Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

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As questões de números 59 a 64 referem-se ao texto que segue.

Considere as seguintes afirmações:

I. A CVM é uma entidade autárquica.

II. O princípio básico da CVM é defender especialmente os interesses do acionista minoritário.

III. A CVM defende a livre iniciativa.

Essas afirmações estão articuladas de modo coerente, claro e correto no seguinte período:

  • a.

    A CVM, uma entidade autárquica que se põe em defesa da livre iniciativa, tem por princípio básico resguardar sobretudo os interesses do acionista minoritário.

  • b.

    Sendo uma entidade autárquica e defendendo a livre iniciativa, o princípio básico da CVM está na defesa dos principais interesses dos acionistas minoritários.

  • c.

    Como tem por princípio básico a defesa preponderante dos interesses do acionista minoritário, a CVM é uma entidade autárquica que vai de encontro à livre iniciativa.

  • d.

    Uma vez que defende a livre iniciativa, a CVM é uma entidade autárquica cuja prioridade constitui-se na defesa dos interesses maiores do acionista minoritário.

  • e.

    Conquanto seja uma entidade autárquica, prioritariamente na defesa dos interesses do acionista minoritário, a CVM põe-se igualmente a defender toda livre iniciativa.

Considerando a tipologia textual do texto LP-II, julgue os itens abaixo.

A maioria dos vocábulos utilizados no texto tem sentido literal, próprio da linguagem argumentativo-dissertativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Ao utilizar a contração de uma preposição e um artigo indefinido em "numa" (l.2), o autor cometeu uma impropriedade gramatical inaceitável na língua culta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às idéias do texto I, julgue os itens subseqüentes.

O texto caracteriza-se como narração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às idéias do texto I, julgue os itens subseqüentes.

O texto caracteriza-se como narração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto I- questões de 1 a 3

Julgue os itens a seguir, considerando o texto I.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, considerando a tipologia textual e os aspectos morfossintáticos e semânticos do texto III.

Por seu conteúdo informativo e persuasivo, o texto configura-se como um texto publicitário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.

Assinale a opção que continua o texto de forma coesa e coerente.

  • A.

    Com aquela praxe de conciliar o estrangeiro com o autóctone, a convivência familiar e estabilizada entre concepções em princípio incompatíveis esteve no centro da inquietação ideológico-moral do Brasil desde sempre.

  • B.

    A certos intelectuais tal herança colonial de preocupar-se apenas com o que vem do próprio país parecia um resíduo que logo seria superado pela marcha desse progresso.

  • C.

    Outros intelectuais viam naquele movimento o país autêntico, o Brasil genuíno, original, o berço a ser protegido e preservado contra imitações absurdas.

  • D.

    A nenhum deles faltou informação nem abertura para a atualidade. Entretanto, souberam retomar criticamente o trabalho dos predecessores, entendido não como peso morto, mas como elemento dinâmico, subjacente às contradições contemporâneas.

  • E.

    Outros ainda desejavam harmonizar esse progresso com trabalho escravo, para não abrir mão de nenhum dos dois, e outros mais consideravam que esta conciliação já existia e era desmoralizante.

Com base no texto III, julgue os itens seguintes.

O uso de agente inanimado e da terceira pessoa do singular, como em "O BB adotou" (L.1), é um recurso para que o texto se mantenha impessoal, distanciado e objetivo, de forma que as pessoas que tomaram as decisões não fiquem explícitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Jornal do Brasil publicou o seguinte texto: "...foi secretário do Ministério do Trabalho, depois do Ministério da Justiça, onde chegou após três anos de serviços prestados..."; o problema desse segmento do texto está no(na):

  • A. troca de aonde por onde;
  • B. uso da vírgula em lugar da conjunção e;
  • C. erro do uso de minúsculas em secretário;
  • D. troca de após por depois de;
  • E. redundância do adjetivo prestados.
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