Questões sobre Fonologia

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Assinale a seqüência que, ao preencher as lacunas, torna o período incoerente e sintaticamente incorreto.

  • A.

    corresponde, imediatamente, ao / decorrente

  • B.

    tem como avesso o / conseqüente

  • C.

    suscita, simultaneamente, o / inevitável

  • D.

    instiga o / natural

  • E.

    açula o / previsível

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de pontuação.

  • A.

    Captar a natureza do subdesenvolvimento não é tarefa fácil: muitas são as suas dimensões, e as que são facilmente visíveis nem sempre são mais significativas.

  • B.

    Mas se, algo sabemos com segurança, é que subdesenvolvimento nada tem a ver com a idade de uma sociedade ou de um país.

  • C.

    E também sabemos que o parâmetro para medi-lo é o grau de acumulação de capital aplicado aos processos produtivos e ao grau de acesso ao arsenal de bens finais, os quais caracterizam o que se convencionou chamar de estilo de vida moderno.

  • D.

    Mesmo para o observador superficial parece evidente que o subdesenvolvimento está ligado a uma maior heterogeneidade tecnológica, a qual reflete a natureza das relações externas desse tipo de economia.

  • E.

    Quando observamos a economia mundial no correr do século XIX, percebemos que as enormes transformações ocorridas ordenamse em torno de dois processos: o primeiro diz respeito a uma considerável aceleração na acumulação de capital nos sistemas de produção, e o segundo, a uma não menos considerável intensificação do comércio internacional.

As questões de 41 a 50 referem-se ao texto que segue.

         A história vista de baixo, sob a ótica das estratégias populares para driblar ou mesmo transformar em lucro as situações adversas, é o sentido que percorre "A Ressaca da Marujada - Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial", livro que pretende levantar os antecedentes, na Marinha, da Revolta da Chibata, ocorrida no período republicano, em 1910.

        Usando como fontes boletins policiais e processos submetidos ao Conselho de Guerra da Armada, seu autor conclui que a rebelião comandada pelo marinheiro de primeira classe João Cândido Felisberto não foi um acontecimento isolado. Ao contrário, ela foi precedida de um clima de inquietação constante entre a marujada, na época do Império, e de, pelo menos, três rebeliões em navios de guerra depois de 1889.

         As fontes usadas desvendam a mistura de atração e de repulsa exercida pelo serviço militar nos marinheiros, que naquela época vinham dos estratos mais desfavorecidos da sociedade - ex-escravos, filhos de escravos e uma minoria de brancos muito pobres. Ao mesmo tempo em que eram submetidos, na Armada, a um regime draconiano de disciplina, com castigos corporais constantes, esses homens viam no alistamento ou no recrutamento forçado (usado pela polícia para "limpar" as cidades de desempregados e de infratores) caminhos para conquistarem suas liberdades. O serviço militar era considerado um castigo, mas, em muitos casos, os homens presos por "arruaça" optavam pelo alistamento, para escapar da cadeia. Uma vez em serviço, eles não abriam mão, mesmo sob punição física, dos valores e costumes construídos nas ruas - a turma, as mulheres, a bebida -, o que os levava a infringir as regras da oficialidade.

         "Ressaca da Marujada" está dividida em duas partes. Na primeira parte, o historiador descreve a prá

  • A.

    os documentos consultados pelo historiador denunciam que o alistamento dos marinheiros na Armada se dava mediante ameaça de castigos físicos.

  • B.

    devido ao fato de serem os marinheiros, em sua maioria, infratores que se alistaram para não cumprir pena nas cadeias, o emprego de punição física para faltas graves impunha-se para a manutenção da ordem na Armada.

  • C.

    a atmosfera que antecedeu a Revolta da Chibata era mais caótica do que se supunha, pois ocorreram, além de motins, duas rebeliões que a precederam, calcadas na insegurança reinante à época.

  • D.

    a Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, originou-se do fato de que os marinheiros não aceitavam mais, em tempos republicanos, os resquícios de regime escravocrata que vigoravam na Marinha.

