?'', de Jaime Pinsky. Assinale a opção que apresenta a paráfrase do segmento sublinhado que atende a estes dois requisitos: 1) mantém o sentido original e 2) constrói-se em linguagem escorreita.

  • a.

    A pergunta cabe: nosso país tem futuro? Podemos, de fato, acreditar num Brasil diferente e melhor do que temos? Ou estamos condenados a servir de lastro para as naves do progresso que insistem em não se fixar por aqui? Ou estamos fadados a ser o peso morto que se alija das embarcações que para cá insistem em arribar, trazendo o progresso para nossos portos?

  • b.

    Trata-se de pensar se o Brasil tem chances de chegar entre os mais bem colocados no campeonato mundial de desenvolvimento, justiça social, infra-estrutura, saúde e educação de qualidade para todos, estradas decentes, cidades organizadas, respeito ao cidadão e respeito do cidadão pelo coletivo. É o caso de se cogitar se nosso país disporá das oportunidades para estar entre os países campeões de desenvolvimento, ...

  • c.

    Os brasileiros, quem somos, afinal? Uma turma de explorados pelo capital internacional, um povo sem vocação para o capitalismo moderno, um bando de incompetentes hipócritas, uma cambada de salafrários hipócritas, um grupo irreversível de desunidos? Cabe perguntar sobre a identidade que no final iremos assumir.

  • d.

    Nossa inconseqüência e baixo sentido de cidadania fazem com que sejamos radicais no discurso a respeito de temas sobre os quais temos pouca possibilidade de interferir, mas não passemos de comodistas com relação a situações cotidianas sobre as quais temos condições (além de direito e dever) de modificar. ... quando tratemos de assuntos cuja possibilidade de interferência a temos pouca, ...

  • e.

    Mudanças ocorrem não por acaso, mas como fruto de vontade forte. Uma lembrança histórica: a escravidão se manteve no Brasil até quase o final do século 19 não apenas por que assim o desejavam meia dúzia de grandes latifundiários, mas por que estava largamente espalhada pelo país. ... devido não apenas à vontade de um pequeno grupo de proprietários de terras, mas também porque se alastrara por todos lugares. (Correio Braziliense, 8/1/2006, p. 17)

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Para se evitar repetição de palavras, expressões ou frases, pode-se recorrer a uma elipse: embora não se represente de novo na frase, o elemento oculto estará subentendido.

Considerando-se o contexto, há a elipse de

  • A.

    na vida em (...) a acumulação primitiva nos oferece a liberdade de mudar e subir na vida, ou seja, de cultivar visões, sonhos e devaneios de aventura e sucesso.

  • B.

    sonho infinito em trata-se de alimentar um sonho infinito de perfectibilidade e, portanto, uma insatisfação radical.

  • C.

    o que importa em (...) o que importa não é lhe vender mais uma roupa, uma cortina, uma lipoaspiração; é alimentar nele sonhos de elegância perfeita, casa perfeita, e corpo perfeito.

  • D.

    pudéssemos em provavelmente seria uma catástrofe se pudéssemos, de repente, acalmar a nossa insatisfação.

  • E.

    o sentimento em pois esses sonhos perpetuam o sentimento de nossa inadequação e garantem, assim, que ele seja parte inalterável, definidora, da personalidade contemporânea.

Qual dos trechos abaixo não permite dupla interpretação?

  • A.

    Foi observado o acidente da ponte.

  • B.

    Deixou a sala vazia.

  • C.

    O juiz declarou ter julgado erradamente o réu.

  • D.

    A professora deixou a turma entusiasmada.

  • A. O texto verbal dessa propaganda refere-se, implicitamente, ao leitor.
  • B. Sabendo que a propaganda, via de regra, estrutura-se em três partes, pode-se dizer que esta apresenta apenas dois elementos: a imagem e um texto explicativo.
  • C. Do ponto de vista lingüístico, explora-se a linguagem conotativa e a função conativa, que se manifesta divulgando as idéias.
  • D. A frase “Seja mais um filho da mãe.” pode ser mal interpretada. É melhor reescrevê-la da seguinte forma: “Seja mais um filho da natureza.” A imagem confirma o fato de que mãe representa o meio ambiente.
  • E. A denotação das idéias apresentadas mostra-se através da natureza personificada, pois há a idéia de que a natureza retribuirá pela preservação. Dessa forma, o texto usa um forte argumento para justificar a afiliação do leitor à ONG.

À luz das noções que cercam o discurso parlamentar e tomando como referência o segmento de discurso do texto V, julgue os itens seguintes.

Alguns recursos textuais, tais como repetição, prolixidade, emprego de chavões, analogias improcedentes, raciocínios sofismáticos, que seriam considerados vícios de linguagem em outros gêneros, no retórico não o são.

  • C. Certo
  • E. Errado

CONHECIMENTOS GERAIS

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

Na redação do primeiro parágrafo do texto, a ambigüidade na construção do segmento é uma veemente declaração do comitê que concede o prêmio em favor da liberdade de expressão permite entender que

  • A. o comitê, em sua veemência, hesitou em conceder o prêmio.
  • B. a concessão do prêmio foi contestada por alguns membros do comitê.
  • C. a concessão do prêmio se condicionava a um ato em favor da liberdade de expressão.
  • D. o objeto mesmo da premiação foi a liberdade de expressão.
  • E. o comitê se premiou a si mesmo por favorecer a liberdade de expressão.

Sobre SINONÍMIA e ANTONÍMIA, analise as proposições abaixo.

I. "O homem sempre se definiu de acordo com o seu trabalho..." - o termo sublinhado pode ser substituído pelo sinônimo "subestimou".

II. "...todos os estudos feitos nos anos 1990 sobre valores masculinos e femininos continuam a mostrar ..." - neste caso, o termo sublinhado pode ser substituído por seu sinônimo, "persistem".

III. "Entender essa diferença é se livrar da pressão..." - neste caso, o verbo "prender-se" expressa idéia contrária à do verbo sublinhado.

IV. "Tudo isso reflete as diferenças nas prioridades..." - o verbo sublinhado poderia ser substituído por "anula", sem causar prejuízo de sentido.

Estão corretas as proposições

  • A.

    I e II apenas

  • B.

    II e III apenas

  • C.

    III e IV apenas.

  • D.

    I, III e IV apenas.

  • E.

    II, III e IV apenas.

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