Questões sobre Ortografia

Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como "recém-nascidas", linha 04, estão escritas de acordo com a ortografia oficial:

  • A.

    aerosol, beneficente, catéter, necropsia

  • B.

    aerosol, beneficiente, cateter, necrópsia

  • C.

    aerossol, beneficiente, catéter, necropsia

  • D.

    aerossol, beneficente, cateter, necropsia

Atenção: As questões de números 9 a 13 baseiam-se no texto abaixo.

Identifica-se o uso de argumentação para embasar uma afirmativa em:

  • A.

    ... e traz para a sua língua a carga cultural e o cotidiano de diversos países, por meio das traduções.

  • B.

    ... que ainda assim não pode perder de vista a contextualização da cultura traduzida.

  • C.

    ... produzindo um novo escrito...

  • D.

    Já um profissional mal preparado pode não escolher a melhor saída ...

  • E.

    ... entre todas as obras publicadas no Brasil, mais de 70% são traduzidas.

Em cada par de palavras, escolha a que preenche com propriedade a respectiva lacuna do texto, e depois marque a seqüência correta.

A maioria das análises sobre a crise de _____1____ que caracterizou a primeira década após a _____2_____ da democracia no país consistiria em _______3_________ suas origens a problemas derivados da própria transição democrática, tais como a explosão de ________4______, a sobrecarga da _______5______, o excesso de pressões e outras restrições decorrentes do alargamento da participação política. Dessa forma, o governo, ______6______ por exigências excessivas e mesmo contraditórias, ver-se-ia impossibilitado de deliberar e agir com a ______7_______ e a segurança necessárias, tendo em vista o caráter emergencial da crise. _______8________ a esse diagnóstico está o pressuposto de um conflito inevitável entre o reconhecimento do teor explosivo da crise e o aprofundamento da democracia mediante a ampliação dos espaços de participação dos direitos de cidadania. (Adaptado de Eli Diniz)

 

  • A. a, b, a, a, b, b, a, a
  • B. a, a, b, b, a, b, a, a
  • C. a, b, b, a, b, a, a, b
  • D. b, b, a, a, b, a, a, b
  • E. b, a, b, b, b, a, b, a

Atenção: As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto abaixo.

O governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal.

Deve trilhar esse caminho com critério.

Deve ampliar as perspectivas de crescimento econômico.

Não há dúvida a esse respeito.

As frases acima organizam-se em um único período, com lógica, correção e clareza, em:

  • A.

    O governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal, desde que vá trilhar esse caminho com critério, ampliando-se sem dúvida dele as perspectivas de crescimento econômico.

  • B.

    Não há dúvida de que o governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal; deve, porém, fazê-lo com critério, ampliando as perspectivas de crescimento econômico.

  • C.

    Não há dúvida a esse respeito, que o governo deve trilhar esse caminho da responsabilidade fiscal; onde deve fazer com critério, que assim se amplia as perspectivas de crescimento econômico.

  • D.

    O governo deve trilhar esse caminho com critério que é aquele sem dúvida, a esse respeito, o caminho da responsabilidade fiscal onde amplia as perspectivas de crescimento econômico.

  • E.

    Sem dúvida a esse respeito, que é o caminho da responsabilidade fiscal, deve-se trilhar esse caminho com critério, que o governo amplia as perspectivas de crescimento econômico, para fazê-lo.

Nas questões 11 e 12, marque o erro de estrutura sintática ou de propriedade vocabular.

No século 18, o Iluminismo percebeu o indivíduo como dotado de consciência e razão. Seu "eu"(A) era o resultado cumulativo de suas ações, que os(B) aperfeiçoavam como pessoa. No século 19, o sujeito foi percebido como um produto complexo de relações com os valores e significados da sociedade em que(C) estava inserido. Na modernidade, tais relações ampliaram-se, compondo uma identidade complexa e plural(D), mas havia uma hierarquia de valores. O sentimento de nacionalidade, por exemplo, estava acima da condição de classe. Na pós-modernidade, a erosão(E) das identidades mestras (nação, classe social, etnia, etc.) dissolveu hierarquias e abriu caminhos para um caótico "jogo de identidades".

(Carlos Lessa, adaptado)

  • A. A
  • B. B
  • C. C
  • D. D
  • E. E
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...