  • E.

    os marinheiros, quando ascendiam na escala militar, acertavam contas com seus companheiros com uma violência ainda maior do que a prevista pelos códigos disciplinares escritos, como mostra o episódio do julgamento do oficial.

Ao apresentar o livro "A Ressaca da Marujada – Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial", a articulista pretende

  • A.

    confirmar a importância de fontes documentais consideradas marginais para a elucidação dos fatos históricos.

  • B.

    comparar, por oposição, a versão do pesquisador com a versão da corrente majoritária da historiografia sobre os meios utilizados no recrutamento de marujos depois de 1899.

  • C.

    dar autoridade e credibilidade às opiniões do pesquisador a respeito das causas da rebelião da marujada.

  • D.

    condenar a discriminação racial na sociedade republicana e demonstrar que os problemas decorrentes do racismo no Brasil ainda continuam nos dias de hoje.

  • E.

    comentar a pesquisa do historiador sobre os antecedentes da Revolta da Chibata, mostrando que, à época, a violação aos direitos legais era uma prática vigente na Armada.

O vocábulo que mais adequadamente substitui draconiano (l.15) no contexto em que se encontra é

  • A.

    cruel.

  • B.

    severo

  • C.

    rigoroso.

  • D.

    austero.

  • E.

    espartano.

Na linha 27, os parênteses foram utilizados para

  • A.

    identificar uma transcrição literal do texto resenhado.

  • B.

    introduzir uma justificativa para a qualificação de "atípico" atribuída ao caso mencionado na frase.

  • C.

    sustentar, através de informação externa ao livro resenhado, a tese da prática do "tribunal de convés".

  • D.

    documentar a resenha com um exemplo para sustentar a apreciação positiva do livro resenhado.

  • E.

    acrescentar uma consideração de ordem secundária à frase, sem romper com a estrutura desta.

Assinale a alternativa correta sobre o emprego de palavras e expressões no texto

  • A.

    A expressão história vista de baixo (l.1) refere-se à utilização de fontes históricas primárias, como boletins policiais e processos do Conselho de Guerra da Armada.

  • B.

    O verbo sublinhado no trecho pretende levantar os antecedentes, na Marinha, da Revolta da Chibata (l.4), deixa implícito que o livro não foi bem sucedido neste propósito.

  • C.

    Pela estrutura coesiva do texto podemos concluir que "almirante negro" (l. 41) refere-se a João Cândido Felisberto (l.8).

  • D.

    A expressão "tribunal de convés" (l.24) designa as práticas que se constituem à revelia de qualquer código de justiça.

  • E.

    As aspas foram usadas em "privilégio" (l.33) pela mesma razão por que foram usadas em "tribunal do camburão" (l.25).

As ocorrências sublinhadas no segmento apesar de a corrente majoritária da historiografia destacar a simpatia dos negros pela família imperial (l.35-36) evidenciam tipos possíveis de relação entre preposição e artigo. A diferença entre estes dois casos se deve à diferença de estrutura dos elementos regidos pela preposição.

Sobre essas ocorrências, são feitas as seguintes afirmações.

 I - A contração da preposição com o artigo também estaria correta no primeiro caso, por não ser oracional o constituinte regido pela preposição.

II – No primeiro caso, seria também correta a contração da preposição com o artigo, pois em outro trecho do texto, sob a ótica das estratégias populares para driblar ou mesmo transformar em lucro as situações adversas (l.1-2), a estrutura do elemento regido pela preposição é a mesma que na frase acima e ocorre a contração.

III - No segundo caso, a contração é facultativa, como se comprova com a leitura do trecho Portadores de uma nova consciência política (l.40), de mesma estrutura e, no qual, a contração não ocorre.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    Nenhuma está correta.

Leia as afirmações abaixo, a respeito da concordância nominal no trecho desvendam a mistura de atração e de repulsa exercida pelo serviço militar nos marinheiros (l.11-12), e depois assinale a alternativa correta.

I - O particípio exercida poderia também aparecer com a forma exercidas.

II - O autor preferiu a concordância mais rara à mais comum.

III - Na forma em que se apresenta, o particípio exercida somente pode ser interpretado como determinante de mistura.

  • A.

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas a afirmativa III está correta.

  • D.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

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